fbpx

sábado, 29 de janeiro de 2022

São Francisco do Caramuri pode ser novo destino turístico no Amazonas

Esta decisão faz parte de uma estratégia do Governo do Amazonas para fomentar o setor turístico em todo o estado, com foco no turismo comunitário.

26 de julho de 2021

Compartilhe

Comunidade é reconhecida pela produção de abacaxi e por realizar o Festival da Pesca (Foto: Divulgação)

O corpo técnico da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) visitou a comunidade São Francisco do Caramuri, situada na zona rural de Manaus, no último sábado (24). O objetivo da visita foi identificar potencialidades turísticas da localidade, para posterior implantação de projetos que viabilizem o turismo na região.

Além de ser reconhecida pela produção de abacaxi, a comunidade promove o Festival de Pesca que atrai renda para a região.

“O objetivo dessa visita na comunidade é para nós levantarmos o potencial turístico do local, avaliarmos possíveis atrativos turísticos da comunidade pensando no período pós-pandemia. Nosso foco também é trazer atrativos de investimentos para a comunidade”, disse Isadora Alfaia, chefe do Departamento de Projetos e Produtos da Amazonastur.

Esta decisão faz parte de uma estratégia do Governo do Amazonas para fomentar o setor turístico em todo o estado, com foco no turismo comunitário, e compõe a série de visitas técnicas que a instituição está realizando em diversos municípios.

Para o presidente da Associação Comunitária Agrícola São Francisco do Caramuri (ACASFC), Daniel Leandro, a visita é um passo importante para a geração de renda e melhora da qualidade de vida da comunidade.

“Essa visita é um marco histórico e um processo que nós compreendemos que é um salto para avançar no turismo de base comunitária, visando o mercado regional, nacional e internacional. Isso vai fazer com que a comunidade tenha novas oportunidades para agregar valor, geração de renda e promover melhor qualidade de vida para as famílias e também bem-estar fazendo com que, futuramente, a gente se torne uma grande potência, sem precisar degradar a Amazônia”, disse Daniel.

Produtora de abacaxi há 20 anos, a agricultora Lucélia Nascimento também vê com bons olhos esse contato com o poder público para promover a região. “É uma oportunidade que nós temos do desenvolvimento do turismo na nossa comunidade no entorno para estar desenvolvendo um trabalho, disponibilidade de gerar emprego e expor o que a gente tem de melhor para o mundo todo”, disse Lucélia.

A visita técnica contou com a participação do diretor de Negócios e Eventos, Ian Ribeiro; do diretor de Desenvolvimento e Turismo, Gustavo Sampaio; da chefe do Departamento de Registro e Sensibilização, Giovanna Maués; da chefe do Departamento de Capacitação, Kethlenn Porto; e do assessor de Planejamento Estratégico, Daniel Bernardes.  

Caramuri

O nome é em alusão ao fruto caramuri, típico da região amazônica. A comunidade foi fundada em 4 de outubro de 1995 e lá vivem, atualmente, 70 famílias com um total de 270 pessoas. Em 2011 o nome da fruta foi lançado para concorrer ao o nome da bola da Copa do Mundo de 2014, mas acabou não sendo escolhido. O fruto, assim como o evento esportivo, é colhido a cada quatro anos.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

10 receitas vegetarianas e veganas para você preparar no Natal e Ano Novo

Freeletics Nutrition elaborou pratos para quem quer celebrar as festas de fim de ano sem comer carne e de maneira saudável

21 de dezembro de 2021

O Boticário lança legenda para acessibilidade olfativa nas redes sociais

Iniciativa idealizada pela W3haus, a #QueCheiroTem traz descrições que ajudam a comunidade da marca a “sentir” as fragrâncias por meio das redes sociais.

20 de dezembro de 2021

Arquidiocese de Manaus divulga calendário para Natal e Ano Novo

Celebrações e missas solenes vão marcar o nascimento de Jesus, a Sagrada Família e o dia em honra de Santa Maria Mãe de Deus.

18 de dezembro de 2021

Chef de cozinha dá dicas de ceia de Natal com ingredientes amazônicos

Pirarucu à portuguesa, farofa de banana pacovã e arroz caboquinho são pratos que vão agradar a todos e por um preço bem camarada.

18 de dezembro de 2021

Presépio flutuante inicia visita às comunidades ribeirinhas hoje

A balsa irá passar em diversas comunidades da zona ribeirinha, levando brinquedos e o encanto do Natal. Nesta quinta-feira, a embarcação segue para a primeira viagem.

16 de dezembro de 2021

Ingestão de sucos pode ajudar na recuperação da ressaca pós-confras

Entre os sucos indicados estão os de abacaxi, beterraba, melancia, melão, maçã e morango, de acordo com a nutricionista.

15 de dezembro de 2021

Estudo revela desigualdades no acesso a tratamento do câncer de mama

De acordo com estudo realizado pela Fundação do Câncer, as pacientes do SUS chegam ao tratamento em estádios mais avançados do que as pacientes do setor privado.

15 de dezembro de 2021

Músico amazonense assina trilha sonora de ‘Um presente para o Natal’

Público pode conhecer o musical assinado por César Lima no espetáculo que é apresentado, diariamente, até o dia 23 de dezembro, no Teatro Amazonas, com sessões às 20h.

15 de dezembro de 2021