fbpx

sábado, 29 de janeiro de 2022

Massagem ajuda a tratar pacientes que sofrem com a endometriose

O problema, que afeta especialmente mulheres em idade reprodutiva, pode ser minimizado, no entanto, com o auxílio de terapias que não requerem medicamento.

12 de setembro de 2021

Compartilhe

Prática terapêutica alivia principalmente sintomas como a cólica menstrual (Foto: Reprodução)

O convívio com a dor é um dos maiores desafios enfrentados por mulheres que sofrem com a endometriose, doença em que o tecido que reveste o útero cresce fora da cavidade uterina, causando distensão abdominal, intensas cólicas menstruais e até mesmo infertilidade. O tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico, e a decisão entre um e outro depende da gravidade dos sintomas, bem como da extensão e localização da doença, além da idade da paciente. 

O problema, que afeta especialmente mulheres em idade reprodutiva, pode ser minimizado, no entanto, com o auxílio de terapias que não requerem medicamento. E a boa notícia é que a massagem é considerada um tratamento complementar importante, por ser uma aliada na diminuição da dor crônica causada pela endometriose.

“Além da infertilidade, a endometriose causa muita dor durante a menstruação, na hora da relação sexual e até para fazer uma atividade física. Se você puder amenizar as dores causadas pela doença, fazendo massagem, é um benefício”, afirma o ginecologista e obstetra dr. José Bento. Segundo ele, a endometriose ocorre em razão de “uma falha do sistema imunológico”, e acrescenta: “Se com a massagem a gente melhora o sistema imunológico, ao melhorar as condições do cortisol, melhoramos a endometriose”.

Benefícios da massagem

Criadora de seis protocolos de massagem, entre eles a Babymoon, voltada para a mulher que busca engravidar, a esteticista Renata França destaca que “manobras feitas no abdômen, por exemplo, melhoram o sistema circulatório, relaxando os músculos dessa região e, consequentemente, trazendo bem-estar à paciente”.

Ela ressalta ainda que a drenagem linfática, especialmente, diminui o inchaço causado por líquidos excedentes e reduz os edemas, conhecidos como inchaços.

“Se a mulher estiver menstruada, a massagem vai aumentar o fluxo do sangue e trazer relaxamento, melhorando dessa forma os sintomas”, diz a esteticista. Segundo ela, são inúmeros os casos de alunas que relatam uma expressiva melhora da dor em pacientes que costumam receber massagem.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

10 receitas vegetarianas e veganas para você preparar no Natal e Ano Novo

Freeletics Nutrition elaborou pratos para quem quer celebrar as festas de fim de ano sem comer carne e de maneira saudável

21 de dezembro de 2021

O Boticário lança legenda para acessibilidade olfativa nas redes sociais

Iniciativa idealizada pela W3haus, a #QueCheiroTem traz descrições que ajudam a comunidade da marca a “sentir” as fragrâncias por meio das redes sociais.

20 de dezembro de 2021

Arquidiocese de Manaus divulga calendário para Natal e Ano Novo

Celebrações e missas solenes vão marcar o nascimento de Jesus, a Sagrada Família e o dia em honra de Santa Maria Mãe de Deus.

18 de dezembro de 2021

Chef de cozinha dá dicas de ceia de Natal com ingredientes amazônicos

Pirarucu à portuguesa, farofa de banana pacovã e arroz caboquinho são pratos que vão agradar a todos e por um preço bem camarada.

18 de dezembro de 2021

Presépio flutuante inicia visita às comunidades ribeirinhas hoje

A balsa irá passar em diversas comunidades da zona ribeirinha, levando brinquedos e o encanto do Natal. Nesta quinta-feira, a embarcação segue para a primeira viagem.

16 de dezembro de 2021

Ingestão de sucos pode ajudar na recuperação da ressaca pós-confras

Entre os sucos indicados estão os de abacaxi, beterraba, melancia, melão, maçã e morango, de acordo com a nutricionista.

15 de dezembro de 2021

Estudo revela desigualdades no acesso a tratamento do câncer de mama

De acordo com estudo realizado pela Fundação do Câncer, as pacientes do SUS chegam ao tratamento em estádios mais avançados do que as pacientes do setor privado.

15 de dezembro de 2021

Músico amazonense assina trilha sonora de ‘Um presente para o Natal’

Público pode conhecer o musical assinado por César Lima no espetáculo que é apresentado, diariamente, até o dia 23 de dezembro, no Teatro Amazonas, com sessões às 20h.

15 de dezembro de 2021