fbpx

segunda, 15 de agosto de 2022

Parque do Mindu tem eventos para todos os públicos neste sábado

Esporte, bem-estar, ações de meio ambiente e interação com a natureza são algumas atividades que o público pode fazer no sábado (18) se for visitar o Parque do Mindu.

17 de setembro de 2021

Compartilhe

(Foto: Keynes Breves/Semmas)

Atividades físicas e esportivas, lançamentos de livros, ações de combate a resíduos e interação com a natureza através da observação de aves. Essas são algumas das atividades que serão realizadas neste sábado (18), no parque municipal do Mindu, localizado no bairro Parque 10, zona Centro-Sul, para todos os públicos. 

Todos os eventos, seguindo a orientação do prefeito David Almeida, têm o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Os portões serão abertos às 6h, mas as atividades iniciam a partir das 7h50.

De acordo com o secretário da Semmas, Antonio Stroski, a população tem procurado bastante as unidades de conservação e parques de Manaus, especialmente o parque do Mindu, para contemplar a natureza, ver animais silvestres, praticar atividades físicas e esportivas. “A procura está sendo muito grande, mas temos que lembrar que ainda estamos vivendo em uma pandemia, portanto, todos os protocolos de combate à Covid-19 serão exigidos para o público que for frequentar o parque”, informou Stroski. 

Aves

Para os aficionados por observação de aves, o Projeto Vem Passarinhar Manaus realiza a 1ª “Passarinhada” do ano, a partir das 8h. O Vem Passarinhar, projeto de extensão da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), tem o objetivo de aproximar a população com os ambientes florestais presentes dentro da cidade, promovendo a ciência cidadã, levantando a bandeira da preservação e o manejo da avifauna.

A organização da “Passarinhada” informa que será formado um grupo de 15 pessoas e as vagas são limitadas. Orienta ainda sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras durante a ação, que os participantes levem água, protetor solar, além de equipamentos para registrar as aves.  Mas para quem não tiver equipamentos, os organizadores da atividade vão disponibilizar equipamentos como câmeras e binóculos.  

Resíduo

Visando a conscientização e a realização de ações de combate à resíduos, a Marinha do Brasil realiza o World Cleanup Day – WCD, iniciativa global alinhada à Agência Nacional de Qualidade Ambiental Urbana, conduzida pelo Ministério do Meio Ambiente. Por isso, os militares da Marinha realizarão a ação de limpeza do igarapé do Mindu, neste sábado, a partir das 8h.

Agita

A partir das 7h50, o grupo Agita da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) estará no parque do Mindu, para a realização de atividades de alongamento e ginástica funcional. O objetivo do grupo é realizar atividades físicas e de lazer nas praças e parques de Manaus e, neste sábado, o Mindu foi o escolhido pelo grupo.

Literatura

De 8h às 11h, o anfiteatro do Parque do Mindu recebe a primeira edição do “Manhã Cultural”, evento realizado pela Editora Valer, que vai proporcionar encontros acadêmicos e literários para os frequentadores do parque. Na oportunidade, segundo a coordenação do evento, a editora vai oferecer coffee break para os presentes e, ainda, um desconto de 50% para quem for comprar os livros expostos no local.

O tema desse primeiro evento é “História, Cultura e Sociedade”, no qual escritores e leitores se encontrarão para um bate-papo sobre cultura, sociedade, história e Amazônia, enquanto saboreiam o café e, nos intervalos das apresentações, música popular brasileira, com France Martins (voz e violão).

Escoteiros

E para finalizar a grande programação deste sábado, de 14h30 às 17h, o parque receberá os membros da associação civil educativa e beneficente “Grupo Escoteiro La Salle”. A visita do grupo, em torno de 70 componentes, tem o objetivo de desenvolver atividades lúdicas e fazer um passeio pelo parque.

O parque do Mindu abre seus portões a partir das 6h e fecha às 17h. Todos os eventos no local serão gratuitos. Para mais detalhes, siga as redes sociais da Semmas, tanto no Facebook quanto no Instagram (@SemmasManaus).

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

10 receitas vegetarianas e veganas para você preparar no Natal e Ano Novo

Freeletics Nutrition elaborou pratos para quem quer celebrar as festas de fim de ano sem comer carne e de maneira saudável

21 de dezembro de 2021

O Boticário lança legenda para acessibilidade olfativa nas redes sociais

Iniciativa idealizada pela W3haus, a #QueCheiroTem traz descrições que ajudam a comunidade da marca a “sentir” as fragrâncias por meio das redes sociais.

20 de dezembro de 2021

Arquidiocese de Manaus divulga calendário para Natal e Ano Novo

Celebrações e missas solenes vão marcar o nascimento de Jesus, a Sagrada Família e o dia em honra de Santa Maria Mãe de Deus.

18 de dezembro de 2021

Chef de cozinha dá dicas de ceia de Natal com ingredientes amazônicos

Pirarucu à portuguesa, farofa de banana pacovã e arroz caboquinho são pratos que vão agradar a todos e por um preço bem camarada.

18 de dezembro de 2021

Presépio flutuante inicia visita às comunidades ribeirinhas hoje

A balsa irá passar em diversas comunidades da zona ribeirinha, levando brinquedos e o encanto do Natal. Nesta quinta-feira, a embarcação segue para a primeira viagem.

16 de dezembro de 2021

Ingestão de sucos pode ajudar na recuperação da ressaca pós-confras

Entre os sucos indicados estão os de abacaxi, beterraba, melancia, melão, maçã e morango, de acordo com a nutricionista.

15 de dezembro de 2021

Estudo revela desigualdades no acesso a tratamento do câncer de mama

De acordo com estudo realizado pela Fundação do Câncer, as pacientes do SUS chegam ao tratamento em estádios mais avançados do que as pacientes do setor privado.

15 de dezembro de 2021

Músico amazonense assina trilha sonora de ‘Um presente para o Natal’

Público pode conhecer o musical assinado por César Lima no espetáculo que é apresentado, diariamente, até o dia 23 de dezembro, no Teatro Amazonas, com sessões às 20h.

15 de dezembro de 2021