fbpx

terça, 18 de janeiro de 2022

Wagner Melo assina exposição no Palacete Provincial com 1,9 mil objetos

O material em exposição traz 857 CDs, 792 DVDs, 277 livros e impressos sobre arte, cultura e cinema. A visitação ocorre até sábado (6).

4 de novembro de 2021

Compartilhe

(Foto: Michael Dantas/Divulgação)

Até sábado (6), o Museu de Imagem e Som do Amazonas (Misam), localizado no Palacete Provincial, no Centro, Zona Sul de Manaus, vai abrigar mais de 1,9 mil objetos e uma programação com exibição de vídeos e leituras dramatizadas, que contemplam 71 anos da vida do artista amazonense.  A abertura oficial da “Mostra Casa Museu Wagner Melo” aconteceu nesta quarta-feira.

Segundo o diretor, cenógrafo, produtor e dramaturgo Wagner Melo, a proposta é um misto de acervo e processos criativos, o material em exposição traz ainda 857 CDs, 792 DVDs, 277 livros e impressos sobre arte, cultura e cinema. 

“Eu sempre fui um colecionador e, durante a minha vida profissional, acumulei documentos, filmes sobre Teatro e toda a história do cinema, que serviram para pesquisa em muitos trabalhos. Agora, eu quero que esse acervo seja visto, que as pessoas tenham acesso”, comenta o artista. “Isso tudo é um sonho meu, é o primeiro passo para o Museu de Memórias das Artes do Amazonas”, acrescentou Melo.  

O secretário executivo de Cultura e Economia Criativa, Luiz Carlos Bonates, reforçou a importância do projeto para a sociedade. 

“Nós vivemos um tempo de liquidez, que a memória se apaga rapidamente. Aqui é um ato de resistência e isso é muito importante, porque é o papel dele como artista, professor e descobridor de talentos”, afirmou Bonates.  

O ator e diretor Arnaldo Barreto prestigiou a abertura da mostra e destacou que a iniciativa é fundamental para a nova geração do Teatro. Entre os elementos em exposição está o figurino completo da personagem Madama, que Wagner Melo usou no filme “Noiva do Itamaracá”, dirigido por Arnaldo, ainda sem data de estreia. 

“O Wagner Melo é um grande artista, uma pessoa que tem um acervo incrível, fundamental para o teatro amazonense. Ele fez história, tem muitas dramaturgias importantes, é uma referência para todos nós”, comentou o ator. “Esse acervo tem muito conhecimento a agregar à sociedade”, concluiu Barreto.

Programação 

Sessões de vídeo e leituras dramatizadas escolhidas pelo próprio artista também compõem o roteiro da mostra. Na quinta-feira (4), a partir das 9h30, vão ser exibidos o filme “Villa-Lobos: uma vida de paixão”, de Zelito Viana; e o documentário “O Cineasta da Selva”, de Aurélio Michiles.

Na sexta-feira (5), também às 9h30, “Dzi Croquettes”, filme de Tatiana Issa e Raphael Alvarez. Às 15h, vai acontecer a leitura dramatizada do texto “Dziprocesso”, de Jorge Bandeira com Wagner Melo e convidados. 

No sábado (6), a programação encerra com o filme “A Selva”, filme de Leonel Silva, às 9h30.  

Palacete Provincial 

O espaço cultural, administrado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, funciona das 9h às 17h, com acesso gratuito e agendamento pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br). O uso de máscara e a apresentação da carteira de vacinação na entrada são obrigatórios. 

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

10 receitas vegetarianas e veganas para você preparar no Natal e Ano Novo

Freeletics Nutrition elaborou pratos para quem quer celebrar as festas de fim de ano sem comer carne e de maneira saudável

21 de dezembro de 2021

O Boticário lança legenda para acessibilidade olfativa nas redes sociais

Iniciativa idealizada pela W3haus, a #QueCheiroTem traz descrições que ajudam a comunidade da marca a “sentir” as fragrâncias por meio das redes sociais.

20 de dezembro de 2021

Arquidiocese de Manaus divulga calendário para Natal e Ano Novo

Celebrações e missas solenes vão marcar o nascimento de Jesus, a Sagrada Família e o dia em honra de Santa Maria Mãe de Deus.

18 de dezembro de 2021

Chef de cozinha dá dicas de ceia de Natal com ingredientes amazônicos

Pirarucu à portuguesa, farofa de banana pacovã e arroz caboquinho são pratos que vão agradar a todos e por um preço bem camarada.

18 de dezembro de 2021

Presépio flutuante inicia visita às comunidades ribeirinhas hoje

A balsa irá passar em diversas comunidades da zona ribeirinha, levando brinquedos e o encanto do Natal. Nesta quinta-feira, a embarcação segue para a primeira viagem.

16 de dezembro de 2021

Ingestão de sucos pode ajudar na recuperação da ressaca pós-confras

Entre os sucos indicados estão os de abacaxi, beterraba, melancia, melão, maçã e morango, de acordo com a nutricionista.

15 de dezembro de 2021

Estudo revela desigualdades no acesso a tratamento do câncer de mama

De acordo com estudo realizado pela Fundação do Câncer, as pacientes do SUS chegam ao tratamento em estádios mais avançados do que as pacientes do setor privado.

15 de dezembro de 2021

Músico amazonense assina trilha sonora de ‘Um presente para o Natal’

Público pode conhecer o musical assinado por César Lima no espetáculo que é apresentado, diariamente, até o dia 23 de dezembro, no Teatro Amazonas, com sessões às 20h.

15 de dezembro de 2021