fbpx

sábado, 23 de outubro de 2021

Papa, líderes religiosos e cientistas fazem apelo urgente à COP26

Eles pedem que o mundo zere as emissões líquidas de carbono o mais rápido possível, para limitar o aumento da temperatura média global.

4 de outubro de 2021

Compartilhe

Pontífice falou durante encontro no Vaticano sobre Fé e Ciência (Foto: Reuters)

O papa Francisco, outros líderes religiosos e cientistas apelaram hoje (4) à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP26) para agir “com urgência e oferecer respostas eficazes à crise ecológica sem precedentes”.

O papa proferiu o seu discurso durante encontro organizado no Vaticano sobre o tema “Fé e ciência: rumo à COP26”, que acontecerá em Glasgow (Reino Unido) de 31 de outubro a 12 de novembro.

Cerca de 40 líderes religiosos e uma dezena de cientistas assinaram o documento, que foi apresentado por Francisco ao presidente designado da COP26, Alok Sharma, e ao ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da Itália, Luigi Di Maio.

No documento, eles pedem “que o mundo chegue a zero emissões líquidas de carbono o mais rápido possível para limitar o aumento da temperatura média global a 1,5 graus acima dos níveis pré-industriais”.

O líder do Vaticano afirmou que “a humanidade nunca teve tantos meios para alcançar esse objetivo como os que tem hoje” e apelou ao “respeito mútuo entre fé e ciência para estabelecer um diálogo entre elas, orientando o cuidado da natureza, a defesa dos pobres, a construção de uma rede de respeito e fraternidade”.

Os signatários do documento destacaram que as nações mais ricas, com maiores responsabilidades, devem “assumir a liderança, intensificando a sua ação climática em casa e apoiando financeiramente os países vulneráveis “para que se adaptem e lidem com a mudança climática”.

Destacando que o tempo está se esgotando”, imploraram à comunidade internacional “que aja rapidamente, porque as gerações futuras nunca perdoarão se for perdida a oportunidade de proteger” o planeta.

“Herdamos um jardim: não devemos deixar um deserto aos nossos filhos”, concluíram.

Após receber o documento, Alok Sharma afirmou que é uma honra “receber esse apelo conjunto histórico” e que se devem “ouvir as vozes das pessoas mais afetadas pela mudança climática”.

“Espero que as pessoas de fé continuem a ser parte fundamental desse diálogo, enquanto trabalhamos juntos para fazer avançar a ação climática”, acrescentou.

Fonte: Agência Brasil, com informações da Rádio e Televisão de Portugal (RTP)

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

Programação da 1ª noite do Boi Manaus 2021 vai do gospel ao boi-bumbá

Nesta sexta (22), primeira noite do Boi Manaus, acontece uma homenagem aos profissionais que atuaram na linha de frente no combate à pandemia da Covid-19.

22 de outubro de 2021

Circuito Cultural Manaus 352 anos recebeu mais de 15 mil pessoas

Houve a contratação de artistas das diversas vertentes musicais e técnicos de produção e direção artística para a realização do Circuito Cultural Manaus 352.

22 de outubro de 2021

Mostra de arte indígena acontece até o dia 29 em Manaus

Essa é a primeira vez, em 352 anos da cidade de Manaus, que uma mostra de arte indígena está em exposição na capital amazonense.

22 de outubro de 2021

Cantores do The Voice Kids Brasil homenageiam Manaus com show

Os cantores mirins Davi Lucas, Raylla Araújo, Izabelle Ribeiro e Lorenzo Fortes irão se apresentar em um show em homenagem aos 352 anos da cidade de Manaus.

22 de outubro de 2021

Empresa treina brigadistas e doará EPIs para combater incêndios na Amazônia

As doações, no valor total de R$100 mil, serão divididas igualmente entre quatro locais da Floresta Amazônica que são alvo de queimadas.

21 de outubro de 2021

Última noite do Circuito Cultural Manaus 352 acontece nesta quinta

O evento é realizado desde o dia 15 desse mês, na avenida do Samba, e é um aquecimento para o Boi Manaus, que acontece nos dias 22, 23 e 24 deste mês no Sambódromo.

21 de outubro de 2021

Caprichoso retoma ensaios da Marujada e festeja seus 108 anos em Parintins

O evento, cercado de emoção e esperança, marcou a retomada dos ensaios da Marujada de Guerra e a volta do público após duas temporadas paralisadas por conta da pandemia.

21 de outubro de 2021

Jornalistas amazonenses apostam na cultura amazônica em produções para YouTube

Herman Marinho e Arnoldo Santos vão produzir conteúdos para o YouTube. Um dos projetos resgata a história de programas que já foram exibidos em TV aberta com muito boi-bumbá.

21 de outubro de 2021