fbpx

domingo, 16 de janeiro de 2022

Primeiro Festival de Circo será realizado de 2 a 7 de outubro em Manaus

As apresentações serão realizadas em diversos pontos da cidade, como o Centro Cultural Barravento, o Amazon Master Circus e o Ramito Circo.

28 de setembro de 2021

Compartilhe

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, realiza o primeiro Festival de Circo do Amazonas, a partir do sábado (2) até o dia 7 de outubro, com espetáculos e oficinas em Manaus. A programação inicia com uma palestra do ator e produtor cultural Marcos Frota. A programação é gratuita.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, afirma que o evento era uma demanda da classe e um compromisso da gestão do governador Wilson Lima.

“Desde o começo desta gestão, temos conversado com todas as categorias e segmentos artísticos, no intuito de encontrar formas de atender melhor a todos. Não foi diferente com o segmento circense. O primeiro Festival de Circo do Amazonas vai reunir diversos artistas em diferentes pontos de Manaus para apresentar e celebrar a arte do circo, que é tão antiga e está sempre se renovando. Esperamos que o público possa apreciar nossos artistas”, declara.

A programação inicia com um workshop do ator, produtor cultural e circense Marcos Frota, sobre o novo lugar do circo brasileiro, no sábado, das 10h ao meio-dia, no Circus Marcos Frota, localizado na avenida Belmiro Vianez, s/nº, bairro Alvorada.

De acordo com o ator, a palestra vai discutir também a atividade circense e a carreira do artista de circo no setor cultural. As inscrições podem ser feitas neste link: https://forms.gle/r4iGodDHdD1Jov9b6.

“Estarei presente para destacar a importância do circo na retomada de atividades presenciais na área da cultura, mas, principalmente, sobre o protagonismo que o circo tem neste momento da vida cultural em todo o nosso país”, revela Frota.

Apresentações

No fim de semana em que se inicia o evento serão realizadas apresentações no Largo de São Sebastião, com o espetáculo de rua do projeto “Roda na Praça”, no sábado (02/10), e com o espetáculo “Ensaio Geral”, de Klindson Cruz, no domingo (03/10), ambos às 17h30.

A atriz, produtora cultural e palhaça Ana Oliveira, coordenadora do “Roda na Praça” – projeto independente desenvolvido por vários artistas locais –, explica que o espetáculo reúne números variados da arte circense, como palhaçaria, malabares, truques de mágica, entre outros. Ana acredita que o festival vai mobilizar o público a se interessar mais pela arte do circo no estado.

“O circo é muito diverso, então é muito importante poder abranger todas as linguagens e possibilidades do fazer circense, que vai desde o mais tradicional até artistas de rua, ou até para quem está saindo do teatro e pesquisando sobre o circo. Todos podem celebrar essa arte milenar”, ressalta Ana.

A programação até o dia 7 de outubro ainda conta com performances da Associação dos Artistas Circenses, Artistas do Circo Ramito, o projeto “Roda na Praça” e Grupo Cacompanhia.

As apresentações serão realizadas em diversos pontos da cidade, como o Centro Cultural Barravento, no bairro Praça 14; o Amazon Master Circus, no bairro Aleixo; e o Ramito Circo, no estacionamento do Shopping Via Norte. O encerramento do festival será no Teatro Amazonas.

Para participar das apresentações e oficinas, o público deverá apresentar a carteira de vacinação com duas doses, ou dentro do intervalo para a aplicação da segunda dose. Os locais também permitirão a entrada até 75% da capacidade, conforme decreto do Governo do Amazonas.

Oficinas

Entre as atividades formativas, ainda estão incluídas oficinas de Monociclo, que acontece no sábado (02/10), com a artista circense venezuelana Teffy Rojas; de Malabares, no domingo (03/10), com Denys Cauper, licenciado em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e integrante do projeto “Roda na Praça”; além de Tecido, com o bailarino, performer e artista circense, José Arenas; de Lira Circense, com a bailarina, atriz, acrobata e palhaça Francine Marie, e a oficina de Handstand, com o artista, produtor cultural e educador Jean Winder.

As inscrições para as oficinas são gratuitas e podem ser feitas pela internet. Os links para inscrição estão na programação completa.

