fbpx

sábado, 29 de janeiro de 2022

Psicólogos alertam para os sinais de relacionamentos abusivos

Abusadores usam estratégias maliciosas para jogar a culpa pelo relacionamento ruim nas vítimas deles. Confira os sinais de um relacionamento abusivo.

14 de agosto de 2021

Compartilhe

Psicólogos apontam 20 sinais de um relacionamento abusivo. Se você reconhecer quatro deles deve procurar ajuda. (Imagem: Reprodução)

Abusadores são muito bons no que fazem e encontram até mesmo formas requintadas de causar sofrimento e manter o controle sobre suas vítimas, normalmente mulheres e crianças, sem serem percebidos. Uma forma sofisticada de abuso psicológico é muitas vezes referida como “gaslighting”.

O “gaslighting” acontece quando informações falsas são apresentadas com a intenção de fazer as vítimas duvidarem de sua própria memória, percepção e sanidade. Os exemplos podem variar simplesmente do agressor negar que ocorreram incidentes abusivos anteriores para encenar eventos bizarros com a intenção de confundir a vítima.

Até mesmo um inocente “Eu te amo, mas…” pode ser um gatilho e uma forma sofisticada de abuso. Na grande maioria das vezes é uma crítica/agressão disfarçada de elogio.

Assim a vítima vai baixando a guarda pois não enxerga a má-intenção por trás dessas palavras. Essa afirmação constante lentamente tira sua autoestima, o que é fundamental para manterem o controle e perpetuarem o abuso.

Outra forma sofisticada de controle que os abusadores fazem é algo como “dar migalhas” às vítimas. De repente eles dão presentes, propiciam bons momentos, como se isso apagasse todos os maus tratos que a pessoa sofreu.

É preciso entender que isso faz parte da dinâmica e do ciclo de abuso. É uma das formas efetivas que eles encontram para prender ainda mais a vítima.

Os abusadores são muito bons no que fazem e ótimos manipuladores. Por isso, é preciso estar atento aos sinais de alerta.

Uma associação de psicólogos elaborou uma lista de sinais comuns de relacionamento abusivo. Se você perceber que pelo menos quatro desses itens são uma constante em sua vida, procure ajuda.

  1. Ele constantemente lhe humilha e embaraça?
  2. Ele constantemente lhe coloca para baixo?
  3. Ele vive lhe criticando?
  4. Ele se recusa a conversar com você, principalmente quando há problemas no relacionamento (como ouvir que você está triste, indícios de infidelidade etc.)
  5. Ele ignora ou exclui você? Às vezes te bloqueia temporariamente para te deixar instável?
  6. Tem casos extraconjugais?
  7. Ele costuma flertar, dar em cima de mulheres na sua frente?
  8. Abusa do sarcasmo e de um tom de voz desagradável?
  9. Parece que ele tem inveja irracional de você? Diminui suas conquistas?
  10. Apresenta mau-humor extremo, principalmente quando estão em casa e sozinhos?
  11. Faz piadas ou constantemente tira sarro de você, como forma de bullying?
  12. Diz muito “Eu te amo, mas…”?
  13. Diz coisas como “Se você não fizer _____, eu irei_____” (se você fizer x coisas eu irei procurar outra mulher que faça, por exemplo)?
  14. Apresenta constante comportamento de dominação e controle?
  15. O afeto inicial do relacionamento diminuiu, ao ponto de quase não existir mais?
  16. Culpa você por tudo? Atenção, isso vale tanto para as pequenas coisas quanto as grandes. Por exemplo: “Eu deixei aquele copo sujo na pia, por que você sempre me distrai do que é importante?” “Eu te traí por que você não me dá atenção e não me satisfaz como homem, você é fraca”?
  17. Isola você de amigos e familiares? Atenção, isso nem sempre é facilmente perceptível. Ele começa criticando seus amigos e famílias, finge que gosta que saia com os amigos, mas quando chega em casa, ele está de mau-humor ou extremamente te critica.
  18. Usa o dinheiro para controlar?
  19. Liga o tempo todo ou ainda manda constantes mensagens de texto quando você não está com ele?
  20. Ameaça cometer suicídio se você terminar?

Texto: Psicólogos Berrini

Leia mais:

Leia mais sobre Comportamento

10 receitas vegetarianas e veganas para você preparar no Natal e Ano Novo

Freeletics Nutrition elaborou pratos para quem quer celebrar as festas de fim de ano sem comer carne e de maneira saudável

21 de dezembro de 2021

O Boticário lança legenda para acessibilidade olfativa nas redes sociais

Iniciativa idealizada pela W3haus, a #QueCheiroTem traz descrições que ajudam a comunidade da marca a “sentir” as fragrâncias por meio das redes sociais.

20 de dezembro de 2021

Arquidiocese de Manaus divulga calendário para Natal e Ano Novo

Celebrações e missas solenes vão marcar o nascimento de Jesus, a Sagrada Família e o dia em honra de Santa Maria Mãe de Deus.

18 de dezembro de 2021

Chef de cozinha dá dicas de ceia de Natal com ingredientes amazônicos

Pirarucu à portuguesa, farofa de banana pacovã e arroz caboquinho são pratos que vão agradar a todos e por um preço bem camarada.

18 de dezembro de 2021

Presépio flutuante inicia visita às comunidades ribeirinhas hoje

A balsa irá passar em diversas comunidades da zona ribeirinha, levando brinquedos e o encanto do Natal. Nesta quinta-feira, a embarcação segue para a primeira viagem.

16 de dezembro de 2021

Ingestão de sucos pode ajudar na recuperação da ressaca pós-confras

Entre os sucos indicados estão os de abacaxi, beterraba, melancia, melão, maçã e morango, de acordo com a nutricionista.

15 de dezembro de 2021

Estudo revela desigualdades no acesso a tratamento do câncer de mama

De acordo com estudo realizado pela Fundação do Câncer, as pacientes do SUS chegam ao tratamento em estádios mais avançados do que as pacientes do setor privado.

15 de dezembro de 2021

Músico amazonense assina trilha sonora de ‘Um presente para o Natal’

Público pode conhecer o musical assinado por César Lima no espetáculo que é apresentado, diariamente, até o dia 23 de dezembro, no Teatro Amazonas, com sessões às 20h.

15 de dezembro de 2021