fbpx

quarta, 08 de dezembro de 2021

Saiba como reconhecer gripe, resfriado ou Covid em crianças

A pediatra explica que os sintomas da Covid são os mesmos de adultos, porém as crianças agravam menos, com número de internação também reduzidos.

15 de setembro de 2021

Compartilhe

Crianças devem ser isoladas até o laudo ser concluído (Foto: Reprodução)

Apesar de a Covid-19 ser a doença mais falada há mais de um ano, é preciso que os pais fiquem atentos, pois outros vírus merecem atenção e continuam em circulação. Por causa de sintomas semelhantes, a gripe e o resfriado são as enfermidades que causam mais confusão entre si e com a Covid. Mas, afinal, dá para diferenciar cada caso? Você sabe como identificar e tratar cada uma?

Para esclarecer alguns pontos, a pediatra Therla Monteiro explica que as doenças respiratórias virais, em geral, têm um início muito parecido, com febre e dores pelo corpo, cabeça ou garganta, além de falta de apetite, diarreia e náusea.

“Enquanto no resfriado pode ocorrer dor de garganta, congestão nasal, coriza e até uma febre baixa, a gripe vem com quadro mais forte como dores no corpo, dor de cabeça, febre alta, tosse, dor de garganta. Já a Covid-19 pode manifestar-se com quadro semelhante ao da gripe, mas também evoluir para falta de ar. Ainda pode apresentar em alguns casos a falta de paladar e a anosmia (não sente cheiro). Para ter certeza do diagnóstico, basta realizar o teste para Covid-19”, orienta a médica.

A pediatra explica que os sintomas são os mesmos de adultos, porém as crianças agravam menos, com número de internação também reduzidos.

“Crianças com doenças pulmonares ou cardíacas, menores de 12 meses ou imunidade baixa têm mais chances de desenvolver a forma grave da doença.  Podem surgir sintomas gastrointestinais como diarreia e vômitos. Crianças maiores podem relatar falta de paladar ou queixar que não sentem cheiro”, explicou Therla.

O que fazer diante das primeiras manifestações dos sintomas?

O ideal é que a criança não saia de casa, exceto para ir ao médico. Ela não deve ir à escola nem ter contato com outras crianças (mesmo de máscara). “Diante das primeiras manifestações, o responsável deve procurar o pediatra que pode ser em ambiente ambulatorial e caso tenha sintomas como falta de ar, procurar o pronto-socorro mais próximo. Com sintomas leves e de controle em casa, manter afastado das atividades escolares para não transmitir às outras crianças”.

Qual o tratamento adequado?

“O tratamento é sempre individualizado. A maioria dos casos cursa com boa evolução, necessitando apenas de sintomáticos. Em caso de complicações, sempre procurar o médico”, explica a pediatra.

Prevenção

As medidas protetivas contra a Covid-19 são plenamente eficazes para combater as outras duas viroses. “Uso de máscaras e higienização frequente de mãos com água e sabão ou álcool 70% em gel, o distanciamento físico e a vacinação tanto para gripe quanto para Covid-19 são as melhores maneiras de prevenir.  A vacina contra covid-19 está disponível no momento para maiores de 12 anos e da gripe a partir de 6 meses”.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

Pelé é novamente internado em São Paulo para tratar tumor no cólon

Segundo boletim divulgado pelo Hospital Albert Einstein, estado de saúde do Rei Pelé é estável e ele deve receber alta nos próximos dias.

8 de dezembro de 2021

Ainda dá tempo de perder peso antes das festas de fim de ano?

Especialistas alertam para os riscos de dietas e exercícios milagrosos e sugerem atividades para quem quer sair bem da comilança natalina.

8 de dezembro de 2021

Qualishow, nesta sexta-feira, vai premiar os melhores do ano no Amazonas

Trinta e três organizações, de vários portes, serão reconhecidas pela eficiência em seus processos produtivos e de gestão.

8 de dezembro de 2021

Boticário cria Centro de Pesquisa do Olfato para fomentar pesquisa sobre tema

Centro reunirá profissionais multidisciplinares que atuam em áreas como ciência e inovação para gerar conhecimento e incentivar pesquisas visando o bem-estar da sociedade.

6 de dezembro de 2021

Emoji do ‘chorinho’ foi o mais usado em 2021; veja o ranking completo

Quem ocupa o segundo lugar no topo da lista de 2021 é o coração. Na sequência, está mais um emoji de risada e a figura de joinha.

6 de dezembro de 2021

Vacina Premiada sorteia ingressos para evento com o pastor Cláudio Duarte

Cláudio Duarte é procurado por milhares de pessoas que buscam uma interpretação do Evangelho sem engessamentos, com mais leveza e proximidade.

6 de dezembro de 2021

Ponta Negra ganha árvore de Natal com mais de 40 metros de altura

Na entrega da decoração, o prefeito comentou sobre o cancelamento do Réveillon, garantindo que pelo menos três pontos da cidade irão ter queima de fogos para celebrar 2022.

6 de dezembro de 2021

Pandemias futuras podem ser mais mortais e contagiosas, diz cientista

Para Sarah Gilbert, da Universidade de Oxford, a doença está longe do fim e a variante Ômicron, altamente mutável, não deverá ser a última.

6 de dezembro de 2021