fbpx

sexta, 24 de setembro de 2021

Treino de meia hora é opção para sair do sedentarismo e driblar falta de tempo

Treinos de curta duração são voltados, inicialmente, para quem está sedentário. Para quem busca performance atlética ou até mesmo objetivos estéticos, tempo deve ser maior.

3 de agosto de 2021

Compartilhe

OMS indica que a população procure realizar de 150 a 300 minutos de exercícios por semana (Foto: Divulgação)

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) seis em cada dez brasileiros não praticam nenhum tipo de atividade física, o que representa 100,5 milhões de pessoas sedentárias no país. O principal motivo é a falta de tempo, por conta dos compromissos do dia a dia, como o trabalho, faculdade e família. Não é à toa que vem crescendo, nas academias, a procura por treinos que durem apenas 30 minutos.

O educador físico e coordenador da Fórmula Academia, José Roggero, explica que é grande a procura por esse tipo de treino, principalmente pelos alunos que têm o dia muito corrido, dividido entre o trabalho e as outras atividades. Para esse público, a academia, que funciona no Shopping Ponta Negra, tem adaptado treinos funcionais, combinando modalidades de força e aeróbico, como HIIT (High Intensity Interval Training), Spinning, Corrida, Lutas e Musculação, atuando por grupos musculares.

Ele ressalta que esses treinos de curta duração são voltados, inicialmente, para quem está sedentário. Já para quem busca performance atlética ou até mesmo objetivos estéticos, 30 minutos por dia não é suficiente. “Depois de algum tempo adaptado a essa nova rotina, é necessário ajustar volume e intensidade dos treinos. Os resultados devem ser acompanhados e reavaliados frequentemente por um educador físico”, aponta Roggero.

A recomendação não é apenas do educador físico. A Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que a população procure realizar de 150 a 300 minutos de exercícios por semana. “Então, com 30 minutos de atividade física de moderada intensidade, cinco dias da semana, já é possível melhorar o condicionamento físico, disposição, flexibilidade, entre outros benefícios”, ressalta o coordenador da Fórmula Academia.

Vale lembrar que a visita ao médico e a realização de um check-up antes de iniciar qualquer atividade física é fundamental, segundo ele, principalmente para quem está em idade mais avançada, é sedentário há muito tempo ou possui histórico familiar de doenças crônicas.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

Amazonas Cultura em Rede abre inscrições para projetos artísticos

O Amazonas Cultura em Rede irá disponibilizar R$ 1,2 milhão para premiação de 12 propostas. As atividades selecionadas no edital serão realizadas gratuitamente.

24 de setembro de 2021

Teatro de fantoches e brincadeiras levam educação de trânsito a crianças

A peça “Os Vingadores do Trânsito” apresentou noções básicas sobre trânsito e a importância do uso dos equipamentos de segurança.

23 de setembro de 2021

Mês das crianças chega ao ViaNorte com diversão para toda família

Para celebrar o Dia das Crianças, o Ramito Circo terá apresentações especiais nos dias 8,9,10,11 e 12 de outubro com os conhecidos palhaços Patati e Patatá.

23 de setembro de 2021

Em Manaus, Shopping expõe mais de cem cães e gatos para adoção

O público poderá conhecer de perto os pets disponíveis para adoção. Durante a programação, os visitantes também poderão conferir a palestra da zootecnista Fernanda Valentim.

22 de setembro de 2021

Ingressos para show de Whindersson em Manaus esgotam em 59 segundos

O artista piauiense vem a Manaus após ter o pedido para se apresentar na capital amazonense aceito pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC).

22 de setembro de 2021

Espetáculo ‘As Aventuras de Matilda – O Musical’ se despede de Manaus

O musical terá suas últimas apresentações no palco do Teatro Amazonas, no dia 1º de outubro, em duas sessões; confira os horários!

22 de setembro de 2021

Evento-teste na Arena da Amazônia terá show de Tierry e artistas locais

Na lista de artistas locais estão o cantor Mikael, a revelação do cenário amazonense atual; a banda Xiado da Xinela, o DJ Evandro Jr e o cantor George Japa, entre outros.

21 de setembro de 2021

Em Manaus, festival levará cultura indígena ao palco do hip hop

O Festival Break The Floor é um projeto no Prêmio Conexões Culturais e será realizado nos dias 12, 13,15 e 15 de outubro, em Manaus.

21 de setembro de 2021