fbpx

domingo, 05 de dezembro de 2021

Tratamentos de incontinência urinária caem 60% devido à pandemia

A incontinência urinária costuma afetar 45% das mulheres e 15% dos homens acima de 40 anos. Entre as causas da doença, estão problemas como obesidade.

24 de outubro de 2021

Compartilhe

Os tratamentos de incontinência urinária caíram 60% no ano passado, segundo dados do Ministério da Saúde. Por conta dessa evasão nos consultórios durante a pandemia, o tratamento da doença de uma parcela dos pacientes foi prejudicado. Segundo o urologista Flávio Antunes, a procura por ajuda médica imediata pode fazer a diferença após os primeiros sintomas.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a incontinência urinária costuma afetar 45% das mulheres e 15% dos homens acima de 40 anos. Flávio Antunes explicou que uma vida saudável é a melhor forma de evitar problemas de incontinência urinária.

Sintomas de incontinência urinária

“O sintoma é mais comum do que se imagina e a eliminação da urina é de maneira involuntária, típico em quadros leves. Às vezes, até com uma tosse ou mesmo uma risada mais intensa podem provocar a liberação de um pouco de urina contra a própria vontade. Ao perceber isso, o ideal é procurar o médico. Problemas como obesidade podem causar uma pressão na bexiga e provocar a incontinência”.

Diabetes e problemas neurológicos são outros fatores que contribuem para o surgimento da doença. O urologista explica ainda que os casos de incontinência de urgência, que é quando o paciente sente uma vontade muito forte de urinar, mas não dá tempo de chegar ao banheiro. A terceira forma que a doença se manifesta é a incontinência paradoxal, que ocorre geralmente em homens com problemas na próstata, onde a bexiga fica muito cheia e acabam ocorrendo escapes de urina.

Risco para incontinência urinária

A idade é um dos principais fatores de risco para incontinência urinária. Segundo Flávio Antunes, a incontinência urinária em mulheres também pode estar relacionada à quantidade de partos normais que elas tiveram durante a vida. Geralmente, os sintomas começam a aparecer após os 40 anos.

“40% das mulheres têm um grau de perda involuntária de urina e, muitas vezes, é considerado pela paciente como algo normal e por isso não procuram o médico”, alertou o urologista.

Tratamento

Se a incontinência não puder ser evitada, Antunes afirma que existem alguns tipos de tratamento para a condição, como o uso de medicamentos, fisioterapia e, em alguns casos, tratamento cirúrgico.

Veja algumas recomendações do Ministério da Saúde sobre a incontinência urinária:

– Procure um médico para diagnóstico e identificação da causa e do tipo de perda urinária que você apresenta;

– Não pense que incontinência urinária é um mal inevitável na vida das mulheres depois dos 50 ou 60 anos. Se o distúrbio for tratado como deve, a qualidade de vida melhora muito;

– Considere os fatores que levam à incontinência urinária do idoso – uso de diuréticos, ingestão hídrica, situações de demência e delírio, problemas de locomoção – e tente contorná-los. Às vezes, a perda de urina nessa faixa de idade é mais um problema social do que físico;

– Evitar a obesidade e o sedentarismo, controlar o ganho de peso durante a gestação, praticar exercícios fisioterápicos para fortalecer o assoalho pélvico, são medidas que podem ser úteis na prevenção da incontinência urinária.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

Decoração de Natal no Centro de Manaus atrai centenas de pessoas

O acesso ao local é gratuito e a segurança foi reforçada para garantir o bem-estar da população. Programação segue até o dia 23 de dezembro com apresentações.

4 de dezembro de 2021

José Aldo se diz apto para conquistar cinturão: ‘só penso em ser campeão’

José Aldo construiu no MMA uma base sólida para seus desafios. Neste sábado, o brasileiro enfrenta Rob Font, na luta principal do UFC Vegas 44.

4 de dezembro de 2021

Buteco do Gusttavo Lima seguirá protocolos sanitários em Manaus

Na entrada, todos deverão apresentar, além do ingresso da festa e um documento com foto, a carteira de vacinação ou o certificado emitido pelo Ministério da Saúde.

4 de dezembro de 2021

‘Buteco’ do Gusttavo Lima acontece neste sábado em Manaus

A volta do ‘Buteco’ em todo país, mas iniciando por Manaus, era um desejo do próprio Gusttavo Lima. O cantor promete embalar os fãs com os maiores hits da carreira.

4 de dezembro de 2021

Férias: conheça cinco praias de água doce para curtir o verão no Amazonas

Os 12 meses do ano reservam diferentes atrações e belezas no espetacular estado. A Amazonastur selecionou cinco praias em um roteiro que pode encantar os turistas.

3 de dezembro de 2021

Programação natalina e shows musical e de humor agitam fim de semana

Além das atividades natalinas, tem show “Hétero afeminado a bordo”, do humorista Leandro Leitte, no Teatro Manauara, e o “Buteco do Gusttavo Lima”, na Arena da Amazônia.

3 de dezembro de 2021

Spotify: Marília Mendonça e Barões da Pisadinha são os mais ouvidos no Brasil

Marília Mendonça, que morreu em um acidente aéreo, foi a mulher que teve o maior número de reproduções na plataforma de streaming.

2 de dezembro de 2021

Turnê de Rick & Renner volta a Manaus esse mês com grandes sucessos

O show será realizado no Dulcila Festas e Convenções, localizado na Av. Coronel Teixeira, bairro Ponta Negra, no próximo dia 16/12.

2 de dezembro de 2021