fbpx

quinta, 23 de setembro de 2021

Saiba como reconhecer gripe, resfriado ou Covid em crianças

A pediatra explica que os sintomas da Covid são os mesmos de adultos, porém as crianças agravam menos, com número de internação também reduzidos.

15 de setembro de 2021

Compartilhe

Crianças devem ser isoladas até o laudo ser concluído (Foto: Reprodução)

Apesar de a Covid-19 ser a doença mais falada há mais de um ano, é preciso que os pais fiquem atentos, pois outros vírus merecem atenção e continuam em circulação. Por causa de sintomas semelhantes, a gripe e o resfriado são as enfermidades que causam mais confusão entre si e com a Covid. Mas, afinal, dá para diferenciar cada caso? Você sabe como identificar e tratar cada uma?

Para esclarecer alguns pontos, a pediatra Therla Monteiro explica que as doenças respiratórias virais, em geral, têm um início muito parecido, com febre e dores pelo corpo, cabeça ou garganta, além de falta de apetite, diarreia e náusea.

“Enquanto no resfriado pode ocorrer dor de garganta, congestão nasal, coriza e até uma febre baixa, a gripe vem com quadro mais forte como dores no corpo, dor de cabeça, febre alta, tosse, dor de garganta. Já a Covid-19 pode manifestar-se com quadro semelhante ao da gripe, mas também evoluir para falta de ar. Ainda pode apresentar em alguns casos a falta de paladar e a anosmia (não sente cheiro). Para ter certeza do diagnóstico, basta realizar o teste para Covid-19”, orienta a médica.

A pediatra explica que os sintomas são os mesmos de adultos, porém as crianças agravam menos, com número de internação também reduzidos.

“Crianças com doenças pulmonares ou cardíacas, menores de 12 meses ou imunidade baixa têm mais chances de desenvolver a forma grave da doença.  Podem surgir sintomas gastrointestinais como diarreia e vômitos. Crianças maiores podem relatar falta de paladar ou queixar que não sentem cheiro”, explicou Therla.

O que fazer diante das primeiras manifestações dos sintomas?

O ideal é que a criança não saia de casa, exceto para ir ao médico. Ela não deve ir à escola nem ter contato com outras crianças (mesmo de máscara). “Diante das primeiras manifestações, o responsável deve procurar o pediatra que pode ser em ambiente ambulatorial e caso tenha sintomas como falta de ar, procurar o pronto-socorro mais próximo. Com sintomas leves e de controle em casa, manter afastado das atividades escolares para não transmitir às outras crianças”.

Qual o tratamento adequado?

“O tratamento é sempre individualizado. A maioria dos casos cursa com boa evolução, necessitando apenas de sintomáticos. Em caso de complicações, sempre procurar o médico”, explica a pediatra.

Prevenção

As medidas protetivas contra a Covid-19 são plenamente eficazes para combater as outras duas viroses. “Uso de máscaras e higienização frequente de mãos com água e sabão ou álcool 70% em gel, o distanciamento físico e a vacinação tanto para gripe quanto para Covid-19 são as melhores maneiras de prevenir.  A vacina contra covid-19 está disponível no momento para maiores de 12 anos e da gripe a partir de 6 meses”.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

Teatro de fantoches e brincadeiras levam educação de trânsito a crianças

A peça “Os Vingadores do Trânsito” apresentou noções básicas sobre trânsito e a importância do uso dos equipamentos de segurança.

23 de setembro de 2021

Mês das crianças chega ao ViaNorte com diversão para toda família

Para celebrar o Dia das Crianças, o Ramito Circo terá apresentações especiais nos dias 8,9,10,11 e 12 de outubro com os conhecidos palhaços Patati e Patatá.

23 de setembro de 2021

Em Manaus, Shopping expõe mais de cem cães e gatos para adoção

O público poderá conhecer de perto os pets disponíveis para adoção. Durante a programação, os visitantes também poderão conferir a palestra da zootecnista Fernanda Valentim.

22 de setembro de 2021

Ingressos para show de Whindersson em Manaus esgotam em 59 segundos

O artista piauiense vem a Manaus após ter o pedido para se apresentar na capital amazonense aceito pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC).

22 de setembro de 2021

Espetáculo ‘As Aventuras de Matilda – O Musical’ se despede de Manaus

O musical terá suas últimas apresentações no palco do Teatro Amazonas, no dia 1º de outubro, em duas sessões; confira os horários!

22 de setembro de 2021

Evento-teste na Arena da Amazônia terá show de Tierry e artistas locais

Na lista de artistas locais estão o cantor Mikael, a revelação do cenário amazonense atual; a banda Xiado da Xinela, o DJ Evandro Jr e o cantor George Japa, entre outros.

21 de setembro de 2021

Em Manaus, festival levará cultura indígena ao palco do hip hop

O Festival Break The Floor é um projeto no Prêmio Conexões Culturais e será realizado nos dias 12, 13,15 e 15 de outubro, em Manaus.

21 de setembro de 2021

Capacitismo: expressões são discriminatórias com quem tem deficiência

O capacitismo envolve uma preconcepção sobre as capacidades de alguém com deficiência e geralmente reduz a pessoa a essa deficiência.

21 de setembro de 2021