fbpx

quarta, 10 de agosto de 2022

O Boticário lança legenda para acessibilidade olfativa nas redes sociais

Iniciativa idealizada pela W3haus, a #QueCheiroTem traz descrições que ajudam a comunidade da marca a “sentir” as fragrâncias por meio das redes sociais.

20 de dezembro de 2021

Compartilhe

A novidade passa a ser implementada a partir da campanha de Natal deste ano (Foto: Reprodução)

Uma sequela inesperada da pandemia mobilizou O Boticário a criar uma solução baseada em dois dos principais pilares de atuação da marca nas redes sociais: a conexão com a comunidade e a promoção da diversidade e inclusão.

Conhecida clinicamente como anosmia, a ausência da percepção de cheiros atinge cerca de 86% das pessoas com casos leves da doença, segundo uma pesquisa publicada este ano, no Journal of Internal Medicine1.

O cenário lançou luz sobre a importância do sentido e a falta que ele faz no dia a dia, não apenas por seu desempenho fisiológico, mas também pelo afetivo. Neste contexto, a marca especialista em perfumaria lançou a #QueCheiroTem, iniciativa de acessibilidade olfativa idealizada pela W3haus, agência de O Boticário para redes sociais e campanhas.

A iniciativa faz parte do pilar de Diversidade Sensorial, um dos quatro pilares de atuação do Centro de Pesquisa do Olfato, área recém anunciada pelo Grupo Boticário dedicada ao estudo do sentido, que, por meio do desenvolvimento tecnológico e científico, tem como objetivo fomentar e difundir conhecimento em torno do tema.

A #QueCheiroTem expande a cultura da acessibilidade nas redes sociais ao fornecer elementos descritivos para quem não pode sentir o cheiro das fragrâncias da marca – seja por perda de olfato ou por outra razão.

“É uma iniciativa importante que surgiu com a proximidade da marca no dia a dia das pessoas. Notamos que se tratava de uma dor da comunidade em entender a fragrância que estamos falando e identificamos que isso seria um recurso simples, mas efetivo e que quebra barreiras da comunicação. Com isso, queremos inspirar outras empresas a também serem cada vez mais inclusivas”, comenta Renata Gomide, Diretora de Marketing do Grupo Boticário.

Além de histórias compartilhadas por pessoas que marcavam O Boticário ao falar da saudade de sentir as fragrâncias da marca, muitos seguidores procuram as redes sociais para ter mais informações sobre composição e o tipo de sensação que novas fragrâncias provocam.

A novidade passa a ser implementada a partir da campanha de Natal deste ano, que lança luz sobre reconexão por meio da memória olfativa tendo como ponto de partida o olfato – sentido mais complexo do corpo humano, capaz de evocar memórias, emoções e conectar pessoas a momentos, independente da distância física.

A partir disso, todos os conteúdos em redes sociais de O Boticário passam a ter, além do #PraTodosVerem com a descrição das imagens, uma descrição das fragrâncias dos produtos apresentados. A #QueCheiroTem trará informações sobre ingredientes, notas, famílias olfativas, imagens, situações e sensações associadas às fragrâncias, de forma que o entendimento seja acessível através de uma linguagem próxima e menos técnica.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

10 receitas vegetarianas e veganas para você preparar no Natal e Ano Novo

Freeletics Nutrition elaborou pratos para quem quer celebrar as festas de fim de ano sem comer carne e de maneira saudável

21 de dezembro de 2021

Arquidiocese de Manaus divulga calendário para Natal e Ano Novo

Celebrações e missas solenes vão marcar o nascimento de Jesus, a Sagrada Família e o dia em honra de Santa Maria Mãe de Deus.

18 de dezembro de 2021

Chef de cozinha dá dicas de ceia de Natal com ingredientes amazônicos

Pirarucu à portuguesa, farofa de banana pacovã e arroz caboquinho são pratos que vão agradar a todos e por um preço bem camarada.

18 de dezembro de 2021

Presépio flutuante inicia visita às comunidades ribeirinhas hoje

A balsa irá passar em diversas comunidades da zona ribeirinha, levando brinquedos e o encanto do Natal. Nesta quinta-feira, a embarcação segue para a primeira viagem.

16 de dezembro de 2021

Ingestão de sucos pode ajudar na recuperação da ressaca pós-confras

Entre os sucos indicados estão os de abacaxi, beterraba, melancia, melão, maçã e morango, de acordo com a nutricionista.

15 de dezembro de 2021

Estudo revela desigualdades no acesso a tratamento do câncer de mama

De acordo com estudo realizado pela Fundação do Câncer, as pacientes do SUS chegam ao tratamento em estádios mais avançados do que as pacientes do setor privado.

15 de dezembro de 2021

Músico amazonense assina trilha sonora de ‘Um presente para o Natal’

Público pode conhecer o musical assinado por César Lima no espetáculo que é apresentado, diariamente, até o dia 23 de dezembro, no Teatro Amazonas, com sessões às 20h.

15 de dezembro de 2021

Agência Europeia recomenda segunda dose da Janssen a adultos

Recomendação baseia-se em "dados que mostram que uma dose de reforço da Vacina dada pelo menos dois meses após a primeira dose em adultos, levou a um aumento dos anticorpos".

15 de dezembro de 2021