fbpx

sábado, 29 de janeiro de 2022

Saiba quais são os 9 nutrientes mais importantes para os idosos

O envelhecimento causa dificuldade na absorção de alguns nutrientes e, por isso, às vezes é necessário repô-los por meio de suplementação indicada por um médico.

30 de julho de 2021

Compartilhe

Nutrientes combatem osteoporose, anemia, dentre outras deficiências (Foto: Reprodução)

À medida que o organismo envelhece, a absorção de nutrientes específicos pode reduzir. Para alguns idosos, manter a nutrição adequada é um desafio e são necessárias mudanças na alimentação e até mesmo no estilo de vida. Essas atitudes previnem a desnutrição e problemas de saúde frequentes na terceira idade.

Além de diminuir a capacidade de queimar calorias, alguns idosos também reduzem a habilidade de saborear os alimentos e apresentam dificuldades para deglutir.

O envelhecimento também aumenta a frequência de doenças que são comuns devido á alteração da absorção de alguns nutrientes, como é o caso da anemia.

1) Cálcio – na terceira idade há uma redução da concentração de cálcio no organismo. Com isso, os ossos podem ficar mais frágeis e suscetíveis a fraturas (osteoporose). O cálcio também é importante para melhorar a circulação do sangue, movimentar os músculos e liberar hormônios.

No entanto, o corpo não produz cálcio e é preciso investir em alimentos com o nutriente. É importante consumir mais leite, queijos, iogurtes, ovos, feijão e vegetais como brócolis, espinafre e couve.

2) Vitamina B12 – a deficiência dessa vitamina causa sérios danos ao corpo, como problemas neurológicos, anemia e até demência. O uso prolongado de alguns medicamentos diminui a sua absorção. É necessário consumir com regularidade produtos de origem animal como ovos, peixes, carnes e laticínios.

3) Vitamina D – A vitamina D é fundamental para ajudar na absorção do cálcio. A falta desse nutriente pode acarretar osteoporose, fraturas, doença cardiovascular, demência e síndrome da fragilidade. Ela é sintetizada a partir da exposição solar, mas pode ser encontrada em alguns alimentos como peixes e frutos do mar.

4) Vitamina B6 – Reduz o risco de doenças cardíacas e ajuda na manutenção do sistema nervoso central, o que faz bem para a memória. Atua no sistema imunológico, além de diminuir os riscos de osteoporose e fraturas. É importante incluir grão-de-bico, espinafre, brócolis e couve na alimentação.

5) Potássio – o principal benefício do nutriente é controlar a hipertensão arterial. Por isso, também ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares como infartos e AVCs. também contribui com a saúde óssea ao ajudar na reabsorção do cálcio. Alimentos como banana, milho, mandioquinha são fontes de potássio.

6) Magnésio – a deficiência de magnésio é frequente em idosos devido à dieta inadequada, alcoolismo e uso de diuréticos. É benéfico para o coração, aumenta a energia, contribui com os ossos, imunidade e na recuperação celular. Entre os alimentos que são fontes de magnésio estão as oleaginosas e vegetais verde-escuros.

7) Ferro – ajuda no transporte de oxigênio para os tecidos e previne a anemia ferropriva. A deficiência de ferro é comum no idoso e entre as principais causas está a perda de sangue provocada por doenças crônicas que afetam o intestino ou estômago. Esse nutriente é encontrado principalmente na carne vermelha.

8) Zinco – Combate infecções e inflamações, o que é muito importante para as pessoas idosas mais fragilizadas. Ele ajuda a diminuir o estresse oxidativo e aumenta a imunidade. Entre os alimentos que contêm zinco, destacam-se: ostras, carne vermelha, castanhas e fígado.

9) Fibras – o ideal é consumir cerca de 25 gramas de fibras por dia para melhorar o funcionamento do intestino e prevenir doenças. No entanto, nesta fase da vida, é comum que ocorra pouco consumo de fibras, principalmente por causa da dificuldade de mastigação e deglutição.

A carência de fibras aumenta o risco de constipação, colite e câncer do cólon. Os idosos devem consumir com mais regularidade alimentos como aveia, leguminosas, frutas e legumes.

Suplementação

O uso de suplementos é indicado quando a dieta e os hábitos não alcançaram as recomendações diárias de nutrientes. Em idosos, ajuda na manutenção do peso, previne deficiência nutricionais e doenças.

A suplementação deve ser individualizada e administrada sob prescrição médica.

Com informações do Viva Bem, do UOL

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

10 receitas vegetarianas e veganas para você preparar no Natal e Ano Novo

Freeletics Nutrition elaborou pratos para quem quer celebrar as festas de fim de ano sem comer carne e de maneira saudável

21 de dezembro de 2021

O Boticário lança legenda para acessibilidade olfativa nas redes sociais

Iniciativa idealizada pela W3haus, a #QueCheiroTem traz descrições que ajudam a comunidade da marca a “sentir” as fragrâncias por meio das redes sociais.

20 de dezembro de 2021

Arquidiocese de Manaus divulga calendário para Natal e Ano Novo

Celebrações e missas solenes vão marcar o nascimento de Jesus, a Sagrada Família e o dia em honra de Santa Maria Mãe de Deus.

18 de dezembro de 2021

Chef de cozinha dá dicas de ceia de Natal com ingredientes amazônicos

Pirarucu à portuguesa, farofa de banana pacovã e arroz caboquinho são pratos que vão agradar a todos e por um preço bem camarada.

18 de dezembro de 2021

Presépio flutuante inicia visita às comunidades ribeirinhas hoje

A balsa irá passar em diversas comunidades da zona ribeirinha, levando brinquedos e o encanto do Natal. Nesta quinta-feira, a embarcação segue para a primeira viagem.

16 de dezembro de 2021

Ingestão de sucos pode ajudar na recuperação da ressaca pós-confras

Entre os sucos indicados estão os de abacaxi, beterraba, melancia, melão, maçã e morango, de acordo com a nutricionista.

15 de dezembro de 2021

Estudo revela desigualdades no acesso a tratamento do câncer de mama

De acordo com estudo realizado pela Fundação do Câncer, as pacientes do SUS chegam ao tratamento em estádios mais avançados do que as pacientes do setor privado.

15 de dezembro de 2021

Músico amazonense assina trilha sonora de ‘Um presente para o Natal’

Público pode conhecer o musical assinado por César Lima no espetáculo que é apresentado, diariamente, até o dia 23 de dezembro, no Teatro Amazonas, com sessões às 20h.

15 de dezembro de 2021