fbpx

sexta, 30 de julho de 2021

Manaus pode se espelhar no RJ em final com público na Copa América

A final da maior competição de futebol de América, com presença de público, pode servir como exemplo a ser seguido por Manaus em eventos futebolísticos na Arena da Amazônia.

9 de julho de 2021

Compartilhe

Em meio à pandemia da Covid-19 no Amazonas, jogos na Arena da Amazônia ocorrem com portões fechados - (Foto: Andrade Gutierrez)

Um dia após o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), anunciar que o Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Covid-19 do Amazonas planeja a realização de eventos-teste presenciais com protocolos de segurança para a doença, a prefeitura do Rio de Janeiro decidiu, nesta sexta-feira (9), sair na frente e liberou a entrada de público no Maracanã, estádio que vai sediar a final da Copa América entre Brasil e Argentina, neste sábado (10), às 21h, mas impôs o limite de 10% de ocupação por setor do estádio.

Ontem (8), Wilson Lima havia destacado à imprensa que o objetivo é preparar a retomada dessas atividades que permanecem fechadas por conta da pandemia. As atividades são, por exemplo, aquelas com a presença de pública, como competições (jogos de futebol) e até eventos culturais (shows).

A medida, segundo o governador, é importante porque o setor gera empregos, formais e informais, e ajuda a movimentar a economia.

Em Manaus, jogos ocorrem com portões fechados

Em novembro de 2020, o governador Wilson Lima já havia sinalizado interesse em liberar a presença de público para jogos na Arena da Amazônia, mas, na época, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo, que hoje é presidente afastado do órgão, rejeitou o pedido de Wilson Lima, por entender que a questão deveria ser decidida nacionalmente, pois a liberação apenas na Arena da Amazônia poderia gerar implicação nos mandos de campo dos demais times brasileiros.

Os jogos das divisões do Campeonato Amazonense e demais competições, como Copa Verde, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, ocorrem com portões fechados.

Final do ‘Barezão’ sem público

A Arena da Amazônia sediou, em maio deste ano, um jogo, entre São Raimundo e Manaus FC, com a presença de 250 torcedores e serviu como evento-teste para a realização da final da competição, que era planejada pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) com a presença de ao menos 4 mil torcedores.

No entanto, a final ocorreu no dia 22 de maio deste ano, sem a presença de público. Havia um decreto do Governo do Amazonas, em vigor de 17 a 30 de maio, que permitia a realização de evento esportivo, porém sem a presença de público. A decisão, à época, contrariou alguns dirigentes, mas não deixou de surtir efeito.

Público no Maracanã vai apresentar teste contra a Covid-19

O prefeito Eduardo Paes disse que se a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), organizadora da competição, decidir usar todo o estádio, que tem capacidade para 65 mil pessoas, significa que 6,5 mil pessoas poderão entrar desde que apresentem teste PCR das últimas 48 horas para comprovar que não estão com a covid-19. Além disso, devem manter distanciamento nas cadeiras e o uso de máscaras.

“Se eles [diretores da Conmebol] forem usar todos os setores e o estádio cabe 65 mil pessoas, vão ser 6.500. Se resolverem usar o setor mais vip, que cabe 5 mil pessoas, vão ter só 500 pessoas, então, 10% por setor. A decisão é deles, e a partir daí vamos fiscalizar e todo mundo será devidamente testado”, disse durante a apresentação do 27º Boletim Epidemiológico da Prefeitura do Rio.

Autorização

O ato do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, que autoriza a presença de público na final do evento futebolístico foi publicado na edição desta sexta do Diário Oficial do município.

O secretário informou que originalmente a solicitação da Conmebol era para permitir a entrada de 50% de público, o que foi considerado inadequado diante da permanência da pandemia na cidade.

Evento teste

Eduardo Paes disse que a autorização para a presença e público na Copa América não deixa de ser uma espécie de evento teste neste momento em que as notícias sobre queda de internações e de casos da doença são melhores para viver uma transição. Paes garantiu que não recebeu pressão da Conmebol.

As medidas de proteção continuam valendo na cidade do Rio de Janeiro até o dia 26 de julho. Entre elas, o uso obrigatório de máscaras e o distanciamento social.

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

Místicos e Esotéricos podem ajudar no controle das emoções

Em sua 2ª edição, a Feira Mística vem com o intuito de ajudar as pessoas que estão fragilizadas, usando métodos e técnicas místicas que beneficiam o corpo e a mente.

29 de julho de 2021

Psicóloga explica porque cenas de abuso sexual ‘gatilham’ quem já foi vítima

Para Tânia Pimentel, psicóloga especialista em abuso sexual infantil, 'é comum que a pessoa que foi abusada no passado se sinta culpada com relação ao que aconteceu'.

28 de julho de 2021

São Francisco do Caramuri pode ser novo destino turístico no Amazonas

Esta decisão faz parte de uma estratégia do Governo do Amazonas para fomentar o setor turístico em todo o estado, com foco no turismo comunitário.

26 de julho de 2021

Tratar varizes sem acompanhamento médico pode levar paciente à morte

Paulo Laredo destaca que procurar por médicos não especializados, além de trazer riscos fatais, podem trazer outras sequelas irreparáveis aos pacientes.

26 de julho de 2021

UEA abre vagas 179 vagas para cursos de música diversos

As aulas acontecerão no segundo semestre de 2021. As inscrições podem ser realizadas a partir de segunda-feira (26) até o dia 31 de julho.

24 de julho de 2021

ONG Anjos de Rua Manaus realiza ‘Um dia bom pra cachorro’

A ONG disponibilizará serviços como vacinação antirrábica, vermifugação, limpeza de ouvido, corte de unha, além de orientações sobre a importância da castração.

24 de julho de 2021

Em homenagem ao pai, Norma apresenta ‘Renato Araújo: Vida e Obra’

O evento será aberto para convidados e para a imprensa. O projeto foi contemplado pela Manauscult, por meio do programa Conexões Culturais 2019.

24 de julho de 2021

Afastado dos estúdios há 2 anos, Silvio Santos volta a gravar no SBT

Silvio Santos estava afastado das dependências do SBT desde dezembro de 2019. Desde então, estava mantendo-se em isolamento social em casa.

23 de julho de 2021