fbpx

quinta, 23 de setembro de 2021

Massagem ajuda a tratar pacientes que sofrem com a endometriose

O problema, que afeta especialmente mulheres em idade reprodutiva, pode ser minimizado, no entanto, com o auxílio de terapias que não requerem medicamento.

12 de setembro de 2021

Compartilhe

Prática terapêutica alivia principalmente sintomas como a cólica menstrual (Foto: Reprodução)

O convívio com a dor é um dos maiores desafios enfrentados por mulheres que sofrem com a endometriose, doença em que o tecido que reveste o útero cresce fora da cavidade uterina, causando distensão abdominal, intensas cólicas menstruais e até mesmo infertilidade. O tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico, e a decisão entre um e outro depende da gravidade dos sintomas, bem como da extensão e localização da doença, além da idade da paciente. 

O problema, que afeta especialmente mulheres em idade reprodutiva, pode ser minimizado, no entanto, com o auxílio de terapias que não requerem medicamento. E a boa notícia é que a massagem é considerada um tratamento complementar importante, por ser uma aliada na diminuição da dor crônica causada pela endometriose.

“Além da infertilidade, a endometriose causa muita dor durante a menstruação, na hora da relação sexual e até para fazer uma atividade física. Se você puder amenizar as dores causadas pela doença, fazendo massagem, é um benefício”, afirma o ginecologista e obstetra dr. José Bento. Segundo ele, a endometriose ocorre em razão de “uma falha do sistema imunológico”, e acrescenta: “Se com a massagem a gente melhora o sistema imunológico, ao melhorar as condições do cortisol, melhoramos a endometriose”.

Benefícios da massagem

Criadora de seis protocolos de massagem, entre eles a Babymoon, voltada para a mulher que busca engravidar, a esteticista Renata França destaca que “manobras feitas no abdômen, por exemplo, melhoram o sistema circulatório, relaxando os músculos dessa região e, consequentemente, trazendo bem-estar à paciente”.

Ela ressalta ainda que a drenagem linfática, especialmente, diminui o inchaço causado por líquidos excedentes e reduz os edemas, conhecidos como inchaços.

“Se a mulher estiver menstruada, a massagem vai aumentar o fluxo do sangue e trazer relaxamento, melhorando dessa forma os sintomas”, diz a esteticista. Segundo ela, são inúmeros os casos de alunas que relatam uma expressiva melhora da dor em pacientes que costumam receber massagem.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

Teatro de fantoches e brincadeiras levam educação de trânsito a crianças

A peça “Os Vingadores do Trânsito” apresentou noções básicas sobre trânsito e a importância do uso dos equipamentos de segurança.

23 de setembro de 2021

Mês das crianças chega ao ViaNorte com diversão para toda família

Para celebrar o Dia das Crianças, o Ramito Circo terá apresentações especiais nos dias 8,9,10,11 e 12 de outubro com os conhecidos palhaços Patati e Patatá.

23 de setembro de 2021

Em Manaus, Shopping expõe mais de cem cães e gatos para adoção

O público poderá conhecer de perto os pets disponíveis para adoção. Durante a programação, os visitantes também poderão conferir a palestra da zootecnista Fernanda Valentim.

22 de setembro de 2021

Ingressos para show de Whindersson em Manaus esgotam em 59 segundos

O artista piauiense vem a Manaus após ter o pedido para se apresentar na capital amazonense aceito pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC).

22 de setembro de 2021

Espetáculo ‘As Aventuras de Matilda – O Musical’ se despede de Manaus

O musical terá suas últimas apresentações no palco do Teatro Amazonas, no dia 1º de outubro, em duas sessões; confira os horários!

22 de setembro de 2021

Evento-teste na Arena da Amazônia terá show de Tierry e artistas locais

Na lista de artistas locais estão o cantor Mikael, a revelação do cenário amazonense atual; a banda Xiado da Xinela, o DJ Evandro Jr e o cantor George Japa, entre outros.

21 de setembro de 2021

Em Manaus, festival levará cultura indígena ao palco do hip hop

O Festival Break The Floor é um projeto no Prêmio Conexões Culturais e será realizado nos dias 12, 13,15 e 15 de outubro, em Manaus.

21 de setembro de 2021

Capacitismo: expressões são discriminatórias com quem tem deficiência

O capacitismo envolve uma preconcepção sobre as capacidades de alguém com deficiência e geralmente reduz a pessoa a essa deficiência.

21 de setembro de 2021