fbpx

domingo, 14 de agosto de 2022

Prevenção à surdez: cuidado com a audição começa no fonoaudiólogo

O fonoaudiólogo é capacitado para prevenir, promover, diagnosticar e tratar os diferentes tipos e graus de perda auditiva.

10 de novembro de 2021

Compartilhe

Surdez pode apresentar vários, tipos, graus, presente desde o nascimento ou adquirida ao longo da vida (Foto: Reprodução)

Hoje (10) é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, cujo objetivo é conscientizar a sociedade sobre os riscos das doenças auditivas. Estima-se que 5% da população brasileira tenha algum problema relacionado à surdez, por isso é importante que as pessoas estejam atentas para a saúde dos ouvidos.

De acordo com a fonoaudióloga Aline Assi, a surdez é o nome popular dado à impossibilidade ou dificuldade de ouvir. Essa deficiência auditiva pode apresentar vários, tipos, graus, presente desde o nascimento ou adquirida ao longo da vida.

“Existem vários fatores que provocam a surdez, como a hereditariedade, o nascimento prematuro, infecções e até o uso incorreto de fones de ouvido. Mas é uma patologia que tem tratamento que pode ser iniciado logo após os exames comprobatórios”, afirma a fonoaudióloga.

O fonoaudiólogo é capacitado para prevenir, promover, diagnosticar e tratar os diferentes tipos e graus de perda auditiva. Junto ao otorrinolaringologista, deve ser procurado ao primeiro sinal de alteração na audição.

“O cuidado com a audição deve ser diário. Não colocar objetos no ouvido, evitar sons altos, principalmente vindo do fone de ouvido, utilizar os EPIs corretamente em trabalhos com ruído intenso são algumas das precauções, mas nada substitui a avaliação de um profissional de saúde. Procure um fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista se perceber alguma mudança e siga as recomendações”, orienta Aline.

Onde buscar atendimento gratuito

A Uninorte oferece à população a Clínica-escola de Fonoaudiologia para consultas gratuitas.

No espaço, são realizados exames de meatoscopia, audiometria tonal e vocal, timpanometria e teste da orelhinha, entre outros.

A clínica funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h. Para marcar uma consulta, basta agendar pelo telefone (92) 3212-5140. A clínica fica na Rua Jonathas Pedrosa, 1122, Praça 14.  

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

10 receitas vegetarianas e veganas para você preparar no Natal e Ano Novo

Freeletics Nutrition elaborou pratos para quem quer celebrar as festas de fim de ano sem comer carne e de maneira saudável

21 de dezembro de 2021

O Boticário lança legenda para acessibilidade olfativa nas redes sociais

Iniciativa idealizada pela W3haus, a #QueCheiroTem traz descrições que ajudam a comunidade da marca a “sentir” as fragrâncias por meio das redes sociais.

20 de dezembro de 2021

Arquidiocese de Manaus divulga calendário para Natal e Ano Novo

Celebrações e missas solenes vão marcar o nascimento de Jesus, a Sagrada Família e o dia em honra de Santa Maria Mãe de Deus.

18 de dezembro de 2021

Chef de cozinha dá dicas de ceia de Natal com ingredientes amazônicos

Pirarucu à portuguesa, farofa de banana pacovã e arroz caboquinho são pratos que vão agradar a todos e por um preço bem camarada.

18 de dezembro de 2021

Presépio flutuante inicia visita às comunidades ribeirinhas hoje

A balsa irá passar em diversas comunidades da zona ribeirinha, levando brinquedos e o encanto do Natal. Nesta quinta-feira, a embarcação segue para a primeira viagem.

16 de dezembro de 2021

Ingestão de sucos pode ajudar na recuperação da ressaca pós-confras

Entre os sucos indicados estão os de abacaxi, beterraba, melancia, melão, maçã e morango, de acordo com a nutricionista.

15 de dezembro de 2021

Estudo revela desigualdades no acesso a tratamento do câncer de mama

De acordo com estudo realizado pela Fundação do Câncer, as pacientes do SUS chegam ao tratamento em estádios mais avançados do que as pacientes do setor privado.

15 de dezembro de 2021

Músico amazonense assina trilha sonora de ‘Um presente para o Natal’

Público pode conhecer o musical assinado por César Lima no espetáculo que é apresentado, diariamente, até o dia 23 de dezembro, no Teatro Amazonas, com sessões às 20h.

15 de dezembro de 2021