fbpx

segunda, 04 de julho de 2022

Sabe o que é ou já teve terçol? Conheça mitos e verdades sobre a infecção

O terçol, cujo termo médico é hordéolo, se desenvolve nas margens externas das pálpebras, como resultado de uma infecção bacteriana.

17 de agosto de 2021

Compartilhe

O terçol é uma afecção muito comum que acontece na região palpebral (Foto: Reprodução)

O terçol é uma infecção ocular que atinge a borda das pálpebras.  Trata-se de uma condição oftalmológica muito comum e cercada de mitos.

O terçol, cujo termo médico é hordéolo, se desenvolve nas margens externas das pálpebras, como resultado de uma infecção bacteriana. Raramente, ele aparece internamente, ou seja, se desenvolve na parte de dentro das pálpebras.

A lesão do terçol se parece com uma bolinha, que na verdade é um abscesso. Em seu interior, oa inflamação pode conter secreção purulenta devido à infecção, na maioria dos casos, pela bactéria Staphylococcus aureus. Entre os sintomas estão dor, calor na região, vermelhidão e inchaço.

Com a ajuda da oftalmologista Tatiana Nahas, especialista em doenças de pálpebras, listou-se os principais mitos e verdades sobre o terçol.

1- O terçol é contagioso. Mito ou verdade?

Mito! O terçol não pode ser transmitido de uma pessoa para outra, nem de um olho para o outro e, muito menos, ao compartilhar roupa de cama e banho.  

2- Coçar os olhos pode causar terçol. Mito ou verdade?

Depende. Coçar os olhos é um péssimo hábito. Em relação ao terçol, o risco consiste em manipular os olhos com as mãos sujas. Outros fatores de risco para desenvolver a condição são:

• Dormir sem remover a maquiagem
• Ter blefarite, que é uma condição que causa inflamação crônica nas pálpebras
• Não lavar ou desinfetar completamente as lentes de contato antes usá-las
• Usar cosméticos vencidos
• Ter rosácea, um tipo de doença da pele

3- Espremer o terçol melhora os sintomas. Mito ou verdade?

Mito! Isso jamais deve ser feito! Embora o terçol lembre uma espinha, nunca deve ser manipulado na tentativa de remover o pus. Pode piorar a infecção, bem como agravar os sintomas de dor e inchaço.

4- O terçol pode afetar a visão. Mito ou verdade?

Verdade. O terçol, realmente, pode embaçar a visão. A razão é que o terçol pode comprimir o olho e isso leva a um astigmatismo temporário na córnea. Com isso, a pessoa pode sentir alterações na visão. Além disso, a secreção acumulada na lesão pode causar embaçamento visual.


5- Passar anel quente faz o terçol desaparecer. Mito ou Verdade?

Mito. Entretanto, a ideia por trás do “anel quente” é que o calor ajuda no amolecimento da secreção.

Contudo, não é recomendado passar o anel, pois isso pode causar queimaduras ou até mesmo levar micro-organismos que podem agravar a infecção.

Nesses casos, o indicado é fazer compressas de água morna de 3 a 4 vezes por dia ou conforme a orientação do oftalmologista.

6- O terçol não precisa de tratamento. Mito ou verdade?

Depende. Em geral, o terçol é uma doença autolimitada. Isso significa que melhora sem precisar de tratamento. Em média, se resolve de 5 a 7 dias.

odavia, em alguns casos,o terçol pode precisar ser drenado, como também pode ser preciso aplicar pomadas com antibiótico. Portanto, é sempre recomendado procurar um oftalmologista.

7- Quem tem terçol não deve usar lentes de contato. Mito ou Verdade?

Verdade. Até que o terçol desapareça, quem usa lentes de contato deve usar óculos para correção do grau. Para prevenir uma recorrência do problema, o ideal é higienizar muito bem as lentes de contato antes de usá-las novamente.

8- Maquiagem nos olhos causa terçol. Mito ou verdade?

Verdade. Vale ressaltar que quem costuma usar maquiagem, especialmente lápis de olho, deve redobrar a atenção. O lápis, quando passado na parte interior das margens palpebrais (inferiores e superiores) pode obstruir as glândulas de Meibômio. Essa obstrução pode levar ao terçol.

A dica é usar o lápis na parte externa das margens das pálpebras. Contudo, se estiver com a infecção, não é recomendado usar maquiagem na região dos olhos.

9- Sol faz mal para o terçol. Mito ou verdade?

Mito. Na verdade, a pessoa com terçol pode ficar mais sensível à luz. Por isso, pode se sentir desconfortável com a claridade. Para melhorar esse sintoma, basta sair com óculos escuros.

10- É possível prevenir o terçol? Mito ou Verdade?

Verdade. Sim, há algumas medidas que podem reduzir o risco de desenvolver um terçol

  • Não coçar os olhos
  • Não levar as mãos sujas aos olhos
  • Sempre remover a maquiagem, principalmente da região ocular
  • Evitar usar o lápis de olho na parte interior das pálpebras
  • Caso faça uso de lentes de contato, manter a higienização das lentes em dia, de forma rigorosa
  • Para pessoas com blefarite (inflamação crônica nas pálpebras, dermatite seborreica e rosácea), o ideal é procurar um especialista para avaliar a possibilidade de tratar a doença com luz intensa pulsada

“O mais importante é procurar um oftalmologista para tratamento e orientações. Para as pessoas que têm terçol de forma frequente, o médico pode avaliar a causa dessa recorrência, que pode estar ligada a outras condições, como a blefarite, por exemplo”, comenta Tatiana.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

10 receitas vegetarianas e veganas para você preparar no Natal e Ano Novo

Freeletics Nutrition elaborou pratos para quem quer celebrar as festas de fim de ano sem comer carne e de maneira saudável

21 de dezembro de 2021

O Boticário lança legenda para acessibilidade olfativa nas redes sociais

Iniciativa idealizada pela W3haus, a #QueCheiroTem traz descrições que ajudam a comunidade da marca a “sentir” as fragrâncias por meio das redes sociais.

20 de dezembro de 2021

Arquidiocese de Manaus divulga calendário para Natal e Ano Novo

Celebrações e missas solenes vão marcar o nascimento de Jesus, a Sagrada Família e o dia em honra de Santa Maria Mãe de Deus.

18 de dezembro de 2021

Chef de cozinha dá dicas de ceia de Natal com ingredientes amazônicos

Pirarucu à portuguesa, farofa de banana pacovã e arroz caboquinho são pratos que vão agradar a todos e por um preço bem camarada.

18 de dezembro de 2021

Presépio flutuante inicia visita às comunidades ribeirinhas hoje

A balsa irá passar em diversas comunidades da zona ribeirinha, levando brinquedos e o encanto do Natal. Nesta quinta-feira, a embarcação segue para a primeira viagem.

16 de dezembro de 2021

Ingestão de sucos pode ajudar na recuperação da ressaca pós-confras

Entre os sucos indicados estão os de abacaxi, beterraba, melancia, melão, maçã e morango, de acordo com a nutricionista.

15 de dezembro de 2021

Estudo revela desigualdades no acesso a tratamento do câncer de mama

De acordo com estudo realizado pela Fundação do Câncer, as pacientes do SUS chegam ao tratamento em estádios mais avançados do que as pacientes do setor privado.

15 de dezembro de 2021

Músico amazonense assina trilha sonora de ‘Um presente para o Natal’

Público pode conhecer o musical assinado por César Lima no espetáculo que é apresentado, diariamente, até o dia 23 de dezembro, no Teatro Amazonas, com sessões às 20h.

15 de dezembro de 2021