fbpx

domingo, 23 de janeiro de 2022

99% da população brasileira já teve um dente permanente cariado

Apesar de ser uma doença bucal comum, a cárie pode se tornar um grave problema de saúde se não for diagnosticada e tratada. Podendo levar, inclusive, à extração dos dentes.

28 de dezembro de 2021

Compartilhe

Dado foi divulgado na Pesquisa Nacional de Saúde Bucal e diz respeito aos brasileiros com idade entre 35 e 44 anos (Foto: Reprodução)

Apesar de ser uma doença bucal comum no país, a cárie pode se tornar um grave problema de saúde se não for diagnosticada e tratada a tempo. Podendo levar, inclusive, à extração do dente e a problemas de mastigação, fonética e autoestima do indivíduo. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, cerca de 99% da população brasileira entre 35 e 44 anos já teve ao menos um dente permanente cariado ao longo da vida. Sendo 17, a média de dentes acometidos por cárie em uma pessoa até essa idade.

Cada vez que pessoas ingerem alimentos açucarados, bactérias presentes na boca transformam imediatamente o açúcar em ácido. O ácido produzido, por sua vez, dissolve os minerais do esmalte dentário.

“A boa notícia é que a saliva é um mecanismo natural de defesa, capaz de neutralizar a acidez da boca e repor os minerais perdidos. O flúor presente nos cremes dentais e na água também auxilia na remineralização para evitar prejuízos”, destaca Bruno Trevisan Rosa, especialista em Periodontia.

Porém, há um acúmulo de bactérias e uma produção excessiva de ácido quando os nossos dentes não passam pela limpeza adequada e são expostos a um grande e prolongado contato com açúcar, ultrapassando assim a capacidade natural de compensação da nossa saliva.

“É aí que surge a cárie. Ela é uma doença infectocontagiosa resultante da desmineralização do dente. É a desintegração das estruturas calcificadas dos dentes (esmalte, dentina e cemento) por causa dos ácidos produzidos por bactérias”, afirma o especialista.

Os sinais da cárie vão desde uma perda mineral superficial até a destruição total do dente. O desenvolvimento do dente cariado pode levar de semana a meses. Em geral, todos os sintomas apresentados são observados nas áreas dentárias de difícil limpeza, como na região entre a gengiva e os dentes, na superfície dos dentes posteriores e entre os dentes.

É importante salientar que a mancha branca de cárie pode ser confundida com outras lesões do esmalte e esta identificação dos sintomas não exclui a necessidade de um exame clínico.

“É o dentista quem poderá indicar as melhores medidas de intervenção. Entre os tratamentos utilizados para a cárie estão a restauração da superfície do dente, a aplicação de selantes, o tratamento de lesão branca e a extração dentária”, conclui o dentista.

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Covid mata 4x mais crianças de 0 a 4 anos no Brasil que maiores que 5

Oficialmente, o Brasil registrou 1.544 mortes de crianças de 0 a 11 anos. Faixa etária já pode ter atingido 3.249 óbitos e 92.837 internações desde o início da pandemia.

23 de janeiro de 2022

Exame para checar níveis de vitamina D no organismo agora é obrigatório

A medida, sancionada pelo governador Wilson Lima, orienta que médicos da rede pública de Saúde incluam nos exames de rotina checagem das dosagens da vitamina no corpo.

23 de janeiro de 2022

Belém adia volta presencial às aulas na rede pública de ensino

Decisão foi tomada após a identificação de casos de síndromes gripais entre trabalhadores da educação. Aulas serão retomadas na próxima segunda-feira (24) de forma remota.

23 de janeiro de 2022

Fiocruz Amazônia realiza evento pelo mês da Visibilidade Trans

O evento reforça a necessidade de respeito ao movimento trans e a importância da promoção de cidadania entre mulheres e homens travestis e transexuais.

23 de janeiro de 2022

Roteirista da Turma da Mônica, amazonense Romahs lança obra sobre felinos

Livro “Todos os meus gatos de volta” conta uma aventura tendo como personagens as várias representações mitológicas ou religiosas de felinos em culturas de outros povos.

23 de janeiro de 2022

Novo Centro de Testagem realizou exames em mais de 10 mil pessoas

Do dia 19 de janeiro até este sábado (22), o número de exames do tipo antígeno realizados no espaço foi de 10.533, sendo 5.387 com resultados positivos e 5.146 negativos.

23 de janeiro de 2022

ANAC dá primeira autorização para entrega comercial usando drones

Empresa contemplada foi a companhia Speedbird. Poderão ser carregadas cargas de até 2,5 quilos em um raio de até 3 quilômetros. Autorização contempla áreas rurais e urbanas.

23 de janeiro de 2022

Reforço de marca diferente é mais eficaz para vacinados com CoronaVac

Voluntários em São Paulo e Salvador que receberam doses da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em um intervalo de seis meses antes do início do estudo.

23 de janeiro de 2022