fbpx

domingo, 01 de agosto de 2021

Série sobre os 125 anos do Teatro Amazonas traz 24 episódios

No total, vão ser exibidos 24 episódios, seis de cada tema. A campanha faz parte programação de aniversário do patrimônio histórico, celebrado em 31 de dezembro.

22 de julho de 2021

Compartilhe

Primeiro episódio foi ao ar ontem (Foto: Michell Melo)

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa está com uma nova série no ar: “125 anos do Teatro Amazonas: Eu faço parte dessa história”. Os vídeos de até quatro minutos trazem, a cada semana, fatos marcantes sobre o maior templo cultural da Amazônia, no Instagram (@culturadoam) e no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).

Segundo o secretário Marcos Apolo Muniz, a campanha faz parte programação de aniversário do patrimônio histórico, celebrado em 31 de dezembro. Ele explica que os episódios são divididos em temas, como “Personagens”, numa homenagem aos profissionais que passaram pelo espaço; “Detalhes”, para apresentar as curiosidades; “Artistas”, com entrevistas com quem já se apresentou no palco do Teatro; e “Dias Históricos”, que destacam as datas de grandes acontecimentos.

“Estamos realizando uma série de atividades durante este ano para reforçar o sentimento de pertencimento dos amazonenses em relação ao Teatro Amazonas. E queremos ampliar a participação da sociedade civil, por meio das redes sociais e do Portal da Cultura”, afirma o titular da pasta. “Queremos trazer o público para contar a sua história também e tivemos um retorno bem positivo em comentários, logo na estreia”.

No total, vão ser exibidos 24 episódios, seis de cada tema e entre os nomes confirmados estão o maestro Davi Nunes, da Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam); a atriz Ednelza Sahdo, a musicista Elena Koynova, da Amazonas Filarmônica; e Conceição Souza, do Balé Folclórico do Amazonas.

Nos “Detalhes” estão curiosidades sobre arquitetura, decoração, pinturas, urdidura e pano de boca; enquanto em “Dias Históricos” estão a inauguração e primeiro espetáculo, “La Gioconda”; grande reforma em 1974; Centenário e show de José Carreras, em 1996; visita inesperada de Luciano Pavarotti; e shows internacionais como Spice Girls e White Stripes.

Estreia 

O primeiro episódio foi ao ar na quarta-feira (21), com o depoimento de Raimundo Nonato Pereira do Nascimento, servidor mais antigo e que participou da reforma nos anos de 1973 e 1974.

Os vídeos da série “125 anos do Teatro Amazonas: Eu faço parte dessa história” têm direção de Moacyr Massulo, com imagens de Alex Maia, edição de Abelly Cristyne e produção de Lu Pinheiro, Camila Barbosa e Adson Queiroz, do Núcleo Audiovisual da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

Confira dicas para cuidar da saúde e prolongar a vida com qualidade

Atitudes simples, realizadas no dia a dia, são o segredo para prevenirmos doenças. Mas é preciso ser constante, porque os resultados só virão no longo prazo.

31 de julho de 2021

Fatores humanos são as maiores causas de acidentes no trabalho

Comportamentos de riscos colocam os trabalhadores na ponta de um problema que afeta o financeiro de uma empresa.

31 de julho de 2021

Autorização de viagem para menores de 16 anos poderá ser feita online

Procedimento foi regulamentado neste ano pela Corregedoria Nacional de Justiça. Nova regra passa a valer a partir da próxima segunda-feira (2), em voos nacionais.

31 de julho de 2021

Saiba quais são os 9 nutrientes mais importantes para os idosos

O envelhecimento causa dificuldade na absorção de alguns nutrientes e, por isso, às vezes é necessário repô-los por meio de suplementação indicada por um médico.

30 de julho de 2021

Místicos e Esotéricos podem ajudar no controle das emoções

Em sua 2ª edição, a Feira Mística vem com o intuito de ajudar as pessoas que estão fragilizadas, usando métodos e técnicas místicas que beneficiam o corpo e a mente.

29 de julho de 2021

Psicóloga explica porque cenas de abuso sexual ‘gatilham’ quem já foi vítima

Para Tânia Pimentel, psicóloga especialista em abuso sexual infantil, 'é comum que a pessoa que foi abusada no passado se sinta culpada com relação ao que aconteceu'.

28 de julho de 2021

São Francisco do Caramuri pode ser novo destino turístico no Amazonas

Esta decisão faz parte de uma estratégia do Governo do Amazonas para fomentar o setor turístico em todo o estado, com foco no turismo comunitário.

26 de julho de 2021

Tratar varizes sem acompanhamento médico pode levar paciente à morte

Paulo Laredo destaca que procurar por médicos não especializados, além de trazer riscos fatais, podem trazer outras sequelas irreparáveis aos pacientes.

26 de julho de 2021