fbpx

domingo, 17 de outubro de 2021

AM fecha junho com redução de 37% nas ocorrências de focos de calor

No semestre, 219 focos de calor foram notificados, com redução de 54,8%, em relação aos 484 focos registrados no mesmo período em 2020.

5 de julho de 2021

Compartilhe

Cento e sete novos brigadistas florestais foram formados (Foto: Divulgação)

O Amazonas reduziu em 37% o número de focos de calor no mês de junho de 2021, em relação ao mesmo período do ano passado. Com a queda, o Estado se diferencia dos dados gerais da Amazônia Legal, que registrou mais de 2,3 mil focos de calor – o maior número para o mês desde 2007.

As informações são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e foram divulgados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) na sexta-feira (2).

Conforme o levantamento, o Amazonas registrou, no mês de junho, 69 focos de calor, contra 110 ocorrências registradas em junho de 2020. E no primeiro semestre, foram 219 focos de calor notificados. Na mesma faixa de tempo do ano de 2020, o estado havia registrado 484 focos – uma redução de 54,8%.

Com o índice, o Amazonas contribuiu com 2,05% no total de focos registrados para a Amazônia Legal, figurando entre os três estados que menos registraram queimadas em 2021. O ranking é atualmente liderado pelos estados do Mato Grosso (5.221 focos), Tocantins (2.009) e Maranhão (1.194 focos).

Segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, a redução é fruto do trabalho de prevenção que o Governo do Amazonas vem realizando na Região Metropolitana de Manaus, na calha do Rio Negro e nas Unidades de Conservação (UC) do estado. 

“O Amazonas teve uma redução significativa nos alertas relacionados às queimadas, estando inclusive na contramão no desempenho da Amazônia Legal. Nossa preocupação é com a aproximação do período seco, pois o número de queimadas tende a aumentar bastante aqui no nosso estado, especialmente no sul do Amazonas”, disse.

Ações de combate

Com o objetivo de combater as queimadas ilegais em 2021, o Governo do Amazonas, por meio da Sema, em parceria com a Defesa Civil do Amazonas e Corpo de Bombeiros, com apoio das prefeituras e secretarias municipais de meio ambiente, já realizou a formação de 107 brigadistas florestais.

Os profissionais já formados atuarão no sul do Amazonas, área que está sob maior risco de queimadas criminosas, em apoio às equipes da Operação Tamoiotatá, em andamento desde abril, para coibir crimes ambientais. 

Além disso, em junho, o Amazonas firmou parceria com Banco Alemão de Desenvolvimento KfW, para investir R$11,5 milhões no combate às queimadas ilegais. O montante será usado para formação e remuneração de brigadistas, e para contratação de um serviço de monitoramento por drone, em tempo real, do desmatamento no sul do Estado, a fim de aprimorar o monitoramento ambiental remoto, para planejamento e execução das ações de inteligência e fiscalização ambiental.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Pais atenderam ao ‘Dia D’ e movimentaram salas de vacinação

A campanha, coordenada pela Semsa, iniciou no dia 1º se estenderá até o dia 29 de outubro com a oferta de 18 imunizantes diferentes.

16 de outubro de 2021

‘Prato do Povo’ atenderá moradores do Viver Melhor

As refeições, servidas em buffet, são comercializadas pelo valor de R$1 e apresentam o devido acompanhamento nutricional.

16 de outubro de 2021

Wilson Lima distribui mais de quatro toneladas de pescado em ação

Durante a sexta edição do programa Peixe no Prato Solidário foram distribuídas mais de quatro toneladas de pescado e uma tonelada de farinha.

16 de outubro de 2021

Shopping Ponta Negra promove palestras sobre saúde da mulher

Programação contará com palestras para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

16 de outubro de 2021

Sistema previdenciário municipal mantém certificação em nível máximo

Entre os requisitos avaliados estiveram três pilares: controle interno, governança corporativa e dimensões da educação previdenciária.

16 de outubro de 2021

Trânsito: confira o que muda para jogo entre Manaus FC e Ypiranga

O IMMU interditará a avenida Constantino Nery sentido bairro/centro a partir de 11h. No sentido centro/bairro, os ônibus e veículos poderão circular normalmente.

16 de outubro de 2021

Postos de vacinação contra a Covid-19 não funcionam neste sábado

A suspensão da imunização contra a Covid-19 neste sábado visa evitar aglomerações nas salas de vacina que atuam no Dia “D” da campanha de multivacinação.

15 de outubro de 2021

Sete servidores aprovados no concurso público do TCE tomam posse

A posse dos novos servidores acontece oito dias após a nomeação de 20 candidatos aprovados no concurso público, fase anterior à posse.

15 de outubro de 2021