Confira a programação:

DIAS DAS APRESENTAÇÕES

2 de outubro (sábado), às 17h30

O quê: Espetáculo de rua com o projeto “Roda na Praça”

Local: Largo de São Sebastião, Centro

3 de outubro (domingo), às 17h30

O quê: Espetáculo “Ensaio Geral”, com Klindson Cruz

Local: Largo de São Sebastião, Centro

4 de outubro (segunda-feira), das 9h às 11h

O quê: Show de artistas de circo

Local: Amazon Master Circus, avenida André Araújo, 2.800, Aleixo

5 de outubro (terça-feira), das 9h às 11h

O quê: Show da Associação dos Artistas Circenses

Local: Ramito Circo, no estacionamento do Shopping Via Norte, avenida Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, 3.760, bairro Monte das Oliveiras

6 de outubro (quarta-feira), das 9h às 11h

O quê: Show da Associação dos Artistas Circenses

Local: Ramito Circo

7 de outubro (quinta-feira)

Das 9h às 11h

O quê: Show da Associação dos Artistas Circenses

Local: Ramito Circo

20h

O quê: Encerramento com o grupo Cacompanhia

Local: Teatro Amazonas, avenida Eduardo Ribeiro, Centro

Necessário agendamento pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br)

DIAS DAS OFICINAS

2 de outubro (sábado)

Das 10h ao meio-dia

O quê: Palestra com o ator Marcos Frota

Local: Circus Marcos Frota, avenida Belmiro Vianez, s/nº, Alvorada

Link para inscrição: https://forms.gle/r4iGodDHdD1Jov9b6

Das 14h às 17h

O quê: Oficina de Monociclo, com Teffy Rojas

Local: Centro Cultural Barravento – avenida Jonathas Pedrosa, nº 1166, Praça 14 de Janeiro

Link para inscrição: https://forms.gle/7yvXKWbcB6HXWHPN8

3 de outubro (domingo), das 14h às 17h

O quê: Oficina de Malabares, com Denys Cauper

Local: Centro Cultural Barravento

Link para inscrição: https://forms.gle/cVqQppsYLmMTZrKL9

4 de outubro (segunda-feira), das 14h às 17h

O quê: Oficina de Tecido, com José Arenas

Local: Centro Cultural Barravento

Link: https://forms.gle/CxhGy83m7CmMSZ2aA

5 de outubro (terça-feira), das 14h às 17h

O quê: Oficina de Lira, com Francine Marie

Local: Centro Cultural Barravento

Link: https://forms.gle/wJAuttUF2S6wEhrG8

6 de outubro (quarta-feira), das 14h às 17h

O quê: Oficina de Handstand, com Jean Winder

Local: Centro Cultural Barravento

Link: https://forms.gle/qPSuTRMyPUbZxp7h8

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

10 receitas vegetarianas e veganas para você preparar no Natal e Ano Novo

Freeletics Nutrition elaborou pratos para quem quer celebrar as festas de fim de ano sem comer carne e de maneira saudável

21 de dezembro de 2021

O Boticário lança legenda para acessibilidade olfativa nas redes sociais

Iniciativa idealizada pela W3haus, a #QueCheiroTem traz descrições que ajudam a comunidade da marca a “sentir” as fragrâncias por meio das redes sociais.

20 de dezembro de 2021

Arquidiocese de Manaus divulga calendário para Natal e Ano Novo

Celebrações e missas solenes vão marcar o nascimento de Jesus, a Sagrada Família e o dia em honra de Santa Maria Mãe de Deus.

18 de dezembro de 2021

Chef de cozinha dá dicas de ceia de Natal com ingredientes amazônicos

Pirarucu à portuguesa, farofa de banana pacovã e arroz caboquinho são pratos que vão agradar a todos e por um preço bem camarada.

18 de dezembro de 2021

Presépio flutuante inicia visita às comunidades ribeirinhas hoje

A balsa irá passar em diversas comunidades da zona ribeirinha, levando brinquedos e o encanto do Natal. Nesta quinta-feira, a embarcação segue para a primeira viagem.

16 de dezembro de 2021

Ingestão de sucos pode ajudar na recuperação da ressaca pós-confras

Entre os sucos indicados estão os de abacaxi, beterraba, melancia, melão, maçã e morango, de acordo com a nutricionista.

15 de dezembro de 2021

Estudo revela desigualdades no acesso a tratamento do câncer de mama

De acordo com estudo realizado pela Fundação do Câncer, as pacientes do SUS chegam ao tratamento em estádios mais avançados do que as pacientes do setor privado.

15 de dezembro de 2021

Músico amazonense assina trilha sonora de ‘Um presente para o Natal’

Público pode conhecer o musical assinado por César Lima no espetáculo que é apresentado, diariamente, até o dia 23 de dezembro, no Teatro Amazonas, com sessões às 20h.

15 de dezembro de 2021