fbpx

quinta, 23 de setembro de 2021

Saiba quais são os 9 nutrientes mais importantes para os idosos

O envelhecimento causa dificuldade na absorção de alguns nutrientes e, por isso, às vezes é necessário repô-los por meio de suplementação indicada por um médico.

30 de julho de 2021

Compartilhe

Nutrientes combatem osteoporose, anemia, dentre outras deficiências (Foto: Reprodução)

À medida que o organismo envelhece, a absorção de nutrientes específicos pode reduzir. Para alguns idosos, manter a nutrição adequada é um desafio e são necessárias mudanças na alimentação e até mesmo no estilo de vida. Essas atitudes previnem a desnutrição e problemas de saúde frequentes na terceira idade.

Além de diminuir a capacidade de queimar calorias, alguns idosos também reduzem a habilidade de saborear os alimentos e apresentam dificuldades para deglutir.

O envelhecimento também aumenta a frequência de doenças que são comuns devido á alteração da absorção de alguns nutrientes, como é o caso da anemia.

1) Cálcio – na terceira idade há uma redução da concentração de cálcio no organismo. Com isso, os ossos podem ficar mais frágeis e suscetíveis a fraturas (osteoporose). O cálcio também é importante para melhorar a circulação do sangue, movimentar os músculos e liberar hormônios.

No entanto, o corpo não produz cálcio e é preciso investir em alimentos com o nutriente. É importante consumir mais leite, queijos, iogurtes, ovos, feijão e vegetais como brócolis, espinafre e couve.

2) Vitamina B12 – a deficiência dessa vitamina causa sérios danos ao corpo, como problemas neurológicos, anemia e até demência. O uso prolongado de alguns medicamentos diminui a sua absorção. É necessário consumir com regularidade produtos de origem animal como ovos, peixes, carnes e laticínios.

3) Vitamina D – A vitamina D é fundamental para ajudar na absorção do cálcio. A falta desse nutriente pode acarretar osteoporose, fraturas, doença cardiovascular, demência e síndrome da fragilidade. Ela é sintetizada a partir da exposição solar, mas pode ser encontrada em alguns alimentos como peixes e frutos do mar.

4) Vitamina B6 – Reduz o risco de doenças cardíacas e ajuda na manutenção do sistema nervoso central, o que faz bem para a memória. Atua no sistema imunológico, além de diminuir os riscos de osteoporose e fraturas. É importante incluir grão-de-bico, espinafre, brócolis e couve na alimentação.

5) Potássio – o principal benefício do nutriente é controlar a hipertensão arterial. Por isso, também ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares como infartos e AVCs. também contribui com a saúde óssea ao ajudar na reabsorção do cálcio. Alimentos como banana, milho, mandioquinha são fontes de potássio.

6) Magnésio – a deficiência de magnésio é frequente em idosos devido à dieta inadequada, alcoolismo e uso de diuréticos. É benéfico para o coração, aumenta a energia, contribui com os ossos, imunidade e na recuperação celular. Entre os alimentos que são fontes de magnésio estão as oleaginosas e vegetais verde-escuros.

7) Ferro – ajuda no transporte de oxigênio para os tecidos e previne a anemia ferropriva. A deficiência de ferro é comum no idoso e entre as principais causas está a perda de sangue provocada por doenças crônicas que afetam o intestino ou estômago. Esse nutriente é encontrado principalmente na carne vermelha.

8) Zinco – Combate infecções e inflamações, o que é muito importante para as pessoas idosas mais fragilizadas. Ele ajuda a diminuir o estresse oxidativo e aumenta a imunidade. Entre os alimentos que contêm zinco, destacam-se: ostras, carne vermelha, castanhas e fígado.

9) Fibras – o ideal é consumir cerca de 25 gramas de fibras por dia para melhorar o funcionamento do intestino e prevenir doenças. No entanto, nesta fase da vida, é comum que ocorra pouco consumo de fibras, principalmente por causa da dificuldade de mastigação e deglutição.

A carência de fibras aumenta o risco de constipação, colite e câncer do cólon. Os idosos devem consumir com mais regularidade alimentos como aveia, leguminosas, frutas e legumes.

Suplementação

O uso de suplementos é indicado quando a dieta e os hábitos não alcançaram as recomendações diárias de nutrientes. Em idosos, ajuda na manutenção do peso, previne deficiência nutricionais e doenças.

A suplementação deve ser individualizada e administrada sob prescrição médica.

Com informações do Viva Bem, do UOL

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

Em Manaus, Shopping expõe mais de cem cães e gatos para adoção

O público poderá conhecer de perto os pets disponíveis para adoção. Durante a programação, os visitantes também poderão conferir a palestra da zootecnista Fernanda Valentim.

22 de setembro de 2021

Ingressos para show de Whindersson em Manaus esgotam em 59 segundos

O artista piauiense vem a Manaus após ter o pedido para se apresentar na capital amazonense aceito pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC).

22 de setembro de 2021

Espetáculo ‘As Aventuras de Matilda – O Musical’ se despede de Manaus

O musical terá suas últimas apresentações no palco do Teatro Amazonas, no dia 1º de outubro, em duas sessões; confira os horários!

22 de setembro de 2021

Evento-teste na Arena da Amazônia terá show de Tierry e artistas locais

Na lista de artistas locais estão o cantor Mikael, a revelação do cenário amazonense atual; a banda Xiado da Xinela, o DJ Evandro Jr e o cantor George Japa, entre outros.

21 de setembro de 2021

Em Manaus, festival levará cultura indígena ao palco do hip hop

O Festival Break The Floor é um projeto no Prêmio Conexões Culturais e será realizado nos dias 12, 13,15 e 15 de outubro, em Manaus.

21 de setembro de 2021

Capacitismo: expressões são discriminatórias com quem tem deficiência

O capacitismo envolve uma preconcepção sobre as capacidades de alguém com deficiência e geralmente reduz a pessoa a essa deficiência.

21 de setembro de 2021

Em Manaus, programação da 15ª Primavera dos Museus começa nesta terça

Circuito nacional e gratuito tem lançamento de exposições, visitas mediadas e virtuais a museus, apresentação de teatro, exibição de filmes, palestras e saraus.

20 de setembro de 2021

Finalista do The Voice Kids: Izabelle recebe apoio para impulsionar carreira

No próximo domingo (26), Izabelle deve contar com o apoio de toda população amazonense para conquistar votos e sagrar-se campeã do programa pelo time Gaby Amarantos.

20 de setembro de 2021