Ação 'Convivência Legal' consiste em fazer, por meio de simulações, com que motoristas de ônibus sintam na pele o que sente o ciclista quando é ameaçado nas ruas.
Atividade será realizada neste sábado (21) na garagem da empresa Eucatur (Foto: Reprodução/Facebook-Pedala Manaus)
Com intuito de estimular a sensibilização através da empatia, o Movimento Pedala Manaus realizará no próximo sábado (21) com motoristas de ônibus da empresa Eucatur, o Convivência Legal. A ação consiste em fazer, por meio de simulações, com que os profissionais do trânsito sintam na pele o que sentem os ciclistas quando são ameaçados nas ruas pelos motoristas.
A ação deste ano fará parte da programação do Maio Amarelo da empresa e que tem como tema “Juntos Salvamos Vidas”. A atividade contará com duas etapas.
A primeira será um bate papo descontraído com os participantes, onde ciclistas e motoristas debatem suas percepções sobre o papel dos modais de transporte na humanização das ruas, além de um breve passeio pela legislação atual de trânsito que estabelece os direitos e deveres dos ciclistas.
A segunda etapa será a parte prática, onde haverá a simulação de uma situação real vivenciada por todo ciclista nas ruas, a famosa fina, que é quando o motorista não guarda a distância segura de 1,5 metros do ciclista, numa real ameaça à sua vida. A ideia é que haja uma troca de papeis e a partir da vivência dessa experiência, o profissional passe a ter mais zelo pela segurança de quem pedala.
De acordo com a organização do Pedala Manaus, todos os cuidados que garantam a segurança dos participantes serão tomados. O ambiente da simulação será controlado de forma que o objetivo da ação seja alcançado.
Convivência Legal
Onde: Grupo Eucatur Urbano
Quando: 21/05 (Sábado)
Horário: 08h às 10h
Mais informações: 99200-9239 / 98261-8504
Leia mais: