fbpx

domingo, 14 de agosto de 2022

99% da população brasileira já teve um dente permanente cariado

Apesar de ser uma doença bucal comum, a cárie pode se tornar um grave problema de saúde se não for diagnosticada e tratada. Podendo levar, inclusive, à extração dos dentes.

28 de dezembro de 2021

Compartilhe

Dado foi divulgado na Pesquisa Nacional de Saúde Bucal e diz respeito aos brasileiros com idade entre 35 e 44 anos (Foto: Reprodução)

Apesar de ser uma doença bucal comum no país, a cárie pode se tornar um grave problema de saúde se não for diagnosticada e tratada a tempo. Podendo levar, inclusive, à extração do dente e a problemas de mastigação, fonética e autoestima do indivíduo. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, cerca de 99% da população brasileira entre 35 e 44 anos já teve ao menos um dente permanente cariado ao longo da vida. Sendo 17, a média de dentes acometidos por cárie em uma pessoa até essa idade.

Cada vez que pessoas ingerem alimentos açucarados, bactérias presentes na boca transformam imediatamente o açúcar em ácido. O ácido produzido, por sua vez, dissolve os minerais do esmalte dentário.

“A boa notícia é que a saliva é um mecanismo natural de defesa, capaz de neutralizar a acidez da boca e repor os minerais perdidos. O flúor presente nos cremes dentais e na água também auxilia na remineralização para evitar prejuízos”, destaca Bruno Trevisan Rosa, especialista em Periodontia.

Porém, há um acúmulo de bactérias e uma produção excessiva de ácido quando os nossos dentes não passam pela limpeza adequada e são expostos a um grande e prolongado contato com açúcar, ultrapassando assim a capacidade natural de compensação da nossa saliva.

“É aí que surge a cárie. Ela é uma doença infectocontagiosa resultante da desmineralização do dente. É a desintegração das estruturas calcificadas dos dentes (esmalte, dentina e cemento) por causa dos ácidos produzidos por bactérias”, afirma o especialista.

Os sinais da cárie vão desde uma perda mineral superficial até a destruição total do dente. O desenvolvimento do dente cariado pode levar de semana a meses. Em geral, todos os sintomas apresentados são observados nas áreas dentárias de difícil limpeza, como na região entre a gengiva e os dentes, na superfície dos dentes posteriores e entre os dentes.

É importante salientar que a mancha branca de cárie pode ser confundida com outras lesões do esmalte e esta identificação dos sintomas não exclui a necessidade de um exame clínico.

“É o dentista quem poderá indicar as melhores medidas de intervenção. Entre os tratamentos utilizados para a cárie estão a restauração da superfície do dente, a aplicação de selantes, o tratamento de lesão branca e a extração dentária”, conclui o dentista.

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Daniel Meirelles Pereira toma posse como novo diretor da Anvisa

Até a última quinta-feira (11), Fernandes Pereira ocupava o cargo de secretário-executivo do Ministério da Saúde. Por lei, os mandatos na Anvisa têm duração de cinco anos.

12 de agosto de 2022

Pavimentação da BR-319 tem risco de mais grilagem, apontam documentos

É grande o risco da pavimentação da BR-319 atrair mais grileiros para a região, segundo documentos do Ibama e do material para relatório do EIA/Rima.

11 de agosto de 2022

WhatsApp passa a permitir apagar mensagens após dois dias

A mudança antecipou um pacote de novidades divulgado nesta terça-feira (9) na rede social. Ainda este mês será possível esconder o status online.

10 de agosto de 2022

Obras do Complexo Viário dos anéis Sul e Leste seguem em ritmo acelerado

Para quem mora no entorno das obras dos Aneis Viários Sul e Leste, o projeto representa mais dignidade e progresso para a população e para a cidade de Manaus.

9 de agosto de 2022

Pacote de obras na área da segurança pública no AM chega a R$ 150 milhões

De 2019 a 2022, os recursos para reformas e reparos nas unidades policiais somam cerca de R$ 10 milhões. As obras incluem pintura, troca de fechaduras, parte elétrica, etc.

9 de agosto de 2022

Lei estadual garante visita gratuita a museus e prédios históricos do AM

A gratuidade, segundo a lei, não precisará ser concedida em dias que recaiam sobre feriados nacionais, estaduais ou municipais, ou ainda em ponto facultativo.

9 de agosto de 2022

Festejo de Santo Antônio de Borba agora é Patrimônio Cultural do AM

Festejo de Borba, realizado em junho, movimenta a economia da cidade e teve início em 1756 com eventos organizados por padres jesuítas no interior do Amazonas.

9 de agosto de 2022

Lei Aldir Blanc pode salvar Cultura com a Rouanet desmontada

Lei Aldir Blanc 2 pode recuperar vácuo da Lei Rouanet que foi paralisada no Governo Bolsonaro e democratizar mais o acesso aos recursos pelos trabalhadores da Cultura.

8 de agosto de 2022