fbpx

terça, 21 de setembro de 2021

Pilates reduz sintomas da dor lombar crônica na gravidez, aponta estudo

A prática da modalidade aumenta a estabilidade lombar e pélvica, melhora a postura, treina a respiração e aumenta a força e a flexibilidade.

12 de agosto de 2021

Compartilhe

Lombalgia atinge metade das gestantes (Foto: Reprodução)

A gravidez pode ser um momento muito especial na vida de uma mulher. Porém, grande parte das gestantes pode sofrer de dor lombar crônica ao longo da gestação.

A boa notícia é que os exercícios de Pilates são eficazes para reduzir a dor e a incapacidade relacionadas à dor nas costas. Essas foram as conclusões de um estudo, publicado no  Journal of Back and Musculoskeletal Rehabilitation.

Segundo a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, especialista em Pilates, ganho de peso, alterações posturais e flutuação hormonal na gravidez podem causar problemas no sistema musculoesquelético.

“Na gestação, é secretada pela placenta a relaxina, um hormônio necessário para o relaxamento dos ligamentos pélvicos e de suporte a coluna. O objetivo é preparar o corpo para o parto. Entretanto, isso pode desencadear a lombalgia e dores na região pélvica. Estima-se que metade das gestantes apresenta essa condição”.

Como resultado, muitas mulheres podem ter dificuldade para realizar atividades da vida diária.Além disso, as dores afetam o sono e a qualidade de vida em geral.

“Espera-se que a gravidez seja um momento gratificante para as mulheres. Mas, infelizmente, as dores crônicas podem levar a uma incapacidade momentânea, que prejudica globalmente a saúde da gestante”, comenta Walkíria.  

Pilates na gravidez

Muitos estudos ao longo dos anos já comprovaram a eficácia do Pilates para melhorar os sintomas de dores na coluna na população em geral. Esse estudo é importante, pois reforça os resultados positivos do método também durante a gestação.

Walkíria explica que o Pilates aumenta a estabilidade lombar e pélvica, melhora a postura, treina a respiração e aumenta a força e a flexibilidade. “A abordagem Pilates concentra-se em usar ativamente os músculos do CORE para estabilizar a musculatura que sustenta a coluna”.

Há evidências robustas de que o Pilates também melhora o sono, controla a glicemia e reduz os sintomas da ansiedade e do estresse.

“Sabemos que a dor lombar na gestação afeta o sono. A gravidez também altera a glicemia, com maior risco de desenvolver a diabetes gestacional. Por fim, a gestação pode ser um momento de maior ansiedade”, cita Walkíria.

Portanto, o Pilates pode ser uma escolha segura e eficaz durante a gravidez, com benefícios globais para a saúde da mulher nessa fase tão especial.

“Vale ressaltar que o ideal é procurar um profissional especializado em Pilates, num espaço seguro e preparado para atender gestantes”, finaliza Walkíria.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

Em Manaus, programação da 15ª Primavera dos Museus começa nesta terça

Circuito nacional e gratuito tem lançamento de exposições, visitas mediadas e virtuais a museus, apresentação de teatro, exibição de filmes, palestras e saraus.

20 de setembro de 2021

Finalista do The Voice Kids: Izabelle recebe apoio para impulsionar carreira

No próximo domingo (26), Izabelle deve contar com o apoio de toda população amazonense para conquistar votos e sagrar-se campeã do programa pelo time Gaby Amarantos.

20 de setembro de 2021

Ator Luis Gustavo, o eterno Mário Fofoca, morre aos 87 anos

Entre os personagens mais lembrados que Luis Gustavo interpretou nas novelas destacam-se o detetive Mário Fofoca, Beto Rockfeller e o costureiro Victor Valentim.

20 de setembro de 2021

Aquecimento global: Ondas de calor podem afetar 70% da população

Aquecimento global pode afetar a produção agrícola, que tende a cair 30% sem redução de emissões até 2030.

19 de setembro de 2021

Estudo aponta que em 30 anos desmatamento destruiu 20% da Amazônia

Especialistas defendem que há potencial para desenvolver negócios na Amazônia ao aliar desenvolvimento econômico com conservação da floresta em pé.

17 de setembro de 2021

GACC-AM coordena campanha de sensibilização contra o câncer infantojuvenil

A entidade realizará ações de distribuição de folhetos informativos sobre diagnóstico precoce e atividades interativas com cerca de 30 crianças em tratamento no Hemoam.

17 de setembro de 2021

Em setembro, Casa Vhida realiza mais uma edição da Feijoada no Pote

A Feijoada ocorre em sistema de drive-thru (o cliente recebe os itens no carro), evitando possíveis aglomerações e garantindo maior segurança a quem comparecer no evento.

17 de setembro de 2021

Parque do Mindu tem eventos para todos os públicos neste sábado

Esporte, bem-estar, ações de meio ambiente e interação com a natureza são algumas atividades que o público pode fazer no sábado (18) se for visitar o Parque do Mindu.

17 de setembro de 2021