fbpx

sexta, 23 de julho de 2021

Alunos amazonenses disputam Olimpíada de Biologia do Butantan

Aqueles que tiverem os melhores resultados serão premiados com certificados de ouro, prata, bronze e medalhas de honra ao mérito, conforme a classificação obtida.

5 de maio de 2021

Compartilhe

Escolas preparam alunos para primeira fase da prova e aguardam resultados positivos (Foto: Divulgação)

As escolas da rede pública do Amazonas tiveram representantes na décima sétima edição da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), realizada pelo Instituto Butantan e que, agora, aguardam o resultado para participarem da segunda etapa, no dia 21 de maio, com outros alunos de todo país que alcançarem notas acima das de corte.

A prova é voltada a estudantes regularmente matriculados e cursando o Ensino Médio até dezembro de 2021, em qualquer escola pública ou privada, regularmente cadastrada pelo MEC; sendo que, caso seja classificado, será admitido para XXXII Olimpíada Internacional de Biologia (IBO) e XV Ibero-Americana de Biologia (OIAB). 

A prova é composta por 30 questões de múltipla-escolha e pode abordar todo o conteúdo programático do site da OBB, com duração máxima de 2h, dentro do período estipulado pelo exame.  

A professora de Biologia Déborah Patrícia, da Escola Estadual (EE) Desembargador André Vidal de Araújo, conta que começou a se organizar e preparar os alunos assim que soube da olimpíada. Como a participação não é obrigatória, ela foi em busca daqueles que já demonstraram interesse na disciplina, incluindo uma aluna surda e um aluno autista, que também se inscreveram para participar. 

Para ela, é crucial a participação dos estudantes em exames como a OBB. “Nossos alunos da rede pública de ensino precisam desse incentivo, do contato com o além do que os olhos possam ver. Experimentar, ousar, testar suas habilidades. Ver mensagens deles dizendo ‘Professora, eu nunca participei de nada assim na escola, mas se a senhora acredita em mim eu vou dar o meu melhor’ não tem preço que pague!”, afirma a docente. 

Premiação

Aqueles que tiverem os melhores resultados serão premiados com certificados de ouro, prata, bronze e medalhas de honra ao mérito, conforme a classificação obtida. Além disso, o Instituto Butantan, responsável pela OBB, vai premiar a estudante melhor classificada na fase 2B da XVII OBB, com o certificado de Menina da Biologia 2021, e com o certificado de Escola Pública XVII OBB, o aluno ou aluna melhor classificado na fase 2 B da XVII OBB, matriculado em escola da rede pública.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

MPF-AM recomenda que 30% da merenda escolar saia da agricultura familiar

O MPF estabelece prazo de 15 dias, contados a partir do recebimento do documento, para prestação das informações sobre as medidas recomendadas.

23 de julho de 2021

UEA ganha prêmio internacional por balsa com recursos anti-Covid

Projeto 'Arapaima Gigas', desenvolvido pelo grupo de estudantes, teria capacidade para levar 300 pessoas de Manaus a Tefé, num percurso de 20 horas.

22 de julho de 2021

Detran-AM abre credenciamento para novos leiloeiros

Os novos leiloeiros serão credenciados para atuar por 12 meses para realizar leilões em nome do Detran Amazonas.

22 de julho de 2021

Roubos a ônibus em Manaus diminuem e número é o menor em três anos

Registros de roubos a ônibus do transporte coletivo apresentaram queda pelo segundo mês consecutivo. De janeiro até maio, as ocorrências deste tipo de crime reduziram em 8%.

22 de julho de 2021

Detran-AM encerra a entrega de CNH por drive-thru em Manaus

Com o encerramento do drive-thru, o número de vagas para a entrega da CNH na sede saltou de 72 para 360 agendamentos disponíveis por dia.

22 de julho de 2021

Ciclovia será construída no entorno da Reserva Ducke e vai integrar Anel Leste

A ciclovia contará com três metros de largura e 5,6 quilômetros de extensão, com fluxo em duas mãos, e faz parte da construção do complexo Viário Anel Leste.

22 de julho de 2021

Inca prevê diagnóstico de câncer de boca em 120 amazonenses neste ano

Vício em produtos à base de nicotina, assim como o consumo excessivo de álcool, irrita as células orais e as torna vulneráveis ao câncer de boca.

22 de julho de 2021

OAB e Aleam anunciam cursos de capacitação para conselheiros tutelares

O treinamento será ofertado, principalmente, para os conselheiros tutelares no interior. No mesmo encontro os órgãos lançarão uma cartilha para prevenir os crimes.

22 de julho de 2021