fbpx

terça, 21 de setembro de 2021

Saiba como ocorre a deficiência intelectual e múltipla nas pessoas

A psicóloga Fabíola Gomes enfatiza que tanto a deficiência intelectual quanto a deficiência múltipla devem ser acompanhadas por médico especializado.

25 de agosto de 2021

Compartilhe

(Foto: Reprodução)

O Brasil possui atualmente mais de 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência, desses mais de 2,6 milhões possuem algum tipo de deficiência mental ou intelectual, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Comemorada desde 1964, entre os dias 21 e 27 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de práticas inclusivas e de respeito às diferenças, os direitos de cidadania e inclusão social de todos.

A psicóloga do Sistema Hapvida em Manaus, Fabíola Gomes, explica a diferença entre as duas deficiências e qual a causa de cada uma delas.

“A deficiência intelectual é caracterizada por limitações ligadas às habilidades mentais gerais voltadas à inteligência. Ela é causada por inúmeros fatores ambientais e genéticos; a pessoa com deficiência intelectual tem dificuldade para aprender, entender e realizar atividades comuns para as outras pessoas, com repercussões nos diversos ambientes, como: casa, escola e trabalho”, destaca.

Fabíola destaca que em relação à deficiência múltipla, há ocorrência de duas ou mais deficiências simultaneamente – sejam deficiências intelectuais, físicas ou ambas combinadas.

“Há várias causas e fatores ligados a este diagnóstico, porém ainda há estudos que comprovem quais os motivos mais recorrentes. Essa deficiência pode afetar de maneira física, mas também a cognição, comunicação e comportamento social”, explica.

A psicóloga aponta ainda quais são os principais sinais da deficiência e como é realizado o acompanhamento médico.

“De acordo com a CID-10 (Classificação de transtornos mentais e do comportamento), os sintoma mais significativos que caracterizam a deficiência intelectual são: redução do nível de funcionamento intelectual; diminuição da capacidade para se adaptar às demandas diárias em um ambiente social normal; problemas de linguagem expressiva e comunicação; habilidades ligadas à linguagem, leitura, escrita, matemática, raciocínio, conhecimento, memória; e habilidades sociais/interpessoais (habilidades ligadas à consciência das experiências alheias, empatia, habilidades com amizades, julgamento social e autorregulação)”.

Fabíola enfatiza que tanto a deficiência intelectual quanto a deficiência múltipla devem ser acompanhadas por médico especializado.

“A pessoa com deficiência intelectual deve receber acompanhamento médico e estímulos, através de intervenção com equipe multidisciplinar com psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. Esses déficits podem ser superados por meio da estimulação sistemática do desenvolvimento, adequações em situações pessoais, escolares, profissionais e sociais, além de oportunidades de inclusão social”, finaliza.

Confira alguns sintomas de pessoas que possuem a deficiência múltipla:

• Dificuldade na abstração de rotinas diárias;
• Dificuldades na comunicação interpessoal;
• Dificuldades no reconhecimento de pessoas da sua convivência;
• Presença de movimentos corporais involuntários;
• Respostas mínimas a estímulos causados por barulhos, toques, etc.;
• Necessitam de instruções organizadas e sistematizadas.

Dicas de como se comportar diante destas pessoas:

• Preste atenção em como a pessoa está interagindo;
• Aja naturalmente quando for se dirigir a uma pessoa com deficiência intelectual ou múltipla;
• Trate a pessoa sempre com respeito e consideração. Caso seja uma criança, trate-a como uma. Caso seja adolescente ou adulta, trate da mesma maneira que trataria qualquer pessoa da respectiva idade
• Não ignore a pessoa, cumprimente e se despeça da mesma maneira que seria com alguma outra pessoa;
• Não seja superprotetor. Deixe que ele ou ela faça ou tente fazer sozinho tudo o que possível – sempre levando em consideração a idade da pessoa – Apenas ajude quando houver a necessidade real;
• Não subestime a sua inteligência. Sabe-se que pessoas com deficiência intelectual levam mais tempo para aprender, mas mesmo assim podem adquirir muitas habilidades intelectuais e sociais;
• E procure ajuda de um psicólogo(a);

O psicólogo pode desenvolver ou ampliar a capacidade funcional e o desempenho dos indivíduos, tendo como objetivo desenvolver habilidades cognitivas, psicossociais, profissionais e artísticas.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

Em Manaus, programação da 15ª Primavera dos Museus começa nesta terça

Circuito nacional e gratuito tem lançamento de exposições, visitas mediadas e virtuais a museus, apresentação de teatro, exibição de filmes, palestras e saraus.

20 de setembro de 2021

Finalista do The Voice Kids: Izabelle recebe apoio para impulsionar carreira

No próximo domingo (26), Izabelle deve contar com o apoio de toda população amazonense para conquistar votos e sagrar-se campeã do programa pelo time Gaby Amarantos.

20 de setembro de 2021

Ator Luis Gustavo, o eterno Mário Fofoca, morre aos 87 anos

Entre os personagens mais lembrados que Luis Gustavo interpretou nas novelas destacam-se o detetive Mário Fofoca, Beto Rockfeller e o costureiro Victor Valentim.

20 de setembro de 2021

Aquecimento global: Ondas de calor podem afetar 70% da população

Aquecimento global pode afetar a produção agrícola, que tende a cair 30% sem redução de emissões até 2030.

19 de setembro de 2021

Estudo aponta que em 30 anos desmatamento destruiu 20% da Amazônia

Especialistas defendem que há potencial para desenvolver negócios na Amazônia ao aliar desenvolvimento econômico com conservação da floresta em pé.

17 de setembro de 2021

GACC-AM coordena campanha de sensibilização contra o câncer infantojuvenil

A entidade realizará ações de distribuição de folhetos informativos sobre diagnóstico precoce e atividades interativas com cerca de 30 crianças em tratamento no Hemoam.

17 de setembro de 2021

Em setembro, Casa Vhida realiza mais uma edição da Feijoada no Pote

A Feijoada ocorre em sistema de drive-thru (o cliente recebe os itens no carro), evitando possíveis aglomerações e garantindo maior segurança a quem comparecer no evento.

17 de setembro de 2021

Parque do Mindu tem eventos para todos os públicos neste sábado

Esporte, bem-estar, ações de meio ambiente e interação com a natureza são algumas atividades que o público pode fazer no sábado (18) se for visitar o Parque do Mindu.

17 de setembro de 2021