fbpx

quarta, 22 de setembro de 2021

Projeto Ecoando traz exposição inédita de artistas de Parintins

Show de toadas, promoções culturais e até uma rifa beneficente para os fãs de itens de Garantido e Caprichoso também fazem parte da programação

29 de agosto de 2021

Compartilhe

(Foto: Reprodução)

O projeto Ecoando traz para Manaus, no próximo sábado (4), a partir das 17h, o show “Ecoando com o Grupo Toada de Roda”. A apresentação do grupo,  pioneiro na pesquisa e divulgação das toadas históricas dos bois-bumbás de Parintins, acontece na acontece na Casa Luppi, localizada na rua Ferreira Pena, 139, centro da cidade. Também no mesmo espaço, a exposição “Ecoando Arte” vai mostrar, a partir do dia 2, quinta-feira, trabalhos de vários artistas parintinenses, em uma mostra inédita na capital.

Estarão expondo Sorin Sena e equipe Kuarup, com trabalhos feitos em metal e material reciclado, em um conjunto de esculturas batizado de “A Arte de Metamorfosear”. A dupla Júnior Fuziel e Glaedson Azevedo trará a mostra intitulada “Tambores da Terra”, com quadros de óleo sobre tela inspirados no folcore amazônico, que serão apresentados de forma virutal.

Também inspirada na nossa cultura, a exposição “Cenas do Festival Folclórico de Parintins”, assinada pelo artista Pedro Evangelista vai trazer peças produzidas com a técnica de colagem em E.V.A., representando momentos das apresentações de Garantido e Caprichoso. A quarta exposição dessa mostra coletiva é assinada por meninos e meninas, jovens talentos parintinenses, do Coletivo Ártrua, com a coleção “Estampas Artesanais em Camisas”, sob a coordenação do artista Miguel Carneiro. Todas as peças com desenhos exclusivos estarão à venda para o público visitante e serão apresentadas em um desfile. 

A exposição começa na quinta-feira (2) e vai até o sábado (4), com visitação gratuita a partir das 9h. As visitas devem ser agendas pelo telefone (92) 99183.9139. Os protocolos sanitários serão cumpridos: entrada no local somente com máscara e o visitante deverá apresentar o documento comprovando que está vacinado.

Rifa online beneficente

O evento também vai ter um lado beneficente com participação irresistível para os fãs de itens de Garantido e Caprichoso. Uma rifa online vai rodar a partir deste domingo (29). Os prêmios serão blusas com estampas exclusivas dos itens.  A renda será destinada à Casa Vhida de apoio à criança com HIV e às equipes de apoio dos artistas participantes.

Do lado do Garantido, Isabelle Nogueira (cunhã-poranga) e David Assayag (levantador), e do lado do Caprichoso, Marcielle Albuquerque (cunhã-poranga) e Edmundo Oram (apresentador), são os itens que estarão estampados nas blusas. O link de escolha de números será divulgado nas redes sociais e sites de notícia. 

David Assayag também vai levar peças da grife “A Voz da Amazônia”, que estarão disponíveis para compra.

Venda de mesas e protocolos de segurança

As vendas online das mesas já estão abertas. Por conta dos protocolos de segurança sanitária, contra a covid-19, o espaço será ocupado por apenas 100 mesas. Os lugares individuais estão sendo vendidos e as informações podem ser obtidas pelo telefone (92) 99183.9139. Na entrada do evento, será exigido documento comprovando que pessoa está vacinada contra o novo coronavírus.

A realização do evento é da Em Movimento (Consultoria, Mentoria e Produção de Eventos), com apoio cultural do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC), e da TV Encontro das Águas. A curadoria da exposição é da SEC, sob a coordenação de Cristóvão Coutinho. O projeto Ecoando tem, como objetivos principais: divulgar o ritmo amazônico a toada de boi-bumbá; intensificar o intercâmbio cultural entre os municípios Parintins e Manaus e entreter o público manauara com evento de qualidade.

O Toada de Roda

A pesquisa, a necessidade de registrar e   difundir a musicalidade da poesia parintinense, foi a deixa para a criação do Grupo Toada de Roda, a formação do grupo também é muito significativa: os componentes são músicos, envolvidos culturalmente com os Bois Garantido e Caprichoso, trazem no DNA, a melodia de Parintins, dos mestres, e seguem na missão de cantar Toada de raiz, com carinho, elegância, galanteio e a delicadeza da saudade de quem respeita a tradição. 

O ritmo não está desassociado da herança cultural de cada membro do grupo, é possível sentir aquele toque bem tocado, a poesia cantada e quem os ouve, sente o som que transcende o físico e a essência da toada chega na memória afetiva, mesmo de quem não nasceu em Parintins. 

Leia mais sobre Comportamento

Evento-teste na Arena da Amazônia terá show de Tierry e artistas locais

Na lista de artistas locais estão o cantor Mikael, a revelação do cenário amazonense atual; a banda Xiado da Xinela, o DJ Evandro Jr e o cantor George Japa, entre outros.

21 de setembro de 2021

Em Manaus, festival levará cultura indígena ao palco do hip hop

O Festival Break The Floor é um projeto no Prêmio Conexões Culturais e será realizado nos dias 12, 13,15 e 15 de outubro, em Manaus.

21 de setembro de 2021

Capacitismo: expressões são discriminatórias com quem tem deficiência

O capacitismo envolve uma preconcepção sobre as capacidades de alguém com deficiência e geralmente reduz a pessoa a essa deficiência.

21 de setembro de 2021

Em Manaus, programação da 15ª Primavera dos Museus começa nesta terça

Circuito nacional e gratuito tem lançamento de exposições, visitas mediadas e virtuais a museus, apresentação de teatro, exibição de filmes, palestras e saraus.

20 de setembro de 2021

Finalista do The Voice Kids: Izabelle recebe apoio para impulsionar carreira

No próximo domingo (26), Izabelle deve contar com o apoio de toda população amazonense para conquistar votos e sagrar-se campeã do programa pelo time Gaby Amarantos.

20 de setembro de 2021

Ator Luis Gustavo, o eterno Mário Fofoca, morre aos 87 anos

Entre os personagens mais lembrados que Luis Gustavo interpretou nas novelas destacam-se o detetive Mário Fofoca, Beto Rockfeller e o costureiro Victor Valentim.

20 de setembro de 2021

Aquecimento global: Ondas de calor podem afetar 70% da população

Aquecimento global pode afetar a produção agrícola, que tende a cair 30% sem redução de emissões até 2030.

19 de setembro de 2021

Estudo aponta que em 30 anos desmatamento destruiu 20% da Amazônia

Especialistas defendem que há potencial para desenvolver negócios na Amazônia ao aliar desenvolvimento econômico com conservação da floresta em pé.

17 de setembro de 2021