fbpx

domingo, 05 de dezembro de 2021

Alfredo elege Nicolau como principal alvo de embates jurídicos

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

22 de outubro de 2020

Compartilhe

A coligação Trabalho Bom Merece Continuar, de Alfredo Nascimento (PL) e Conceição Sampaio (PSDB) elegeu o candidato Ricardo Nicolau (PSD), da coligação Pra Voltar a Acreditar, como principal adversário em embates jurídicos. Nos últimos dias, a coligação de Alfredo acionou a Justiça Eleitoral para proibir Nicolau de utilizar o banco de dados da Samel para disparo de mensagens em aplicativo e telefonemas; questionar outdoors da Samel, que seriam propaganda eleitoral irregular; e impedir Nicolau de fazer referência ao hospital de campanha sem mencionar a parceria com a prefeitura.

___

CRESCIMENTO AMEAÇA

Numa campanha cuja principal movimentação entre candidatos tem se dado justamente na seara jurídica, Nicolau não é alvo somente da coligação de Alfredo Nascimento, entretanto. Outros candidatos têm escolhido Nicolau como alvo de querelas jurídicas, evidenciando que sua candidatura está sendo encarada como ameaça. David Almeida (Avante Manaus) também já recorreu à Justiça Eleitoral para requerer a retirada da placa da frente do comitê central de Nicolau, alegando que as dimensões extrapolam o permitido pela lei eleitoral.

___

PROPAGANDA IRREGULAR

A coligação Aliança por Manaus, do Capitão Alberto Neto (Republicanos) e Orsine Jr. (PMN) também ganhou na Justiça, nesta quinta-feira (22), uma ação contra a coligação de Ricardo Nicolau, que foi multada em R$ 5 mil e obrigada a retirar banners do comitê central. A assessoria jurídica de Alberto Neto alegou que os banners justapostos produziam um efeito outdoor, configurando propaganda irregular. Parece que a tendência de crescimento da candidatura de Ricardo Nicolau tem deixado os adversários de orelha em pé.

___

EM MANUTENÇÃO

Já a Campanha de Amazonino Mendes (Juntos Podemos Mais) entrou em fase de manutenção. Ou seja, já começa a trabalhar o planejamento de como enfrentar o segundo turno sem a participação em debates nem entrevistas. Sendo este seu maior desafio. Seus consultores e analistas dizem que o maior medo, receio, da comunicação de Amazonino é a dificuldade que ele terá em não enfrentar o adversário de frente e isso desgastá-lo de maneira muito rápida, ao ponto de a eleição ser decidida na primeira semana do segundo turno.

___

HOMENAGEM A LULA

Ressentido do fato de que a rejeição ao PT causa um entrave em sua campanha, o candidato da coligação Manaus pela Vida, pelos Pobres, Zé Ricardo, tem um desafio pela frente. O PT orientou todos os candidatos no Brasil a pautar a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV no dia 27 de outubro com homenagem ao ex-presidente Lula, com a mensagem #AnulaSTF, pela recuperação de plenos direitos políticos para Lula. A orientação faz parte da série de comemorações que o PT prepara para o aniversário de 75 anos de Lula. Resta saber se o “homem da Kombi” vai acatar a recomendação.

___

‘ROUBA MAS FAZ’

Durante uma live no Instagram, sem citar nomes, mas fazendo uma clara referência ao candidato Amazonino Mendes (Junto Podemos Mais), o candidato à Prefeitura de Manaus Chico Preto (Democracia Cristã) disse que é contra a ideia do “rouba mas faz”. Segundo Chico Preto, esse termo é atribuído ao candidato que tem com como símbolo uma abelha que “com aquele ferrão vai lascando todo mundo”. “Quem rouba deixa de fazer. Se eu tinha 10 e roubei 5, eu deixei de fazer 5”, argumentou.

___

CORONAVAC

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) utilizou o tempo do grande expediente, na manhã desta quinta-feira (22) para criticar o Governo Federal por conta da decisão, anunciada na quarta-feira (21), de não comprar a vacina CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.  Serafim chamou de estupidez a decisão do presidente Jair Bolsonaro.

___

CORONAVAC 2

Serafim afirmou que a vacina contra o coronavírus não se trata de uma questão ideológica, mas sanitária. Além disso, o parlamentar acrescentou que os brasileiros, caso não tenham sido vacinados contra a Covid, não terão permissão de entrar em outros países. “Não importa a cor do gato, importa é que o gato cace o rato”, disse o deputado, argumentando que a CoronaVac, por ser desenvolvida no Instituto Butantan, é uma vacina brasileira e não chinesa, mas mesmo que fosse chinesa beneficiaria os brasileiros.

Leia mais Dia a Dia

RealTime1 mostra o drama do garimpo no rio Madeira, no Amazonas

O jornalista Caio Fonseca, enviado especial do RealTime1 à região de garimpo no rio Madeira, acompanhou de perto as famílias que dependem da atividade para sobreviver.

4 de dezembro de 2021

Cenário epidemiológico aponta queda nas notificações de rabdomiólise

Doença causada, ao que parece, pela ingestão de peixes contaminados, segue monitorada pelas autoridades sanitárias do Estado.

4 de dezembro de 2021

Prefeitura abre processo seletivo para cursos de empreendedorismo

Serão duas mil vagas em cursos de capacitação empreendedora promovidos pela Semtepi e o Instituto Visão Amazônica.

4 de dezembro de 2021

Moradores na comunidade da Sharp são orientados sobre o Prosamin+

A entrega dos certificados começa na segunda-feira (6) aos primeiros 427 imóveis cujas famílias cadastradas serão reassentadas antes do início das obras no local.

4 de dezembro de 2021

Hospital 28 de Agosto nega aumento de internações por Covid-19 no AM

Diretora da unidade divulgou vídeo nesta sexta-feira (3) para desmentir lotação na sala rosa, instalada na unidade para casos confirmados de Covid-19.

3 de dezembro de 2021

Ômicron assusta amazonenses: maioria opta por não ter Carnaval em 2022

Chegada da variante Ômicron no Brasil e o aumento dos casos de Covid-19 no Amazonas podem impor a ampliação do jejum do Carnaval, que não é realizado há quase dois anos.

3 de dezembro de 2021

Vacinação contra a Covid-19 terá 20 pontos em Manaus neste sábado

Toda a lista de postos de vacinação fica disponível no site da Semsa. A população pode verificar as datas para aplicação de 2ª ou 3ª dose no Imuniza Manaus.

3 de dezembro de 2021

Vacinas agem contra covid grave, mesmo com chegada de nova variante

Richard Lessels, especialista em doenças infectocontagiosas, diz que vacinas são a ferramenta que pode evitar a doença grave e a hospitalização.

3 de dezembro de 2021