fbpx

quarta, 22 de setembro de 2021

No Brasil, 74,8% dos casos de cegueira são preveníveis ou curáveis

Catarata é a principais causas reversível de perda da saúde ocular. Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), 1,5 milhão de brasileiros são cegos.

8 de setembro de 2021

Compartilhe

SUS registrou 2.5 milhões de consultas oftalmológicas de janeiro a maio de 2020 (Foto: Reprodução)

A cegueira atinge 0,75% da população brasileira, segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Pode parecer pouco, em porcentagem, mas isso significa que, ao menos, 1.577.016 brasileiros são cegos

A pandemia impactou diretamente no atraso de diagnósticos e tratamentos de outras doenças para além do coronavírus. Muitos pacientes tiveram atendimentos, tratamentos, exames e até mesmo cirurgias adiadas por conta das medidas de prevenção. Para ter uma ideia, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 2.5 milhões de consultas oftalmológicas de janeiro a maio de 2020. Este número, em 2019, foi de quase 3.9 milhões.

Soma-se a esse cenário a cultura do brasileiro, que é muito mais baseada no tratamento do que na prevenção de doenças.  Geralmente, os pacientes só procuram um médico quando têm algum problema – nos casos de oftalmologia isso é ainda mais evidente. O que é bastante alarmante, já que, ainda de acordo com a CBO, 74,8% dos casos de cegueira são preveníveis ou curáveis. 

A catarata é uma das principais causas de deficiência ocular no Brasil e no mundo todo. E vale lembrar que é a principal causa reversível, ou seja, problemas permanentes podem ser evitados. Geralmente, a doença ocorre com o envelhecimento do cristalino e é mais comum a partir dos 55 anos. 

Já a miopia, dificuldade para enxergar longas distâncias, também é outro problema comum entre os brasileiros. As causas são as mais variadas, mas a exposição excessiva e muito próxima das telas de computadores, smartphones e outros dispositivos eletrônicos comprometem bastante a saúde ocular. 

Tanto a catarata como a miopia são tratáveis e, se forem feitos acompanhamentos rotineiros, consequências mais graves podem ser evitadas. E existem, hoje, muitas outras opções para além do uso de óculos ou cirurgia corretiva – essa última, assusta muitas pessoas por ser muito invasiva. 

Nos últimos anos, a medicina avançou muito, especialmente no mercado de oftalmologia. Hoje, existem opções inovadoras como as lentes implantáveis. A palavra implante pode assustar, mas em uma cirurgia de apenas 15 minutos, a pessoa pode ter uma melhoria significativa na qualidade da saúde ocular. 

Leia mais:

Leia mais sobre Comportamento

Evento-teste na Arena da Amazônia terá show de Tierry e artistas locais

Na lista de artistas locais estão o cantor Mikael, a revelação do cenário amazonense atual; a banda Xiado da Xinela, o DJ Evandro Jr e o cantor George Japa, entre outros.

21 de setembro de 2021

Em Manaus, festival levará cultura indígena ao palco do hip hop

O Festival Break The Floor é um projeto no Prêmio Conexões Culturais e será realizado nos dias 12, 13,15 e 15 de outubro, em Manaus.

21 de setembro de 2021

Capacitismo: expressões são discriminatórias com quem tem deficiência

O capacitismo envolve uma preconcepção sobre as capacidades de alguém com deficiência e geralmente reduz a pessoa a essa deficiência.

21 de setembro de 2021

Em Manaus, programação da 15ª Primavera dos Museus começa nesta terça

Circuito nacional e gratuito tem lançamento de exposições, visitas mediadas e virtuais a museus, apresentação de teatro, exibição de filmes, palestras e saraus.

20 de setembro de 2021

Finalista do The Voice Kids: Izabelle recebe apoio para impulsionar carreira

No próximo domingo (26), Izabelle deve contar com o apoio de toda população amazonense para conquistar votos e sagrar-se campeã do programa pelo time Gaby Amarantos.

20 de setembro de 2021

Ator Luis Gustavo, o eterno Mário Fofoca, morre aos 87 anos

Entre os personagens mais lembrados que Luis Gustavo interpretou nas novelas destacam-se o detetive Mário Fofoca, Beto Rockfeller e o costureiro Victor Valentim.

20 de setembro de 2021

Aquecimento global: Ondas de calor podem afetar 70% da população

Aquecimento global pode afetar a produção agrícola, que tende a cair 30% sem redução de emissões até 2030.

19 de setembro de 2021

Estudo aponta que em 30 anos desmatamento destruiu 20% da Amazônia

Especialistas defendem que há potencial para desenvolver negócios na Amazônia ao aliar desenvolvimento econômico com conservação da floresta em pé.

17 de setembro de 2021