fbpx

terça, 30 de novembro de 2021

Parintins tem programação cultural para celebrar 169 anos do município

O Bumbódromo, palco da disputa entre os bois Garantido e Caprichoso, será o local onde acontecerá toda a programação em alusão ao aniversário de Parintins.

15 de outubro de 2021

Compartilhe

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, apresenta uma programação cultural em Parintins (a 369 quilômetros da capital), nesta sexta-feira (15), para celebrar os 169 anos do município. As atividades vão acontecer no Centro Cultural de Parintins – Bumbódromo, com acesso gratuito e fazem parte da série de ações que o Estado programou em comemoração ao aniversário da cidade.

Por determinação do governador Wilson Lima, que vai estar em Parintins amanhã (15/10), o Governo do Estado intensificou ações nas áreas social, de saúde, educação e setor primário, além de preparar novos investimentos em infraestrutura no município.

Segundo o secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, a pasta vai oferecer atividades diversas, com participação dos alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro – Unidade Parintins. Na cartela de opções estão visitação nos espaços culturais, sessão de cinema, pintura artística, brincadeiras, exibição do projeto “A Hora do Conto” e shows musicais, além da cerimônia do Prêmio “Parintins 169 Anos – Um Olhar Panorâmico a partir do Liceu de Artes”.

“O Liceu já faz parte do cotidiano dos parintinenses, através das atividades em arte-educação, que são oferecidas para a população. Temos um papel social importante neste contexto e queremos celebrar juntos esse momento no município”, comenta o titular da pasta de Cultura e Economia Criativa. “Tudo foi preparado para atender diferentes perfis de público e, principalmente, com todos os cuidados necessários em prevenção a Covid-19, conforme os protocolos de segurança”.

Programação

A ação começa às 8h, com visitação aos espaços culturais do Bumbódromo, como as Galerias de Artes Wandir Santos e Jair Mendes, Cineclube Odinéa Andrade, Biblioteca Fred Góes e Teatro de Bonecos e com o Memorial dos Bumbás Caprichoso e Garantido. As visitas podem ser feitas também das 14h às 16h.

Das 10h às 11h acontece a cerimônia do Prêmio “Parintins 169 Anos – Um Olhar Panorâmico a partir do Liceu de Artes”, no hall, para contemplar o primeiro e segundo lugar. Um painel temático de fotografia vai ser montado no espaço.

No Cineclube Odinéa Andrade, tem sessão de cinema, com filmes infantis, em dois horários, das 8h30 às 10h e das 15h às 16h30.

A partir das 16h40, na Arena do Bumbódromo, o público tem entre opções pintura artística e gincana durante uma hora.

Estreia

O projeto “A Hora do Conto”, que traz a assinatura da equipe de Turismo e do curso de Teatro do Liceu de Parintins, vai ser apresentado em teatro de fantoches, com duas produções inéditas. A iniciativa tem a proposta de contar ao público histórias e contos da literatura brasileira, em especial para crianças.

Das 10h às 10h30, a peça exibida no hall vai ser “Os Três Porquinhos e a Onça”, uma adaptação para a realidade amazônica.

Já a “A Lenda do Boitatá” é destaque no encerramento da programação, a partir das 18h, na Arena do Bumbódromo.

Shows

Na Escola Estadual de Tempo Integral Gláucio Gonçalves, das 8h às 10h e das 14h às 16h, tem acústico com Elder Reis e Joilton Sá.

Na Praça da Catedral Nossa Senhora do Carmo, a apresentação vai ficar por conta do Grupo Toada de Roda, com “Cantigas de Parintins”, enquanto o Grupo Ajuri apresenta show no Parque de Exposições Luiz Lourenço de Souza.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

Cantora Ivete Sangalo terá série documental na HBO Max

A cada capítulo, Ivete recebe diversos músicos consagrados para um bate-papo e desenvolvimento de novas músicas.

30 de novembro de 2021

O Mundo Encantado do Natal traz diversas programações para Manaus; confira

A programação completa também pode ser acessada no Portal da Cultura, site da secretaria onde o público também deve agendar a visita aos espaços públicos e entrada no Teatro.

29 de novembro de 2021

Caprichoso vai reapresentar espetáculo ‘Tradição que Renasce’ em Manaus

Ingressos estão sendo vendidos no quiosque da loja Canto Caprichoso no Manaura Shopping no valor de R$ 100. Festa está marcada para o dia 11 de dezembro.

29 de novembro de 2021

Circuito Sesc de Corridas abre inscrições; prova será em 17 de dezembro

Prova terá modalidades de corrida e caminhada para o público a partir dos 15 anos de idade. Inscrições serão limitadas a 500 atletas e podem ser feitas até 15 de dezembro.

29 de novembro de 2021

Risco global referente à variante Ômicron é muito alto, diz OMS

O risco global está condicionado à possibilidade da variante Ômicron do coronavírus escape à proteção das vacinas e tenha vantagens na transmissibilidade.

29 de novembro de 2021

Segundo dia do Enem cobra dengue e carro elétrico e ignora Covid

Temas como dengue e extinção no Pantanal apareceram no exame, que cobrou questões de matemática e ciências da natureza.

28 de novembro de 2021

Casarão Cassina sedia debates do Climate Story Lab Amazônia

O evento Climate Story Lab Amazônia foi realizado pela primeira vez na América Latina, em estrutura administrada pela Prefeitura de Manaus.

28 de novembro de 2021

Projeto cultural quer levar estudantes aos museus sem sair de casa

Atividades acontecerão entre dezembro de 2021 e maio de 2022. Estudantes de 11 a 17 anos da rede pública de ensino são convidados a conhecerem exposições virtuais em museus.

27 de novembro de 2021