fbpx

sexta, 24 de setembro de 2021

Sociedade médica destaca importância do banho para higiene da pele

Banho diário é hábito que deve ser praticado por todos. Falta de higiene prejudica a saúde. Limpeza da pele ajuda na proteção contra a covid-19, dizem especialistas.

14 de setembro de 2021

Compartilhe

Banho é importante para retirar as impurezas da pele (Foto: Reprodução)

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lançou hoje (13) um guia com informações e orientações para o uso do banho como instrumento para fortalecer a higiene diária.

O objetivo é esclarecer a sociedade diante de notícias falsas ou alegações infundadas. Circulam diferentes informações sobre essa prática que apontam, por exemplo, para possíveis impactos negativos, como supostos prejuízos para a pele como a retirada de camadas de proteção que ajudam a pele a ficar hidratada.

O documento da SBD ressalta que o banho é importante para retirar as impurezas da pele adquiridas por diferentes fontes, do suor à poluição. Esse hábito também ajuda a dar uma sensação de bem-estar.

Entre os problemas que podem aparecer pela falta de higiene com a pele estão micoses, doenças infecciosas por bactérias e agravamento do envelhecimento da pele pela exposição à poluição e oleosidade.

Banho deve ser diário

O guia lembra que esse ritual é ainda mais importante no momento de pandemia. “O banho diário é um hábito que deve ser praticado e estimulado nas diferentes faixas etárias, pois a falta de higiene pode ser prejudicial à saúde, em especial neste período de pandemia, quando a limpeza da pele e cabelos ajuda na proteção contra o novo coronavírus”.

Mas quantos banhos se deve tomar por dia? De acordo com a SBD, não há uma resposta, já que esse cálculo deve considerar a temperatura local e as atividades realizadas pela pessoa.

Na hora de escolher produtos de limpeza para o durante o banho, como sabonete e shampoo, a indicação é observar o PH [medida do grau de acidez ou alcalinidade da água], que deve ficar próximo a cinco. O uso de sabonetes antissépticos não é indicado para emprego em todo o corpo, pois eles possuem PH alto e podem danificar a integridade da pele.

Outro cuidado deve ser evitar esfregar demais o corpo com buchas, bem como secar passando a toalha de forma muito forte no corpo. Caso possível, a SBD indica o uso de hidratantes após o banho.

Fonte: Agência Brasil

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

Amazonas Cultura em Rede abre inscrições para projetos artísticos

O Amazonas Cultura em Rede irá disponibilizar R$ 1,2 milhão para premiação de 12 propostas. As atividades selecionadas no edital serão realizadas gratuitamente.

24 de setembro de 2021

Teatro de fantoches e brincadeiras levam educação de trânsito a crianças

A peça “Os Vingadores do Trânsito” apresentou noções básicas sobre trânsito e a importância do uso dos equipamentos de segurança.

23 de setembro de 2021

Mês das crianças chega ao ViaNorte com diversão para toda família

Para celebrar o Dia das Crianças, o Ramito Circo terá apresentações especiais nos dias 8,9,10,11 e 12 de outubro com os conhecidos palhaços Patati e Patatá.

23 de setembro de 2021

Em Manaus, Shopping expõe mais de cem cães e gatos para adoção

O público poderá conhecer de perto os pets disponíveis para adoção. Durante a programação, os visitantes também poderão conferir a palestra da zootecnista Fernanda Valentim.

22 de setembro de 2021

Ingressos para show de Whindersson em Manaus esgotam em 59 segundos

O artista piauiense vem a Manaus após ter o pedido para se apresentar na capital amazonense aceito pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC).

22 de setembro de 2021

Espetáculo ‘As Aventuras de Matilda – O Musical’ se despede de Manaus

O musical terá suas últimas apresentações no palco do Teatro Amazonas, no dia 1º de outubro, em duas sessões; confira os horários!

22 de setembro de 2021

Evento-teste na Arena da Amazônia terá show de Tierry e artistas locais

Na lista de artistas locais estão o cantor Mikael, a revelação do cenário amazonense atual; a banda Xiado da Xinela, o DJ Evandro Jr e o cantor George Japa, entre outros.

21 de setembro de 2021

Em Manaus, festival levará cultura indígena ao palco do hip hop

O Festival Break The Floor é um projeto no Prêmio Conexões Culturais e será realizado nos dias 12, 13,15 e 15 de outubro, em Manaus.

21 de setembro de 2021