fbpx

quinta, 20 de janeiro de 2022

Projeto cultural quer levar estudantes aos museus sem sair de casa

Atividades acontecerão entre dezembro de 2021 e maio de 2022. Estudantes de 11 a 17 anos da rede pública de ensino são convidados a conhecerem exposições virtuais em museus.

27 de novembro de 2021

Compartilhe

Projeto cultural quer levar estudantes aos museus sem sair de casa (Foto: Divulgação)

O projeto ‘Legado na Comunidade: Programa Arte e Jovens nos Museus’, chega a Manaus em dezembro deste ano e traz a proposta de incentivar jovens e adolescentes da rede pública de ensino a expandirem o conhecimento cultural a partir de visitas aos museus e às exposições artísticas, tudo de forma eletrônica.

As atividades acontecerão entre dezembro de 2021 e maio de 2022. Estudantes de 11 a 17 anos da rede pública de ensino da cidade são convidados a conhecerem exposições virtuais gratuitas, guiadas por arte-educadores. A primeira visita está marcada para o dia 10 de dezembro.

As inscrições devem ser feitas no site www.ntics.com.br/arteejovensnosmuseus.

Capacitação para professores

O programa também abrange capacitação para professores da rede pública, que serão convidados a participar de workshop sobre arte como ferramenta de ensino, que acontecerá no dia 9 de dezembro, de 16h às 17h.

Realizado pela Sustentabilidade e Cultura Produções, em parceria com a NTICS Projetos e patrocinado pela Whirlpool Corporation e, ainda, com apoio da Prefeitura de Manaus, a iniciativa pretende democratizar o acesso aos programas culturais e incentivar as visitas presenciais aos museus da cidade, especialmente após o período de isolamento social ocasionado pela pandemia da Covid-19.

As exposições em Manaus

No projeto, ainda que virtualmente, os estudantes poderão sentir a experiência de estar em um museu, assistir às diferentes exposições e participar de uma visita on-line. Em Manaus, as exposições terão como cenário virtual, com imagens em 3D, o Museu da Cidade (antigo Museu do Paço).

O tema da primeira exposição que começa no dia 10 de dezembro é “Habilidades do Futuro – A coragem de ser quem somos”, que vai mostrar as competências e aptidões mais demandadas em um futuro próximo, mais moderno e tecnológico.

As outras duas mostras, já em 2022, vão abordar os temas “Fotógrafos da Natureza – Brasil” e “Empreendedoras do Século”.

Cada exposição terá duração de dois meses. Após esse período, como legado para a comunidade local, a mostra continuará no ar e poderá ser acessada por toda a população. A expectativa é atender cerca de duas mil pessoas em Manaus. Além da capital amazonense, o projeto também será apresentado ao público de Joinville (SC) e Rio Claro (SP), cidades onde a Whirlpool Corporation possui operações.

“Para nós da Whirlpool, é muito recompensador investir em ações sociais voltadas para educação e sustentabilidade. Entendemos a importância de levar conhecimento, por meio de eventos com programações e experiências culturais, de forma inclusiva e diversa, como um de nossos compromissos com as futuras gerações”, comenta Eduardo Vasconcelos, diretor de Relações Institucionais da Whirlpool.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

10 receitas vegetarianas e veganas para você preparar no Natal e Ano Novo

Freeletics Nutrition elaborou pratos para quem quer celebrar as festas de fim de ano sem comer carne e de maneira saudável

21 de dezembro de 2021

O Boticário lança legenda para acessibilidade olfativa nas redes sociais

Iniciativa idealizada pela W3haus, a #QueCheiroTem traz descrições que ajudam a comunidade da marca a “sentir” as fragrâncias por meio das redes sociais.

20 de dezembro de 2021

Arquidiocese de Manaus divulga calendário para Natal e Ano Novo

Celebrações e missas solenes vão marcar o nascimento de Jesus, a Sagrada Família e o dia em honra de Santa Maria Mãe de Deus.

18 de dezembro de 2021

Chef de cozinha dá dicas de ceia de Natal com ingredientes amazônicos

Pirarucu à portuguesa, farofa de banana pacovã e arroz caboquinho são pratos que vão agradar a todos e por um preço bem camarada.

18 de dezembro de 2021

Presépio flutuante inicia visita às comunidades ribeirinhas hoje

A balsa irá passar em diversas comunidades da zona ribeirinha, levando brinquedos e o encanto do Natal. Nesta quinta-feira, a embarcação segue para a primeira viagem.

16 de dezembro de 2021

Ingestão de sucos pode ajudar na recuperação da ressaca pós-confras

Entre os sucos indicados estão os de abacaxi, beterraba, melancia, melão, maçã e morango, de acordo com a nutricionista.

15 de dezembro de 2021

Estudo revela desigualdades no acesso a tratamento do câncer de mama

De acordo com estudo realizado pela Fundação do Câncer, as pacientes do SUS chegam ao tratamento em estádios mais avançados do que as pacientes do setor privado.

15 de dezembro de 2021

Músico amazonense assina trilha sonora de ‘Um presente para o Natal’

Público pode conhecer o musical assinado por César Lima no espetáculo que é apresentado, diariamente, até o dia 23 de dezembro, no Teatro Amazonas, com sessões às 20h.

15 de dezembro de 2021