fbpx

quarta, 19 de janeiro de 2022

Pirarucu, cupuaçu e tacacá: iguarias amazônicas ganham destaque nas confras

Com a chegada das festas de fim de ano, esses ingredientes viram uma ótima opção para incrementar pratos especiais e dar um sabor diferente às confraternizações.

14 de dezembro de 2021

Compartilhe

prato regional do Amazonas (Foto: Divulgação)

Conhecido pela diversidade de sua fauna e flora e pela grandiosidade de seus rios, o Amazonas é também um tesouro culinário, com uma infinidade de sabores únicos. São temperos, farinhas, plantas, frutas e peixes que encantam os amantes da culinária.

Com a chegada das festas de fim de ano, esses ingredientes viram uma ótima opção para incrementar pratos especiais e dar um sabor diferente às confraternizações.

Pensando em quem vem conhecer o estado durante as festividades de fim de ano, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) reuniu algumas iguarias que serão as estrelas das ceias dos amazonenses em um roteiro gastronômico imperdível!

Pirarucu de Casaca

Imponente e saboroso, o Pirarucu é considerado o maior peixe de água doce e surpreende pelo seu sabor sofisticado. Pode ser servido assado, grelhado ou ensopado, mas tradicionalmente é vendido seco e salgado, o que lhe rendeu a fama de Bacalhau da Amazônia.   Ele é o ingrediente principal do famoso “Pirarucu de casaca”, prato típico bastante consumido durante o ano todo, mas que durante as festividades ganha destaque nas mesas locais. 

A base do “Pirarucu de casaca” é uma deliciosa cama de farinha de Uarini (farinha amarela de mandioca, produzida no município de Uarini, a 565 quilômetros de Manaus), que é misturada a camadas de banana pacovan (banana-da-terra) fritas e pirarucu desfiado. Com essa base o cozinheiro pode deixar a criatividade fluir e acrescentar os ingredientes de sua preferência, como verduras (cebola, pimentão e etc.), batata e o que mais a imaginação permitir.

Em Manaus, o prato pode ser encontrado ao redor do Largo São Sebastião, no Centro da Cidade, onde também se encontra o exuberante Teatro Amazonas.

Creme de Cupuaçu

A mais popular das frutas entre os amazonenses, o cupuaçu é um dos ingredientes mais versáteis da cozinha local. Com um sabor ácido e marcante, pode ser consumido em forma de suco, geleias, sorvete, cremes, recheio de bombons e em diversas outras receitas. Durante as festas de fim de ano, o cupuaçu sempre marca presença como sobremesa, sendo consumido em forma de cremes e tortas. É a sobremesa perfeita para confraternizar e surpreender os convidados com um prato de sabor único. 

A polpa de cupuaçu pode ser encontrada em supermercados e feiras, já o fruto in natura é mais facilmente encontrado em feiras regionais, com destaque para a tradicional Feira da Banana, na Manaus Moderna.  

Tacacá

Exagerou nas bebidas de fim de ano? Experimente tomar um tacacá! Esse tradicional caldo amazonense revigora e fortifica o corpo, cortando o efeito do cansaço, aquecendo de dentro para fora, deixando o corpo novo em folha em questão de minutos. 

A base do tacacá é o famoso tucupi, um líquido extraído da raiz da mandioca, cozido e fermentado por até cinco dias para virar o molho mais famoso da região Norte. O caldo leva ainda camarão, folhas de jambu e goma de mandioca.

O caldo indígena é facilmente encontrado nas ruas e praças de todo o estado, seja em bancas ou em feiras e com a popularidade do prato o ingrediente pode ser comprado nos grandes supermercados da cidade de Manaus.

Então, que tal aproveitar as dicas e surpreender nas receitas de fim de ano? Aposte na experiência da gastronomia Amazonense!

Com informações da assessoria

Leia Mais

Leia mais sobre Comportamento

10 receitas vegetarianas e veganas para você preparar no Natal e Ano Novo

Freeletics Nutrition elaborou pratos para quem quer celebrar as festas de fim de ano sem comer carne e de maneira saudável

21 de dezembro de 2021

O Boticário lança legenda para acessibilidade olfativa nas redes sociais

Iniciativa idealizada pela W3haus, a #QueCheiroTem traz descrições que ajudam a comunidade da marca a “sentir” as fragrâncias por meio das redes sociais.

20 de dezembro de 2021

Arquidiocese de Manaus divulga calendário para Natal e Ano Novo

Celebrações e missas solenes vão marcar o nascimento de Jesus, a Sagrada Família e o dia em honra de Santa Maria Mãe de Deus.

18 de dezembro de 2021

Chef de cozinha dá dicas de ceia de Natal com ingredientes amazônicos

Pirarucu à portuguesa, farofa de banana pacovã e arroz caboquinho são pratos que vão agradar a todos e por um preço bem camarada.

18 de dezembro de 2021

Presépio flutuante inicia visita às comunidades ribeirinhas hoje

A balsa irá passar em diversas comunidades da zona ribeirinha, levando brinquedos e o encanto do Natal. Nesta quinta-feira, a embarcação segue para a primeira viagem.

16 de dezembro de 2021

Ingestão de sucos pode ajudar na recuperação da ressaca pós-confras

Entre os sucos indicados estão os de abacaxi, beterraba, melancia, melão, maçã e morango, de acordo com a nutricionista.

15 de dezembro de 2021

Estudo revela desigualdades no acesso a tratamento do câncer de mama

De acordo com estudo realizado pela Fundação do Câncer, as pacientes do SUS chegam ao tratamento em estádios mais avançados do que as pacientes do setor privado.

15 de dezembro de 2021

Músico amazonense assina trilha sonora de ‘Um presente para o Natal’

Público pode conhecer o musical assinado por César Lima no espetáculo que é apresentado, diariamente, até o dia 23 de dezembro, no Teatro Amazonas, com sessões às 20h.

15 de dezembro de 2021