fbpx

terça, 21 de setembro de 2021

Professora de educação física tem a inclusão social como bandeira

Viviane Ferreira foi atleta de basquete e passou por uma amputação da perna em 2001 após o diagnóstico de trombose.

16 de agosto de 2021

Compartilhe

(Foto: Divulgação/Semcom)

Uma vida dedicada ao esporte. É desta forma que se define a trajetória da professora Viviane Ferreira, pessoa com deficiência (PcD) e servidora da Prefeitura de Manaus. Tanto que carrega a inclusão social como bandeira por meio do projeto “Viva as diferenças”, realizado pela Subsecretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel). Viviane está também entre as centenas de PcDs hoje inseridos nas secretarias municipais, dentro da Política de Inclusão que vem ganhando força nesta gestão.

Durante a adolescência, Viviane foi atleta de basquete, defendendo as cores de escolas tradicionais como o La Salle, chegando inclusive a ingressar na seleção do Amazonas. A ligação com o esporte foi fundamental para escolher cursar Educação Física. E foi justamente no ano da formatura que sua história mudou.

“Em 2001 fui diagnosticada com um melanoma, um câncer de pele avançado. Logo comecei o tratamento, mas em decorrência de complicações e uma trombose, tive que fazer a amputação da minha perna. Eu poderia muito bem parar, inclusive me aposentar devido à deficiência, mas não quis, porque eu sempre vi na educação física a minha paixão”, destacou Viviane.

O amor pelo esporte conduziu a professora a quebrar barreiras. Tanto que desde 2008 Viviane é servidora da Prefeitura de Manaus. Atuando na área esportiva, ela relata o respeito que tem por parte dos colegas de trabalho e dos pais dos alunos. E diz ainda que é gratificante ver de perto todas as conquistas das crianças e jovens que instrui no dia a dia das atividades.

“Dou aula dentro do projeto ‘Viva as Diferenças’. Tenho alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), síndrome de Down e deficiências. Eles são agitados, mas consegui juntar o amor ao esporte à minha vontade de fazer a diferença na vida dessas pessoas. Muitos professores não sabem lidar com essas diferenças, mas aprendi e tratá-los da mesma forma e com o mesmo respeito que gostaria de receber”, enfatizou a educadora.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

Em Manaus, programação da 15ª Primavera dos Museus começa nesta terça

Circuito nacional e gratuito tem lançamento de exposições, visitas mediadas e virtuais a museus, apresentação de teatro, exibição de filmes, palestras e saraus.

20 de setembro de 2021

Finalista do The Voice Kids: Izabelle recebe apoio para impulsionar carreira

No próximo domingo (26), Izabelle deve contar com o apoio de toda população amazonense para conquistar votos e sagrar-se campeã do programa pelo time Gaby Amarantos.

20 de setembro de 2021

Ator Luis Gustavo, o eterno Mário Fofoca, morre aos 87 anos

Entre os personagens mais lembrados que Luis Gustavo interpretou nas novelas destacam-se o detetive Mário Fofoca, Beto Rockfeller e o costureiro Victor Valentim.

20 de setembro de 2021

Aquecimento global: Ondas de calor podem afetar 70% da população

Aquecimento global pode afetar a produção agrícola, que tende a cair 30% sem redução de emissões até 2030.

19 de setembro de 2021

Estudo aponta que em 30 anos desmatamento destruiu 20% da Amazônia

Especialistas defendem que há potencial para desenvolver negócios na Amazônia ao aliar desenvolvimento econômico com conservação da floresta em pé.

17 de setembro de 2021

GACC-AM coordena campanha de sensibilização contra o câncer infantojuvenil

A entidade realizará ações de distribuição de folhetos informativos sobre diagnóstico precoce e atividades interativas com cerca de 30 crianças em tratamento no Hemoam.

17 de setembro de 2021

Em setembro, Casa Vhida realiza mais uma edição da Feijoada no Pote

A Feijoada ocorre em sistema de drive-thru (o cliente recebe os itens no carro), evitando possíveis aglomerações e garantindo maior segurança a quem comparecer no evento.

17 de setembro de 2021

Parque do Mindu tem eventos para todos os públicos neste sábado

Esporte, bem-estar, ações de meio ambiente e interação com a natureza são algumas atividades que o público pode fazer no sábado (18) se for visitar o Parque do Mindu.

17 de setembro de 2021