fbpx

quinta, 02 de dezembro de 2021

Mostra de arte indígena acontece até o dia 29 em Manaus

Essa é a primeira vez, em 352 anos da cidade de Manaus, que uma mostra de arte indígena está em exposição na capital amazonense.

22 de outubro de 2021

Compartilhe

O período para visitação da Mostra de Arte Indígena foi prorrogado (Foto Divulgação Manauscult)

Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), estende a visitação pública à Mostra de Arte Indígena de Manaus “Meu Povo”, que será de 23 a 29/10, das 9h às 12h, no Palácio Rio Branco, na praça Dom Pedro II, localizada na avenida 7 de Setembro, centro histórico. A iniciativa faz parte da programação que comemora o aniversário de 352 anos da capital amazonense.

“Atendendo a muitos pedidos, vamos abrir no próximo sábado e estender por mais uma semana a exposição que tem tido uma visitação surpreendente pelo apelo turístico, histórico e a relação com a nossa ancestralidade indígena”, anunciou o presidente do Concultura, Tenório Telles.

A mostra de arte está em exposição desde 22/9, sendo a primeira vez, em 352 anos de existência da capital, que se vai ter uma mostra genuinamente indígena, com a participação de oito artistas manauaras e do Centro Indígena Bahserikowi, com exposição de objetos dos povos Tukano, Dessana e Tuyukas do alto rio Negro. Também foram convidados, uma artista do povo Warao, da Venezuela, e um do município de Autazes.

A mostra indígena reúne os mais variados estilos de arte, com grafismos ritualísticos e antropológicos, bem como a arte urbana das novas gerações que vivem na capital, com esculturas e objetos que retratam as várias culturas como a Mura, Kokama, Dessana, Tukano, Tuyuka e Warao, dos artistas indígenas Chermie Ferreira Kokama, Paulo Olivença, Tuniel Mura, Tchanpan Maricaua, Ivan Barreto, Kawena Maricaua, Otília Waraó e Kina Kokama.

Uma comitiva da embaixada de Portugal, em visita oficial a Manaus, na última quarta-feira, 20, conheceu a mostra de arte. Assinaram a lista de visita o embaixador de Portugal no Brasil, Paulo Faro, e a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes.

Nesses 30 dias de exposição, 200 visitantes assinaram o livro de presença da Mostra de Arte Indígena de Manaus “Meu Povo”, sendo a maioria de moradores de Manaus, seguido de turistas brasileiros do sudeste e estrangeiros europeus, asiáticos e sul-americanos.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

Spotify: Marília Mendonça e Barões da Pisadinha são os mais ouvidos no Brasil

Marília Mendonça, que morreu em um acidente aéreo, foi a mulher que teve o maior número de reproduções na plataforma de streaming.

2 de dezembro de 2021

Turnê de Rick & Renner volta a Manaus esse mês com grandes sucessos

O show será realizado no Dulcila Festas e Convenções, localizado na Av. Coronel Teixeira, bairro Ponta Negra, no próximo dia 16/12.

2 de dezembro de 2021

Novo filme da Disney: ‘Encanto’ celebra a cultura colombiana

Sendo uma história da Disney e da América Latina, o centro de tudo não poderia ser outro que não uma família - no caso, uma grande família.

1 de dezembro de 2021

Quinta temporada de ‘La Casa de Papel’ traz tensão e a emoção da conclusão

A parte final de La Casa de Papel é a mais emocional da série. Está no ar o clima de despedida dos personagens, que se tornaram verdadeiras figuras da cultura pop.

1 de dezembro de 2021

Jucynha Kero Kero lança música com promessa de novo hit do momento

Muito conhecida em Manaus pela carreira de forró, Jucynha Kero Kero agora aposta em uma mudança marcante de estilo musical.

1 de dezembro de 2021

Adeus cera de abelha em cosméticos; marca aposta em alternativas veganas

Com a busca de novos ingredientes e metodologias alternativas disruptivas no País, empresas têm compromisso de atingir 100% de produtos veganos nos próximos anos.

1 de dezembro de 2021

Projeto Olho da Mata/FloNA do Purus ganhará narrativa sobre trajetória

A finalidade é contribuir para a valorização, o desenvolvimento e a circulação dos produtos do artesanato do Projeto Olho da Mata.

30 de novembro de 2021

Marcus Lacerda lança livro com reflexões sobre a pandemia na Amazônia

Conhecido pelo estudo que refutou a cloroquina como fármaco eficaz contra a Covid-19, infectologista lança ‘Quarentena no Rio Negro: Semanário Sobre a Pandemia na Amazônia'.

30 de novembro de 2021