fbpx

quinta, 20 de janeiro de 2022

Projeto Olho da Mata/FloNA do Purus ganhará narrativa sobre trajetória

A finalidade é contribuir para a valorização, o desenvolvimento e a circulação dos produtos do artesanato do Projeto Olho da Mata.

30 de novembro de 2021

Compartilhe

(Foto: Divulgação)

O projeto do livro “Olho da mata: manejo do cipó-titica e sementes nativas na FloNA do Purus” foi contemplado pelo edital 07/2020, Encontro das Artes, da Secretaria de Cultura/Lei Aldir Blanc, FloNA do Purus, Amazonas.

O livro “Olho da mata: manejo do cipó-titica e sementes nativas na FloNA do Purus” será lançado no dia 01 de dezembro, ás 17h30, na plataforma Zoom, com transmissão da live pelo Youtube e Facebook da Rádio Jagube, todos os links de acesso estão disponíveis em: https://linktr.ee/projetoolhodamata.

O livro surge no intuito de elaborar uma narrativa acerca do trabalho pioneiro dos mestres artesãos da Floresta Nacional do Purus, com destaque para a artesã, Arlete Maciel, que coordena em distintas fases, projetos de artesanato desde Boca do Acre até o interflúvio Purus/Juruá, nas comunidades Vila Céu do Mapiá-Pauiní/Médio Purus e Vila Céu dos Estorrões, no vale do Juruá. Surgiu da ideia de relatar a história deste processo e caminhada rumo à organização social deste grupo de artesãos que se encontra na Vila Céu do Mapiá e de articular uma rede de trabalho e comunicação, neste momento de travessia pandêmica.

O projeto reúne cerca de 40 pessoas, entre estudantes, artesãos (ãs), jovens aprendizes do Projeto do Artesanato Olho da Mata, além da coordenadora geral do projeto do livro “Olho da mata: manejo do cipó-titica e sementes nativas na FloNA do Purus”, Graça Mitoso, design em Permacultura e Sustentabilidade.

Nomes como o da coordenadora do Projeto do Artesanato Olho da Mata, Arlete Maciel; a gestora da loja Olho da Mata, Rosália Massula, o geógrafo, ambientalista, diretor da World Conservation Society (WCS), Carlos César Durigan, o ecólogo, ambientalista, Boris Marioni, e o poeta, jornalista e escritor Aldísio Filgueiras também fazem parte do projeto.

Além deles, a design em biojoias, Maria Oiticica; a neuropsicóloga, Maria de Jesus; a pesquisadora em sociocultura e populações amazônicas, Juliana Belota e a equipe do projeto Olho da Mata, a coordenadora de mídias sociais, Jackeline Monteiro, o vídeomaker, Víctor Lima, os designers gráficos, Tito Fernandes e Dênis Maerlant, os produtores Silvino Melo e Mariana Oliveira, e a equipe do canal Jagube, que atuou in loco, Anamélia Melo, na produção, Luca Cony e Ricardo Melo, cinegrafistas, Guaraciara Melo e Ana Khédlia Marinho, jornalistas, e a coordenadora do Canal Jagube, Ana Kézia Marinho, também integram o time.

O livro “Olho da mata: manejo do cipó-titica e sementes nativas na Floresta Nacional (FloNA) do Purus” foi contemplado no Edital nº 07/2020 – Concurso-Prêmio Encontro das Artes – Lei Aldir Blanc – literatura, e tem por objetivo promover ações emergenciais de enfrentamento ao SARS-CoV-2 (Covid-19), promovido pelo Governo Federal, Secretaria Estadual de Cultura e Conselho Estadual de Cultura. Além do lançamento do livro impresso, o projeto lançará o livro em formato e-book (versão digital), na página web do projeto.

A finalidade do projeto é contribuir para a valorização, o desenvolvimento e a circulação dos produtos do artesanato do Projeto Olho da Mata. O livro será lançado respeitando as medidas de isolamento social, em plataforma virtual, num evento voltado ao público jovem e adulto da comunidade.

