fbpx

domingo, 14 de agosto de 2022

Pilates reduz sintomas da dor lombar crônica na gravidez, aponta estudo

A prática da modalidade aumenta a estabilidade lombar e pélvica, melhora a postura, treina a respiração e aumenta a força e a flexibilidade.

12 de agosto de 2021

Compartilhe

Lombalgia atinge metade das gestantes (Foto: Reprodução)

A gravidez pode ser um momento muito especial na vida de uma mulher. Porém, grande parte das gestantes pode sofrer de dor lombar crônica ao longo da gestação.

A boa notícia é que os exercícios de Pilates são eficazes para reduzir a dor e a incapacidade relacionadas à dor nas costas. Essas foram as conclusões de um estudo, publicado no  Journal of Back and Musculoskeletal Rehabilitation.

Segundo a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, especialista em Pilates, ganho de peso, alterações posturais e flutuação hormonal na gravidez podem causar problemas no sistema musculoesquelético.

“Na gestação, é secretada pela placenta a relaxina, um hormônio necessário para o relaxamento dos ligamentos pélvicos e de suporte a coluna. O objetivo é preparar o corpo para o parto. Entretanto, isso pode desencadear a lombalgia e dores na região pélvica. Estima-se que metade das gestantes apresenta essa condição”.

Como resultado, muitas mulheres podem ter dificuldade para realizar atividades da vida diária.Além disso, as dores afetam o sono e a qualidade de vida em geral.

“Espera-se que a gravidez seja um momento gratificante para as mulheres. Mas, infelizmente, as dores crônicas podem levar a uma incapacidade momentânea, que prejudica globalmente a saúde da gestante”, comenta Walkíria.  

Pilates na gravidez

Muitos estudos ao longo dos anos já comprovaram a eficácia do Pilates para melhorar os sintomas de dores na coluna na população em geral. Esse estudo é importante, pois reforça os resultados positivos do método também durante a gestação.

Walkíria explica que o Pilates aumenta a estabilidade lombar e pélvica, melhora a postura, treina a respiração e aumenta a força e a flexibilidade. “A abordagem Pilates concentra-se em usar ativamente os músculos do CORE para estabilizar a musculatura que sustenta a coluna”.

Há evidências robustas de que o Pilates também melhora o sono, controla a glicemia e reduz os sintomas da ansiedade e do estresse.

“Sabemos que a dor lombar na gestação afeta o sono. A gravidez também altera a glicemia, com maior risco de desenvolver a diabetes gestacional. Por fim, a gestação pode ser um momento de maior ansiedade”, cita Walkíria.

Portanto, o Pilates pode ser uma escolha segura e eficaz durante a gravidez, com benefícios globais para a saúde da mulher nessa fase tão especial.

“Vale ressaltar que o ideal é procurar um profissional especializado em Pilates, num espaço seguro e preparado para atender gestantes”, finaliza Walkíria.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

10 receitas vegetarianas e veganas para você preparar no Natal e Ano Novo

Freeletics Nutrition elaborou pratos para quem quer celebrar as festas de fim de ano sem comer carne e de maneira saudável

21 de dezembro de 2021

O Boticário lança legenda para acessibilidade olfativa nas redes sociais

Iniciativa idealizada pela W3haus, a #QueCheiroTem traz descrições que ajudam a comunidade da marca a “sentir” as fragrâncias por meio das redes sociais.

20 de dezembro de 2021

Arquidiocese de Manaus divulga calendário para Natal e Ano Novo

Celebrações e missas solenes vão marcar o nascimento de Jesus, a Sagrada Família e o dia em honra de Santa Maria Mãe de Deus.

18 de dezembro de 2021

Chef de cozinha dá dicas de ceia de Natal com ingredientes amazônicos

Pirarucu à portuguesa, farofa de banana pacovã e arroz caboquinho são pratos que vão agradar a todos e por um preço bem camarada.

18 de dezembro de 2021

Presépio flutuante inicia visita às comunidades ribeirinhas hoje

A balsa irá passar em diversas comunidades da zona ribeirinha, levando brinquedos e o encanto do Natal. Nesta quinta-feira, a embarcação segue para a primeira viagem.

16 de dezembro de 2021

Ingestão de sucos pode ajudar na recuperação da ressaca pós-confras

Entre os sucos indicados estão os de abacaxi, beterraba, melancia, melão, maçã e morango, de acordo com a nutricionista.

15 de dezembro de 2021

Estudo revela desigualdades no acesso a tratamento do câncer de mama

De acordo com estudo realizado pela Fundação do Câncer, as pacientes do SUS chegam ao tratamento em estádios mais avançados do que as pacientes do setor privado.

15 de dezembro de 2021

Músico amazonense assina trilha sonora de ‘Um presente para o Natal’

Público pode conhecer o musical assinado por César Lima no espetáculo que é apresentado, diariamente, até o dia 23 de dezembro, no Teatro Amazonas, com sessões às 20h.

15 de dezembro de 2021