fbpx

sexta, 24 de setembro de 2021

São Francisco do Caramuri pode ser novo destino turístico no Amazonas

Esta decisão faz parte de uma estratégia do Governo do Amazonas para fomentar o setor turístico em todo o estado, com foco no turismo comunitário.

26 de julho de 2021

Compartilhe

Comunidade é reconhecida pela produção de abacaxi e por realizar o Festival da Pesca (Foto: Divulgação)

O corpo técnico da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) visitou a comunidade São Francisco do Caramuri, situada na zona rural de Manaus, no último sábado (24). O objetivo da visita foi identificar potencialidades turísticas da localidade, para posterior implantação de projetos que viabilizem o turismo na região.

Além de ser reconhecida pela produção de abacaxi, a comunidade promove o Festival de Pesca que atrai renda para a região.

“O objetivo dessa visita na comunidade é para nós levantarmos o potencial turístico do local, avaliarmos possíveis atrativos turísticos da comunidade pensando no período pós-pandemia. Nosso foco também é trazer atrativos de investimentos para a comunidade”, disse Isadora Alfaia, chefe do Departamento de Projetos e Produtos da Amazonastur.

Esta decisão faz parte de uma estratégia do Governo do Amazonas para fomentar o setor turístico em todo o estado, com foco no turismo comunitário, e compõe a série de visitas técnicas que a instituição está realizando em diversos municípios.

Para o presidente da Associação Comunitária Agrícola São Francisco do Caramuri (ACASFC), Daniel Leandro, a visita é um passo importante para a geração de renda e melhora da qualidade de vida da comunidade.

“Essa visita é um marco histórico e um processo que nós compreendemos que é um salto para avançar no turismo de base comunitária, visando o mercado regional, nacional e internacional. Isso vai fazer com que a comunidade tenha novas oportunidades para agregar valor, geração de renda e promover melhor qualidade de vida para as famílias e também bem-estar fazendo com que, futuramente, a gente se torne uma grande potência, sem precisar degradar a Amazônia”, disse Daniel.

Produtora de abacaxi há 20 anos, a agricultora Lucélia Nascimento também vê com bons olhos esse contato com o poder público para promover a região. “É uma oportunidade que nós temos do desenvolvimento do turismo na nossa comunidade no entorno para estar desenvolvendo um trabalho, disponibilidade de gerar emprego e expor o que a gente tem de melhor para o mundo todo”, disse Lucélia.

A visita técnica contou com a participação do diretor de Negócios e Eventos, Ian Ribeiro; do diretor de Desenvolvimento e Turismo, Gustavo Sampaio; da chefe do Departamento de Registro e Sensibilização, Giovanna Maués; da chefe do Departamento de Capacitação, Kethlenn Porto; e do assessor de Planejamento Estratégico, Daniel Bernardes.  

Caramuri

O nome é em alusão ao fruto caramuri, típico da região amazônica. A comunidade foi fundada em 4 de outubro de 1995 e lá vivem, atualmente, 70 famílias com um total de 270 pessoas. Em 2011 o nome da fruta foi lançado para concorrer ao o nome da bola da Copa do Mundo de 2014, mas acabou não sendo escolhido. O fruto, assim como o evento esportivo, é colhido a cada quatro anos.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

Amazonas Cultura em Rede abre inscrições para projetos artísticos

O Amazonas Cultura em Rede irá disponibilizar R$ 1,2 milhão para premiação de 12 propostas. As atividades selecionadas no edital serão realizadas gratuitamente.

24 de setembro de 2021

Teatro de fantoches e brincadeiras levam educação de trânsito a crianças

A peça “Os Vingadores do Trânsito” apresentou noções básicas sobre trânsito e a importância do uso dos equipamentos de segurança.

23 de setembro de 2021

Mês das crianças chega ao ViaNorte com diversão para toda família

Para celebrar o Dia das Crianças, o Ramito Circo terá apresentações especiais nos dias 8,9,10,11 e 12 de outubro com os conhecidos palhaços Patati e Patatá.

23 de setembro de 2021

Em Manaus, Shopping expõe mais de cem cães e gatos para adoção

O público poderá conhecer de perto os pets disponíveis para adoção. Durante a programação, os visitantes também poderão conferir a palestra da zootecnista Fernanda Valentim.

22 de setembro de 2021

Ingressos para show de Whindersson em Manaus esgotam em 59 segundos

O artista piauiense vem a Manaus após ter o pedido para se apresentar na capital amazonense aceito pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC).

22 de setembro de 2021

Espetáculo ‘As Aventuras de Matilda – O Musical’ se despede de Manaus

O musical terá suas últimas apresentações no palco do Teatro Amazonas, no dia 1º de outubro, em duas sessões; confira os horários!

22 de setembro de 2021

Evento-teste na Arena da Amazônia terá show de Tierry e artistas locais

Na lista de artistas locais estão o cantor Mikael, a revelação do cenário amazonense atual; a banda Xiado da Xinela, o DJ Evandro Jr e o cantor George Japa, entre outros.

21 de setembro de 2021

Em Manaus, festival levará cultura indígena ao palco do hip hop

O Festival Break The Floor é um projeto no Prêmio Conexões Culturais e será realizado nos dias 12, 13,15 e 15 de outubro, em Manaus.

21 de setembro de 2021