fbpx

quinta, 20 de janeiro de 2022

Marcus Lacerda lança livro com reflexões sobre a pandemia na Amazônia

Conhecido pelo estudo que refutou a cloroquina como fármaco eficaz contra a Covid-19, infectologista lança ‘Quarentena no Rio Negro: Semanário Sobre a Pandemia na Amazônia'.

30 de novembro de 2021

Compartilhe

Escrever o livro confortou o médico que sofre perseguição de quem defende a cloroquina (Foto: Reprodução)

Relatos semanais do médico infectologista e pesquisador Marcus Lacerda, conhecido pelo estudo que refutou a cloroquina como fármaco eficaz contra a Covid-19, estão no livro ‘Quarentena no Rio Negro: Semanário Sobre a Pandemia de COVID-19 na Amazônia’.

Na obra, reflexões sobre o impacto da doença na região e testemunhos de trabalho durante as fases mais graves da doença conectam autor e leitor numa perspectiva serena e didática diante da crise sanitária.

“O hábito de escrever acabou sendo muito positivo na minha vida”, revela o cientista, que começou a produzir a partir do período de quarentena. Ele escreveu, a princípio, para um jornal de Manaus, mas depois recebeu convite para ocupar espaços de opinião em veículos nacionais. “Foi uma forma gostosa de fazer comunicação científica. Então, é uma linha que vai continuar”.

Além de prática terapêutica durante o período mais trágico dos últimos anos, os relatos semanais também confortaram o médico diante das perseguições sofridas por defensores da cloroquina no combate ao vírus.

“A experiência de escrever como cientista teve todo aquele desfecho trágico. Aí foi uma forma de escrever numa linguagem simples, para me comunicar com a população. Não deixou de ser uma forma de fugir daquilo”, considerou.

Em ‘Quarentena no Rio Negro’, Lacerda mostra habilidade como cronista. Mistura nos textos um olhar de impotência diante das ações da natureza em consequência da obra humana, revela micro momentos vividos no atendimento a pacientes da Covid-19 ao longo dos últimos meses e transmite ao leitor sensação semelhante à confiança pós-atendimento médico.

O livro está disponível para venda ao preço de R$ 30 no valor físico, sem contar o frete. Há também a versão digital, mais barata. A obra pode ser adquirida AQUI.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

10 receitas vegetarianas e veganas para você preparar no Natal e Ano Novo

Freeletics Nutrition elaborou pratos para quem quer celebrar as festas de fim de ano sem comer carne e de maneira saudável

21 de dezembro de 2021

O Boticário lança legenda para acessibilidade olfativa nas redes sociais

Iniciativa idealizada pela W3haus, a #QueCheiroTem traz descrições que ajudam a comunidade da marca a “sentir” as fragrâncias por meio das redes sociais.

20 de dezembro de 2021

Arquidiocese de Manaus divulga calendário para Natal e Ano Novo

Celebrações e missas solenes vão marcar o nascimento de Jesus, a Sagrada Família e o dia em honra de Santa Maria Mãe de Deus.

18 de dezembro de 2021

Chef de cozinha dá dicas de ceia de Natal com ingredientes amazônicos

Pirarucu à portuguesa, farofa de banana pacovã e arroz caboquinho são pratos que vão agradar a todos e por um preço bem camarada.

18 de dezembro de 2021

Presépio flutuante inicia visita às comunidades ribeirinhas hoje

A balsa irá passar em diversas comunidades da zona ribeirinha, levando brinquedos e o encanto do Natal. Nesta quinta-feira, a embarcação segue para a primeira viagem.

16 de dezembro de 2021

Ingestão de sucos pode ajudar na recuperação da ressaca pós-confras

Entre os sucos indicados estão os de abacaxi, beterraba, melancia, melão, maçã e morango, de acordo com a nutricionista.

15 de dezembro de 2021

Estudo revela desigualdades no acesso a tratamento do câncer de mama

De acordo com estudo realizado pela Fundação do Câncer, as pacientes do SUS chegam ao tratamento em estádios mais avançados do que as pacientes do setor privado.

15 de dezembro de 2021

Músico amazonense assina trilha sonora de ‘Um presente para o Natal’

Público pode conhecer o musical assinado por César Lima no espetáculo que é apresentado, diariamente, até o dia 23 de dezembro, no Teatro Amazonas, com sessões às 20h.

15 de dezembro de 2021