fbpx

quarta, 19 de janeiro de 2022

1⁰ bebê de 2022 da rede pública estadual nasce na Maternidade Alvorada

Gael Benício nasceu, em um parto normal de uma mãe de 27 anos, nos primeiros 17 minutos do ano de 2022 na maternidade do Alvorada, na Zona Oeste de Manaus.

1 de janeiro de 2022

Compartilhe

A Maternidade Alvorada, unidade da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), deu assistência ao primeiro nascimento de 2022 da rede pública estadual. Gael Benício nasceu de parto normal, com 3,3 kg, medindo 49,5 cm, às 0h17 deste sábado (1°/01), ainda sob a queima de fogos.

A mãe de Gael, a autônoma Cibele dos Santos, de 27 anos, conta que escolheu a Maternidade Alvorada devido ao ótimo atendimento que recebeu ao dar à luz em 2018. Ela deu entrada na unidade às 21h40. Cibele tinha previsão de passar a virada de ano na igreja, mas os planos tiveram que mudar.

“Eu estou aqui pela segunda vez para ter meu segundo filho aqui, que nasceu agora pela virada do ano, e eu resolvi voltar aqui pelo fato de as meninas me atenderem superbem e serem pacientes comigo”, disse Cibele, que ainda expressou seu sentimento em ter o primeiro bebê do ano. “Foi um presente de Deus pra mim. Não tenho mais palavras para definir isso”.

A Maternidade Alvorada estava há mais de 15 anos sem registrar o nascimento do primeiro bebê do ano, e por muito pouco não perdeu essa oportunidade mais uma vez, pois um dos últimos partos da unidade em 2021 ocorreu às 23h56 e não havia previsão de outro nascimento. No entanto, Gael nasceu.

A gerente de enfermagem, Jailce Dória, espera que esse nascimento resulte em mudanças positivas para o ano de 2022.

“O nascimento dessa criança tem significado muito positivo para a unidade, uma vez que passamos novamente por mais um ano muito difícil. Essa criança ter nascido conosco, representando recomeço e renascimento, um sinal de mudança positiva para todos. Assim a gente espera que seja o ano de 2022, e desejamos ao bebê e à família que eles também tenham toda essa positividade que a gente espera para este ano”, disse a gerente.

Nascimentos

Em 2021, entre janeiro a novembro, foram registrados mais de 25,3 mil partos nas maternidades da rede pública estadual da capital. Na Maternidade Alvorada foram registrados, no mesmo período, mais de 1,8 mil partos.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

UEA aplica provas de Habilidades dos cursos de Dança, Teatro e Música

Candidatos aos cursos de Dança e Teatro farão prova de forma virtual; para o curso de Música a prova teórica será presencial e a prova prática será virtual.

19 de janeiro de 2022

Carreta Vacina Amazonas atende moradores do Tarumã a partir de hoje

A unidade móvel conta com profissionais de saúde oferecendo atendimento de segunda a sábado, das 9h às 16h, ao público do bairro Tarumã.

19 de janeiro de 2022

Amazonas registra quase 5 mil novos casos de Covid-19 nas últimas horas

O aumento é de 64,03% se comparado os recentes dados com os mesmos dados do dia 18 de janeiro do ano passado, quando o Amazonas registrava apenas 1.790 novos casos de Covid.

18 de janeiro de 2022

Sisu e Prouni abrem inscrições em fevereiro; Fies, em março

Para concorrer aos processos seletivos para programas de acesso ao ensino superior -- Prouni, Sisu e Fies --, estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio.

18 de janeiro de 2022

População de Manaus foi a que mais engordou durante a pandemia

Relatório Doenças Crônicas e Seus Fatores de Risco e Proteção mostra que, em 2020, 24,9% dos manauaras adultos apresentavam obesidade, maior índice entre as capitais.

18 de janeiro de 2022

Em 2021, devastação do bioma Amazônia cresceu 49% só no Amazonas

De acordo com dados do Imazon, em 2021 o Amazonas foi o estado da região que registrou o maior crescimento na devastação do bioma em relação ao ano anterior.

18 de janeiro de 2022

Casos de Covid no Amazonas aumentam e visitas em hospitais são suspensas

Em caso de acompanhantes, têm direito pacientes acima de 60 anos, pessoas com deficiência, menores de 18 anos ou mulheres no pré-parto e pós-parto.

18 de janeiro de 2022

Teatro Amazonas recebe festival de cinema Olhar do Norte

A quarta edição do festival Olhar do Norte foi contemplada pelo Programa Cultura Criativa – 2021/AM, realizado pelo Governo. Ao todo, 17 filmes concorrem em nove categorias.

18 de janeiro de 2022