fbpx

domingo, 17 de outubro de 2021

Alunos amazonenses disputam Olimpíada de Biologia do Butantan

Aqueles que tiverem os melhores resultados serão premiados com certificados de ouro, prata, bronze e medalhas de honra ao mérito, conforme a classificação obtida.

5 de maio de 2021

Compartilhe

Escolas preparam alunos para primeira fase da prova e aguardam resultados positivos (Foto: Divulgação)

As escolas da rede pública do Amazonas tiveram representantes na décima sétima edição da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), realizada pelo Instituto Butantan e que, agora, aguardam o resultado para participarem da segunda etapa, no dia 21 de maio, com outros alunos de todo país que alcançarem notas acima das de corte.

A prova é voltada a estudantes regularmente matriculados e cursando o Ensino Médio até dezembro de 2021, em qualquer escola pública ou privada, regularmente cadastrada pelo MEC; sendo que, caso seja classificado, será admitido para XXXII Olimpíada Internacional de Biologia (IBO) e XV Ibero-Americana de Biologia (OIAB). 

A prova é composta por 30 questões de múltipla-escolha e pode abordar todo o conteúdo programático do site da OBB, com duração máxima de 2h, dentro do período estipulado pelo exame.  

A professora de Biologia Déborah Patrícia, da Escola Estadual (EE) Desembargador André Vidal de Araújo, conta que começou a se organizar e preparar os alunos assim que soube da olimpíada. Como a participação não é obrigatória, ela foi em busca daqueles que já demonstraram interesse na disciplina, incluindo uma aluna surda e um aluno autista, que também se inscreveram para participar. 

Para ela, é crucial a participação dos estudantes em exames como a OBB. “Nossos alunos da rede pública de ensino precisam desse incentivo, do contato com o além do que os olhos possam ver. Experimentar, ousar, testar suas habilidades. Ver mensagens deles dizendo ‘Professora, eu nunca participei de nada assim na escola, mas se a senhora acredita em mim eu vou dar o meu melhor’ não tem preço que pague!”, afirma a docente. 

Premiação

Aqueles que tiverem os melhores resultados serão premiados com certificados de ouro, prata, bronze e medalhas de honra ao mérito, conforme a classificação obtida. Além disso, o Instituto Butantan, responsável pela OBB, vai premiar a estudante melhor classificada na fase 2B da XVII OBB, com o certificado de Menina da Biologia 2021, e com o certificado de Escola Pública XVII OBB, o aluno ou aluna melhor classificado na fase 2 B da XVII OBB, matriculado em escola da rede pública.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Pais atenderam ao ‘Dia D’ e movimentaram salas de vacinação

A campanha, coordenada pela Semsa, iniciou no dia 1º se estenderá até o dia 29 de outubro com a oferta de 18 imunizantes diferentes.

16 de outubro de 2021

‘Prato do Povo’ atenderá moradores do Viver Melhor

As refeições, servidas em buffet, são comercializadas pelo valor de R$1 e apresentam o devido acompanhamento nutricional.

16 de outubro de 2021

Wilson Lima distribui mais de quatro toneladas de pescado em ação

Durante a sexta edição do programa Peixe no Prato Solidário foram distribuídas mais de quatro toneladas de pescado e uma tonelada de farinha.

16 de outubro de 2021

Shopping Ponta Negra promove palestras sobre saúde da mulher

Programação contará com palestras para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

16 de outubro de 2021

Sistema previdenciário municipal mantém certificação em nível máximo

Entre os requisitos avaliados estiveram três pilares: controle interno, governança corporativa e dimensões da educação previdenciária.

16 de outubro de 2021

Trânsito: confira o que muda para jogo entre Manaus FC e Ypiranga

O IMMU interditará a avenida Constantino Nery sentido bairro/centro a partir de 11h. No sentido centro/bairro, os ônibus e veículos poderão circular normalmente.

16 de outubro de 2021

Postos de vacinação contra a Covid-19 não funcionam neste sábado

A suspensão da imunização contra a Covid-19 neste sábado visa evitar aglomerações nas salas de vacina que atuam no Dia “D” da campanha de multivacinação.

15 de outubro de 2021

Sete servidores aprovados no concurso público do TCE tomam posse

A posse dos novos servidores acontece oito dias após a nomeação de 20 candidatos aprovados no concurso público, fase anterior à posse.

15 de outubro de 2021