fbpx

sábado, 29 de janeiro de 2022

Sócios do Caprichoso aprovam extensão do mandado de Jender Lobato até 2023

Em noite histórica no Curral Zeca Xibelão, Assembleia Geral Extraordinária uniu grandes lideranças do bumbá e acolheu o pedido do dirigente azul e branco.

10 de agosto de 2021

Compartilhe

(Foto: Arleison Cruz)

Os sócios da Associação Cultural Boi-Bumbá Caprichoso se reuniram em Assembleia Geral Extraordinária nesta segunda-feira (09/08) no Curral Zeca Xibelão, em Parintins/AM. O encontro, presidido pelo juiz de direito Mauro Moraes Antony, centralizou as discussões em pautas referentes as dificuldades decorrentes da paralisação do calendário cultural do Amazonas; as ações desenvolvidas pela atual gestão nos anos de 2020/2021 e também sobre a questão omissa do estatuto social quanto a imprevisível não realização do Festival Folclórico dos anos de pandemia.

As declarações feitas durante a assembleia foram carregadas de emoção e esperança, com mensagens de união e força para a temporada 2022, com a possibilidade da realização do Festival Folclórico de Parintins. Antes do início do evento, um minuto de silêncio foi respeitado, em homenagem as pessoas que perderam a vida para a Covid-19, principalmente aos 61 sócios do bumbá que acabaram falecendo por conta da doença. “A continuidade do trabalho depende de cada um de nós e só teremos êxito se todos estiverem unidos, na mesma sintonia, com foco na vitória”, declara o presidente do Conselho de Arte, Ericky Nakanome.

O vice-presidente do bumbá, Karu Carvalho, enfatiza a resistência do Povo Caprichoso, que não esmoreceu aos problemas enfrentados no pico da pandemia e aos obstáculos decorrentes da maior enchente já registrada na região. “Nós enfrentamos as adversidades juntos, ao lado dos nossos trabalhadores, e encaramos esses dois anos com muita sabedoria, entendendo a realidade dos artistas. Temos esperança que estamos muito próximo de vencer essa doença e construir um lindo festival em 2022”, disse.

Extensão do mandato

No ápice das discussões, o presidente do Boi Caprichoso, Jender Lobato, propôs aos sócios uma oportunidade de presidir o bumbá por mais um ano, estendendo dessa forma o seu mandato até 2023. A proposta foi debatida e aceita pela grande maioria dos sócios presentes. “Depois de dois anos sem Festival, eu afirmo que ele merece mais um ano, e eu só peço uma coisa, que ele traga esse bicampeonato para o Boi Caprichoso”, destaca o ex-presidente do Caprichoso, Babá Tupinambá.

“O Caprichoso ganhou muita força nos dois últimos anos, as coisas estão funcionando plenamente e eu acredito que o Jender merece ter a oportunidade de mostrar sua força também na arena. Eu o apoio e desejo muito sucesso”, afirma o artista Rossi Amoedo.

“Eu acompanho o trabalho do Jender há bastante tempo. Por sua entrega e trajetória aqui dentro, é justo que nós possamos dar a ele esta oportunidade. O meu pedido é que ele possa concentrar os investimentos do boi em Parintins, para que os recursos possam movimentar a economia local”, declara a ex-presidente Márcia Baranda.

“O Jender conquista nossa confiança quando ele coloca como prioridade em sua gestão o pagamento em dia dos nossos artistas. Essa austeridade faz dele a pessoa correta para dar continuidade ao trabalho que foi interrompido pela pandemia”, afirma o prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia.

Jender Lobato agradeceu a confiança depositada em seu nome. “Eu fico muito emocionado, pois nasci no Caprichoso, cresci no Curral Zeca Xibelão e hoje tenho a honra a felicidade de observar a união de todos. Vou honrar todos os sócios que estiveram aqui presentes e, claro, todos os torcedores que formam nossa linda nação azul e branca. Nosso foco a partir de agora são os dois próximos festivais que temos pela frente, com intuito de trazer o bicampeonato do Boi Caprichoso”, enfatiza.

A Assembleia Geral Extraordinária reuniu 271 sócios e apenas uma pessoa se manifestou contrária a proposta apresentada pelo atual dirigente. O encontro seguiu rigorosos critérios sanitários, como o distanciamento social, uso obrigatório de máscara e ocorreu dentro do horário permitido pelo Decreto Municipal do Toque de Recolher.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

10 receitas vegetarianas e veganas para você preparar no Natal e Ano Novo

Freeletics Nutrition elaborou pratos para quem quer celebrar as festas de fim de ano sem comer carne e de maneira saudável

21 de dezembro de 2021

O Boticário lança legenda para acessibilidade olfativa nas redes sociais

Iniciativa idealizada pela W3haus, a #QueCheiroTem traz descrições que ajudam a comunidade da marca a “sentir” as fragrâncias por meio das redes sociais.

20 de dezembro de 2021

Arquidiocese de Manaus divulga calendário para Natal e Ano Novo

Celebrações e missas solenes vão marcar o nascimento de Jesus, a Sagrada Família e o dia em honra de Santa Maria Mãe de Deus.

18 de dezembro de 2021

Chef de cozinha dá dicas de ceia de Natal com ingredientes amazônicos

Pirarucu à portuguesa, farofa de banana pacovã e arroz caboquinho são pratos que vão agradar a todos e por um preço bem camarada.

18 de dezembro de 2021

Presépio flutuante inicia visita às comunidades ribeirinhas hoje

A balsa irá passar em diversas comunidades da zona ribeirinha, levando brinquedos e o encanto do Natal. Nesta quinta-feira, a embarcação segue para a primeira viagem.

16 de dezembro de 2021

Ingestão de sucos pode ajudar na recuperação da ressaca pós-confras

Entre os sucos indicados estão os de abacaxi, beterraba, melancia, melão, maçã e morango, de acordo com a nutricionista.

15 de dezembro de 2021

Estudo revela desigualdades no acesso a tratamento do câncer de mama

De acordo com estudo realizado pela Fundação do Câncer, as pacientes do SUS chegam ao tratamento em estádios mais avançados do que as pacientes do setor privado.

15 de dezembro de 2021

Músico amazonense assina trilha sonora de ‘Um presente para o Natal’

Público pode conhecer o musical assinado por César Lima no espetáculo que é apresentado, diariamente, até o dia 23 de dezembro, no Teatro Amazonas, com sessões às 20h.

15 de dezembro de 2021