Para o lançamento do livro e roda de conversa sobre sustentabilidade no Purus, estarão reunidos, a coordenadora geral do projeto do livro, Graça Mitoso, a coordenadora do Projeto do Artesanato Olho da Mata, Arlete Maciel, o líder da comunidade Vila Céu do Mapiá e diretor presidente da Escola de Arte e Saberes Florestais Jardim da Natureza, Alfredo Gregório Melo, os artesãos (ãs) do Projeto Olho da Mata, o presidente da Associação dos Moradores da Vila Céu do Mapiá (AMVCM), Osvaldo Guimarães, o coordenador do Instituto de Desenvolvimento Socioambiental Raimundo Irineu Serra (Idaris), Cristian Curti, a gestora da loja Olho da Mata, Rosália Massula, o geógrafo, ambientalista, diretor da WCS, Carlos César Durigan, o ecólogo, ambientalista, Boris Marioni, a pesquisadora doutora em Políticas Públicas (Idaris), Nina Lys, a jornalista, mestre em Sociologia, Juliana Belota, a especialista em neuropsicologia, Maria de Jesus; a coordenadora do Arte e Comunidade, Amanda Ayres, a coordenadora do canal Jagube, Kézia Marinho, os designers gráficos, Dênis Maerlant e Tito Fernandes, os produtores Silvino Melo e Mariana Oliveira, a coordenadora de mídias sociais do projeto do livro, Jackeline Monteiro e o coordenador de mídia visual, Vítor Lima.

Para maiores informações:
Instagram: https://www.instagram.com/olhodamata/
Fanpage: https://www.facebook.com/projetoolhodamata
E-mail: projeto.olhodamata21@gmail.com

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

10 receitas vegetarianas e veganas para você preparar no Natal e Ano Novo

Freeletics Nutrition elaborou pratos para quem quer celebrar as festas de fim de ano sem comer carne e de maneira saudável

21 de dezembro de 2021

O Boticário lança legenda para acessibilidade olfativa nas redes sociais

Iniciativa idealizada pela W3haus, a #QueCheiroTem traz descrições que ajudam a comunidade da marca a “sentir” as fragrâncias por meio das redes sociais.

20 de dezembro de 2021

Arquidiocese de Manaus divulga calendário para Natal e Ano Novo

Celebrações e missas solenes vão marcar o nascimento de Jesus, a Sagrada Família e o dia em honra de Santa Maria Mãe de Deus.

18 de dezembro de 2021

Chef de cozinha dá dicas de ceia de Natal com ingredientes amazônicos

Pirarucu à portuguesa, farofa de banana pacovã e arroz caboquinho são pratos que vão agradar a todos e por um preço bem camarada.

18 de dezembro de 2021

Presépio flutuante inicia visita às comunidades ribeirinhas hoje

A balsa irá passar em diversas comunidades da zona ribeirinha, levando brinquedos e o encanto do Natal. Nesta quinta-feira, a embarcação segue para a primeira viagem.

16 de dezembro de 2021

Ingestão de sucos pode ajudar na recuperação da ressaca pós-confras

Entre os sucos indicados estão os de abacaxi, beterraba, melancia, melão, maçã e morango, de acordo com a nutricionista.

15 de dezembro de 2021

Estudo revela desigualdades no acesso a tratamento do câncer de mama

De acordo com estudo realizado pela Fundação do Câncer, as pacientes do SUS chegam ao tratamento em estádios mais avançados do que as pacientes do setor privado.

15 de dezembro de 2021

Músico amazonense assina trilha sonora de ‘Um presente para o Natal’

Público pode conhecer o musical assinado por César Lima no espetáculo que é apresentado, diariamente, até o dia 23 de dezembro, no Teatro Amazonas, com sessões às 20h.

15 de dezembro de 2021