fbpx

sábado, 29 de janeiro de 2022

Projeto Ecoando traz exposição inédita de artistas de Parintins

Show de toadas, promoções culturais e até uma rifa beneficente para os fãs de itens de Garantido e Caprichoso também fazem parte da programação

29 de agosto de 2021

Compartilhe

(Foto: Reprodução)

O projeto Ecoando traz para Manaus, no próximo sábado (4), a partir das 17h, o show “Ecoando com o Grupo Toada de Roda”. A apresentação do grupo,  pioneiro na pesquisa e divulgação das toadas históricas dos bois-bumbás de Parintins, acontece na acontece na Casa Luppi, localizada na rua Ferreira Pena, 139, centro da cidade. Também no mesmo espaço, a exposição “Ecoando Arte” vai mostrar, a partir do dia 2, quinta-feira, trabalhos de vários artistas parintinenses, em uma mostra inédita na capital.

Estarão expondo Sorin Sena e equipe Kuarup, com trabalhos feitos em metal e material reciclado, em um conjunto de esculturas batizado de “A Arte de Metamorfosear”. A dupla Júnior Fuziel e Glaedson Azevedo trará a mostra intitulada “Tambores da Terra”, com quadros de óleo sobre tela inspirados no folcore amazônico, que serão apresentados de forma virutal.

Também inspirada na nossa cultura, a exposição “Cenas do Festival Folclórico de Parintins”, assinada pelo artista Pedro Evangelista vai trazer peças produzidas com a técnica de colagem em E.V.A., representando momentos das apresentações de Garantido e Caprichoso. A quarta exposição dessa mostra coletiva é assinada por meninos e meninas, jovens talentos parintinenses, do Coletivo Ártrua, com a coleção “Estampas Artesanais em Camisas”, sob a coordenação do artista Miguel Carneiro. Todas as peças com desenhos exclusivos estarão à venda para o público visitante e serão apresentadas em um desfile. 

A exposição começa na quinta-feira (2) e vai até o sábado (4), com visitação gratuita a partir das 9h. As visitas devem ser agendas pelo telefone (92) 99183.9139. Os protocolos sanitários serão cumpridos: entrada no local somente com máscara e o visitante deverá apresentar o documento comprovando que está vacinado.

Rifa online beneficente

O evento também vai ter um lado beneficente com participação irresistível para os fãs de itens de Garantido e Caprichoso. Uma rifa online vai rodar a partir deste domingo (29). Os prêmios serão blusas com estampas exclusivas dos itens.  A renda será destinada à Casa Vhida de apoio à criança com HIV e às equipes de apoio dos artistas participantes.

Do lado do Garantido, Isabelle Nogueira (cunhã-poranga) e David Assayag (levantador), e do lado do Caprichoso, Marcielle Albuquerque (cunhã-poranga) e Edmundo Oram (apresentador), são os itens que estarão estampados nas blusas. O link de escolha de números será divulgado nas redes sociais e sites de notícia. 

David Assayag também vai levar peças da grife “A Voz da Amazônia”, que estarão disponíveis para compra.

Venda de mesas e protocolos de segurança

As vendas online das mesas já estão abertas. Por conta dos protocolos de segurança sanitária, contra a covid-19, o espaço será ocupado por apenas 100 mesas. Os lugares individuais estão sendo vendidos e as informações podem ser obtidas pelo telefone (92) 99183.9139. Na entrada do evento, será exigido documento comprovando que pessoa está vacinada contra o novo coronavírus.

A realização do evento é da Em Movimento (Consultoria, Mentoria e Produção de Eventos), com apoio cultural do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC), e da TV Encontro das Águas. A curadoria da exposição é da SEC, sob a coordenação de Cristóvão Coutinho. O projeto Ecoando tem, como objetivos principais: divulgar o ritmo amazônico a toada de boi-bumbá; intensificar o intercâmbio cultural entre os municípios Parintins e Manaus e entreter o público manauara com evento de qualidade.

O Toada de Roda

A pesquisa, a necessidade de registrar e   difundir a musicalidade da poesia parintinense, foi a deixa para a criação do Grupo Toada de Roda, a formação do grupo também é muito significativa: os componentes são músicos, envolvidos culturalmente com os Bois Garantido e Caprichoso, trazem no DNA, a melodia de Parintins, dos mestres, e seguem na missão de cantar Toada de raiz, com carinho, elegância, galanteio e a delicadeza da saudade de quem respeita a tradição. 

O ritmo não está desassociado da herança cultural de cada membro do grupo, é possível sentir aquele toque bem tocado, a poesia cantada e quem os ouve, sente o som que transcende o físico e a essência da toada chega na memória afetiva, mesmo de quem não nasceu em Parintins. 

Leia mais sobre Comportamento

10 receitas vegetarianas e veganas para você preparar no Natal e Ano Novo

Freeletics Nutrition elaborou pratos para quem quer celebrar as festas de fim de ano sem comer carne e de maneira saudável

21 de dezembro de 2021

O Boticário lança legenda para acessibilidade olfativa nas redes sociais

Iniciativa idealizada pela W3haus, a #QueCheiroTem traz descrições que ajudam a comunidade da marca a “sentir” as fragrâncias por meio das redes sociais.

20 de dezembro de 2021

Arquidiocese de Manaus divulga calendário para Natal e Ano Novo

Celebrações e missas solenes vão marcar o nascimento de Jesus, a Sagrada Família e o dia em honra de Santa Maria Mãe de Deus.

18 de dezembro de 2021

Chef de cozinha dá dicas de ceia de Natal com ingredientes amazônicos

Pirarucu à portuguesa, farofa de banana pacovã e arroz caboquinho são pratos que vão agradar a todos e por um preço bem camarada.

18 de dezembro de 2021

Presépio flutuante inicia visita às comunidades ribeirinhas hoje

A balsa irá passar em diversas comunidades da zona ribeirinha, levando brinquedos e o encanto do Natal. Nesta quinta-feira, a embarcação segue para a primeira viagem.

16 de dezembro de 2021

Ingestão de sucos pode ajudar na recuperação da ressaca pós-confras

Entre os sucos indicados estão os de abacaxi, beterraba, melancia, melão, maçã e morango, de acordo com a nutricionista.

15 de dezembro de 2021

Estudo revela desigualdades no acesso a tratamento do câncer de mama

De acordo com estudo realizado pela Fundação do Câncer, as pacientes do SUS chegam ao tratamento em estádios mais avançados do que as pacientes do setor privado.

15 de dezembro de 2021

Músico amazonense assina trilha sonora de ‘Um presente para o Natal’

Público pode conhecer o musical assinado por César Lima no espetáculo que é apresentado, diariamente, até o dia 23 de dezembro, no Teatro Amazonas, com sessões às 20h.

15 de dezembro de 2021