Lote de vacinas começará a ser distribuído na próxima semana e será importante para intensificar a vacinação nos últimos dias deste ano.
A vacina da farmacêutica AstraZeneca é feita no Brasil nos laboratórios da Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz. (Foto: Reprodução)
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Doutora Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) começará a distribuir aos municípios do Estado, nesta segunda-feira (20), um novo lote de vacinas da farmacêutica AstraZeneca para reforçar a vacinação contra a Covid-19.
De acordo com o Programa Nacional de Imunização, nesta sexta-feira o Amazonas recebeu mais 100 mil doses da vacina, que integram o lote da 148ª pauta de distribuição do PNI. As doses são destinadas à intensificação da campanha no Estado.
O boletim consolidado diário de vacinação contra Covid-19 no Amazonas aponta que 5.2 milhões de doses de vacinas foram aplicadas em todo o Estado, sendo 2.7 milhões de primeira dose, 2.1 milhões de segunda dose, 55.9 mil doses única da vacina Janssen, e 318.3 mil de terceira dose (dose de reforço).
De acordo com o Boletim Diário de Covid-19, edição de 622, houve nesta sexta-feira o diagnóstico de 242 novos casos de Covid-19, totalizando 432.424 casos da doença no estado. Não há registro de óbito, nas últimas 24h (entre quinta e sexta-feira, permanecendo em 13.820 o total de mortes.
Na capital, de acordo com dados da Prefeitura de Manaus, na quinta-feira (16), não ocorreu sepultamento pela Covid-19. O boletim acrescenta ainda que 2.163 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão sendo acompanhadas pelas secretarias municipais de saúde, o que corresponde a 0,50% dos casos confirmados ativos.
Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, internados em Manaus há 67 pacientes, sendo 33 em leitos clínicos (3 na rede privada e 30 na rede pública), 34 em UTI (4 na rede privada e 30 na rede pública).
Há ainda outros 14 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 10 estão em leitos clínicos (3 na rede privada e 7 na rede pública), 3 estão em UTI na rede pública e 1 em sala vermelha.
No boletim consta, também, que há outros 20 pacientes internados com Covid-19, na rede pública de saúde do interior do estado, conforme informado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). Desses, 1 está em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e 19 em leitos clínicos.
Leia mais: