fbpx

sábado, 29 de janeiro de 2022

Treino de meia hora é opção para sair do sedentarismo e driblar falta de tempo

Treinos de curta duração são voltados, inicialmente, para quem está sedentário. Para quem busca performance atlética ou até mesmo objetivos estéticos, tempo deve ser maior.

3 de agosto de 2021

Compartilhe

OMS indica que a população procure realizar de 150 a 300 minutos de exercícios por semana (Foto: Divulgação)

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) seis em cada dez brasileiros não praticam nenhum tipo de atividade física, o que representa 100,5 milhões de pessoas sedentárias no país. O principal motivo é a falta de tempo, por conta dos compromissos do dia a dia, como o trabalho, faculdade e família. Não é à toa que vem crescendo, nas academias, a procura por treinos que durem apenas 30 minutos.

O educador físico e coordenador da Fórmula Academia, José Roggero, explica que é grande a procura por esse tipo de treino, principalmente pelos alunos que têm o dia muito corrido, dividido entre o trabalho e as outras atividades. Para esse público, a academia, que funciona no Shopping Ponta Negra, tem adaptado treinos funcionais, combinando modalidades de força e aeróbico, como HIIT (High Intensity Interval Training), Spinning, Corrida, Lutas e Musculação, atuando por grupos musculares.

Ele ressalta que esses treinos de curta duração são voltados, inicialmente, para quem está sedentário. Já para quem busca performance atlética ou até mesmo objetivos estéticos, 30 minutos por dia não é suficiente. “Depois de algum tempo adaptado a essa nova rotina, é necessário ajustar volume e intensidade dos treinos. Os resultados devem ser acompanhados e reavaliados frequentemente por um educador físico”, aponta Roggero.

A recomendação não é apenas do educador físico. A Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que a população procure realizar de 150 a 300 minutos de exercícios por semana. “Então, com 30 minutos de atividade física de moderada intensidade, cinco dias da semana, já é possível melhorar o condicionamento físico, disposição, flexibilidade, entre outros benefícios”, ressalta o coordenador da Fórmula Academia.

Vale lembrar que a visita ao médico e a realização de um check-up antes de iniciar qualquer atividade física é fundamental, segundo ele, principalmente para quem está em idade mais avançada, é sedentário há muito tempo ou possui histórico familiar de doenças crônicas.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

10 receitas vegetarianas e veganas para você preparar no Natal e Ano Novo

Freeletics Nutrition elaborou pratos para quem quer celebrar as festas de fim de ano sem comer carne e de maneira saudável

21 de dezembro de 2021

O Boticário lança legenda para acessibilidade olfativa nas redes sociais

Iniciativa idealizada pela W3haus, a #QueCheiroTem traz descrições que ajudam a comunidade da marca a “sentir” as fragrâncias por meio das redes sociais.

20 de dezembro de 2021

Arquidiocese de Manaus divulga calendário para Natal e Ano Novo

Celebrações e missas solenes vão marcar o nascimento de Jesus, a Sagrada Família e o dia em honra de Santa Maria Mãe de Deus.

18 de dezembro de 2021

Chef de cozinha dá dicas de ceia de Natal com ingredientes amazônicos

Pirarucu à portuguesa, farofa de banana pacovã e arroz caboquinho são pratos que vão agradar a todos e por um preço bem camarada.

18 de dezembro de 2021

Presépio flutuante inicia visita às comunidades ribeirinhas hoje

A balsa irá passar em diversas comunidades da zona ribeirinha, levando brinquedos e o encanto do Natal. Nesta quinta-feira, a embarcação segue para a primeira viagem.

16 de dezembro de 2021

Ingestão de sucos pode ajudar na recuperação da ressaca pós-confras

Entre os sucos indicados estão os de abacaxi, beterraba, melancia, melão, maçã e morango, de acordo com a nutricionista.

15 de dezembro de 2021

Estudo revela desigualdades no acesso a tratamento do câncer de mama

De acordo com estudo realizado pela Fundação do Câncer, as pacientes do SUS chegam ao tratamento em estádios mais avançados do que as pacientes do setor privado.

15 de dezembro de 2021

Músico amazonense assina trilha sonora de ‘Um presente para o Natal’

Público pode conhecer o musical assinado por César Lima no espetáculo que é apresentado, diariamente, até o dia 23 de dezembro, no Teatro Amazonas, com sessões às 20h.

15 de dezembro de 2021