fbpx

sexta, 28 de janeiro de 2022

Orquestra Brasileira se apresenta com instrumentos de madeira queimada

A ideia da Amazônia como mata-mãe conectada a todas as matas do planeta levou os compositores brasileiros a utilizarem áudios das queimadas na Amazônia.

2 de outubro de 2021

Compartilhe

Estreia neste sábado, 2, na Suíça, uma orquestra brasileira diferente, a BIO – Burned Instruments Orchestra (Orquestra de Instrumentos Queimados), concebida por dois compositores brasileiros, Lívio Tragtenberg e Marco Scarassatti.

A ideia é “aumentar a consciência sobre a ameaça que as mudanças climáticas representam para a Amazônia, bem como sobre a importância das culturas indígenas e da responsabilidade social global”, conforme anunciam os organizadores.

A apresentação será no Theater Chur, nesta cidade suíça. É um dos eventos mais importantes entre os cerca de 200 programas multiartísticos integrantes do Festival Culturescapes 2021 Amazonia, espalhados pela Suíça, França e Alemanha.

Há mais de um mês em Basel, Livio e Marco partiram da constatação de que a Floresta Amazônica é “uma mata-mãe, que se conecta a todas as outras matas, florestas e bosques ao redor do mundo”.

A ideia da Amazônia como mata-mãe conectada a todas as matas do planeta levou Marco e Lívio a utilizar áudios das queimadas na Amazônia, das derrubadas de árvores pelas correntes, “tudo difundido por alto-falantes que vêm do chão”, diz Marco.

Na primeira parte do programa de hoje, intitulado Noite Amazônica, será projetado o filme mudo No Paiz das Amazonas, de 1922.

Da Redação do RealTime1, com informações do Estadão.

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

10 receitas vegetarianas e veganas para você preparar no Natal e Ano Novo

Freeletics Nutrition elaborou pratos para quem quer celebrar as festas de fim de ano sem comer carne e de maneira saudável

21 de dezembro de 2021

O Boticário lança legenda para acessibilidade olfativa nas redes sociais

Iniciativa idealizada pela W3haus, a #QueCheiroTem traz descrições que ajudam a comunidade da marca a “sentir” as fragrâncias por meio das redes sociais.

20 de dezembro de 2021

Arquidiocese de Manaus divulga calendário para Natal e Ano Novo

Celebrações e missas solenes vão marcar o nascimento de Jesus, a Sagrada Família e o dia em honra de Santa Maria Mãe de Deus.

18 de dezembro de 2021

Chef de cozinha dá dicas de ceia de Natal com ingredientes amazônicos

Pirarucu à portuguesa, farofa de banana pacovã e arroz caboquinho são pratos que vão agradar a todos e por um preço bem camarada.

18 de dezembro de 2021

Presépio flutuante inicia visita às comunidades ribeirinhas hoje

A balsa irá passar em diversas comunidades da zona ribeirinha, levando brinquedos e o encanto do Natal. Nesta quinta-feira, a embarcação segue para a primeira viagem.

16 de dezembro de 2021

Ingestão de sucos pode ajudar na recuperação da ressaca pós-confras

Entre os sucos indicados estão os de abacaxi, beterraba, melancia, melão, maçã e morango, de acordo com a nutricionista.

15 de dezembro de 2021

Estudo revela desigualdades no acesso a tratamento do câncer de mama

De acordo com estudo realizado pela Fundação do Câncer, as pacientes do SUS chegam ao tratamento em estádios mais avançados do que as pacientes do setor privado.

15 de dezembro de 2021

Músico amazonense assina trilha sonora de ‘Um presente para o Natal’

Público pode conhecer o musical assinado por César Lima no espetáculo que é apresentado, diariamente, até o dia 23 de dezembro, no Teatro Amazonas, com sessões às 20h.

15 de dezembro de 2021