fbpx

sexta, 24 de setembro de 2021

Psicólogos alertam para os sinais de relacionamentos abusivos

Abusadores usam estratégias maliciosas para jogar a culpa pelo relacionamento ruim nas vítimas deles. Confira os sinais de um relacionamento abusivo.

14 de agosto de 2021

Compartilhe

Psicólogos apontam 20 sinais de um relacionamento abusivo. Se você reconhecer quatro deles deve procurar ajuda. (Imagem: Reprodução)

Abusadores são muito bons no que fazem e encontram até mesmo formas requintadas de causar sofrimento e manter o controle sobre suas vítimas, normalmente mulheres e crianças, sem serem percebidos. Uma forma sofisticada de abuso psicológico é muitas vezes referida como “gaslighting”.

O “gaslighting” acontece quando informações falsas são apresentadas com a intenção de fazer as vítimas duvidarem de sua própria memória, percepção e sanidade. Os exemplos podem variar simplesmente do agressor negar que ocorreram incidentes abusivos anteriores para encenar eventos bizarros com a intenção de confundir a vítima.

Até mesmo um inocente “Eu te amo, mas…” pode ser um gatilho e uma forma sofisticada de abuso. Na grande maioria das vezes é uma crítica/agressão disfarçada de elogio.

Assim a vítima vai baixando a guarda pois não enxerga a má-intenção por trás dessas palavras. Essa afirmação constante lentamente tira sua autoestima, o que é fundamental para manterem o controle e perpetuarem o abuso.

Outra forma sofisticada de controle que os abusadores fazem é algo como “dar migalhas” às vítimas. De repente eles dão presentes, propiciam bons momentos, como se isso apagasse todos os maus tratos que a pessoa sofreu.

É preciso entender que isso faz parte da dinâmica e do ciclo de abuso. É uma das formas efetivas que eles encontram para prender ainda mais a vítima.

Os abusadores são muito bons no que fazem e ótimos manipuladores. Por isso, é preciso estar atento aos sinais de alerta.

Uma associação de psicólogos elaborou uma lista de sinais comuns de relacionamento abusivo. Se você perceber que pelo menos quatro desses itens são uma constante em sua vida, procure ajuda.

  1. Ele constantemente lhe humilha e embaraça?
  2. Ele constantemente lhe coloca para baixo?
  3. Ele vive lhe criticando?
  4. Ele se recusa a conversar com você, principalmente quando há problemas no relacionamento (como ouvir que você está triste, indícios de infidelidade etc.)
  5. Ele ignora ou exclui você? Às vezes te bloqueia temporariamente para te deixar instável?
  6. Tem casos extraconjugais?
  7. Ele costuma flertar, dar em cima de mulheres na sua frente?
  8. Abusa do sarcasmo e de um tom de voz desagradável?
  9. Parece que ele tem inveja irracional de você? Diminui suas conquistas?
  10. Apresenta mau-humor extremo, principalmente quando estão em casa e sozinhos?
  11. Faz piadas ou constantemente tira sarro de você, como forma de bullying?
  12. Diz muito “Eu te amo, mas…”?
  13. Diz coisas como “Se você não fizer _____, eu irei_____” (se você fizer x coisas eu irei procurar outra mulher que faça, por exemplo)?
  14. Apresenta constante comportamento de dominação e controle?
  15. O afeto inicial do relacionamento diminuiu, ao ponto de quase não existir mais?
  16. Culpa você por tudo? Atenção, isso vale tanto para as pequenas coisas quanto as grandes. Por exemplo: “Eu deixei aquele copo sujo na pia, por que você sempre me distrai do que é importante?” “Eu te traí por que você não me dá atenção e não me satisfaz como homem, você é fraca”?
  17. Isola você de amigos e familiares? Atenção, isso nem sempre é facilmente perceptível. Ele começa criticando seus amigos e famílias, finge que gosta que saia com os amigos, mas quando chega em casa, ele está de mau-humor ou extremamente te critica.
  18. Usa o dinheiro para controlar?
  19. Liga o tempo todo ou ainda manda constantes mensagens de texto quando você não está com ele?
  20. Ameaça cometer suicídio se você terminar?

Texto: Psicólogos Berrini

Leia mais:

Leia mais sobre Comportamento

Amazonas Cultura em Rede abre inscrições para projetos artísticos

O Amazonas Cultura em Rede irá disponibilizar R$ 1,2 milhão para premiação de 12 propostas. As atividades selecionadas no edital serão realizadas gratuitamente.

24 de setembro de 2021

Teatro de fantoches e brincadeiras levam educação de trânsito a crianças

A peça “Os Vingadores do Trânsito” apresentou noções básicas sobre trânsito e a importância do uso dos equipamentos de segurança.

23 de setembro de 2021

Mês das crianças chega ao ViaNorte com diversão para toda família

Para celebrar o Dia das Crianças, o Ramito Circo terá apresentações especiais nos dias 8,9,10,11 e 12 de outubro com os conhecidos palhaços Patati e Patatá.

23 de setembro de 2021

Em Manaus, Shopping expõe mais de cem cães e gatos para adoção

O público poderá conhecer de perto os pets disponíveis para adoção. Durante a programação, os visitantes também poderão conferir a palestra da zootecnista Fernanda Valentim.

22 de setembro de 2021

Ingressos para show de Whindersson em Manaus esgotam em 59 segundos

O artista piauiense vem a Manaus após ter o pedido para se apresentar na capital amazonense aceito pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC).

22 de setembro de 2021

Espetáculo ‘As Aventuras de Matilda – O Musical’ se despede de Manaus

O musical terá suas últimas apresentações no palco do Teatro Amazonas, no dia 1º de outubro, em duas sessões; confira os horários!

22 de setembro de 2021

Evento-teste na Arena da Amazônia terá show de Tierry e artistas locais

Na lista de artistas locais estão o cantor Mikael, a revelação do cenário amazonense atual; a banda Xiado da Xinela, o DJ Evandro Jr e o cantor George Japa, entre outros.

21 de setembro de 2021

Em Manaus, festival levará cultura indígena ao palco do hip hop

O Festival Break The Floor é um projeto no Prêmio Conexões Culturais e será realizado nos dias 12, 13,15 e 15 de outubro, em Manaus.

21 de setembro de 2021