fbpx

sexta, 28 de janeiro de 2022

Ingestão de sucos pode ajudar na recuperação da ressaca pós-confras

Entre os sucos indicados estão os de abacaxi, beterraba, melancia, melão, maçã e morango, de acordo com a nutricionista.

15 de dezembro de 2021

Compartilhe

Nutricionista indica quatro sucos para ajudar com a ressaca de fim de ano (Foto: Divulgação)

Faltando poucos dias para as festas de Natal e Réveillon, muita gente já se prepara para as comemorações. Nessas datas, é comum que alguns extrapolem no consumo de álcool e acordem no dia seguinte com a famosa ressaca.

Para ajudar a reduzir os incômodos, a nutricionista Lívia Ribeiro sugere quatro opções de sucos detox com esse fim. Lívia ressalta que o ideal, sempre, é não extrapolar o limite do consumo do álcool.

Ela explica que o álcool é diurético e causa um processo de desidratação no corpo. Por isso, muitas pessoas sentem dor de cabeça, enjôo, diarréia e sudorese.

Os sucos, diz Lívia, podem amenizar os efeitos e ajudar na hidratação, além de contribuir na reposição de potássio, sódio e magnésio, perdidos após as muitas idas ao banheiro para urinar. Os carboidratos presentes nos sucos fazem com que os níveis de glicose no sangue também sejam restabelecidos.

Junto com os sucos, as pessoas podem consumir sopas, caldos e bastante água para se recuperar da ressaca.

Entre os sucos indicados estão os de abacaxi, beterraba, melancia, melão, maçã e morango. De acordo com a nutricionista, a beterraba e a cenoura possuem licopeno, substância que inibe a degeneração das células e restaura o organismo. Já os sucos de limão e laranja são ricos em vitamina C e fazem com que o fígado quebre as moléculas do álcool mais rapidamente.

O melão, a melancia e a maçã possuem bastante água em sua composição, o que ajuda na hidratação e no processo de eliminação das toxinas do álcool. O hortelã e a couve, segundo a nutricionista, podem ser usados junto com as frutas. Eles auxiliam na digestão, aliviando dores estomacais.

Saiba como preparar as quatro sugestões de sucos indicadas pela nutricionista:

Suco de abacaxi com hortelã e couve

Ingredientes:

2 fatias medias de abacaxi

1/2 folha de couve

1 limão

6 folhas de hortelã

150 ml de água

Modo de preparo:

Lave os ingredientes. Corte as fatias de abacaxi e separe as folhas de hortelã e couve. Retire o suco do limão. Em seguida, coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata. O indicado é servir sem coar.

Suco de beterraba com gengibre

Ingredientes:

1 beterraba pequena

4 lascas de gengibre

250 ml de água de coco

Modo de preparo:

Lave os ingredientes. Descasque e rale a beterraba e corte as lascas de gengibre. Retira o suco do limão. Em seguida, coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata. O indicado é servir sem coar.

Suco de laranja com cenoura e maçã

Ingredientes:

1 laranja

1/2 maçã

1/2 cenoura

3 lascas de gengibre

Modo de preparo:

Lave os ingredientes. Corte as lascas de gengibre e rale a cenoura com casca. Retire o miolo branco da laranja e deixe cortada em quatro pedaços. Em seguida, coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata. O indicado é servir sem coar.

Suco de melancia com melão e hortelã 

Ingredientes:

1/2 fatia média de melancia

200ml de água de coco

1 fatia média de melão

6 folhas de hortelã

Modo de preparo:

Lave os ingredientes. Corte a melancia e o melão. Em seguida, coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata. O indicado é servir sem coar.

Com informações da assessoria

Leia Mais

Leia mais sobre Comportamento

10 receitas vegetarianas e veganas para você preparar no Natal e Ano Novo

Freeletics Nutrition elaborou pratos para quem quer celebrar as festas de fim de ano sem comer carne e de maneira saudável

21 de dezembro de 2021

O Boticário lança legenda para acessibilidade olfativa nas redes sociais

Iniciativa idealizada pela W3haus, a #QueCheiroTem traz descrições que ajudam a comunidade da marca a “sentir” as fragrâncias por meio das redes sociais.

20 de dezembro de 2021

Arquidiocese de Manaus divulga calendário para Natal e Ano Novo

Celebrações e missas solenes vão marcar o nascimento de Jesus, a Sagrada Família e o dia em honra de Santa Maria Mãe de Deus.

18 de dezembro de 2021

Chef de cozinha dá dicas de ceia de Natal com ingredientes amazônicos

Pirarucu à portuguesa, farofa de banana pacovã e arroz caboquinho são pratos que vão agradar a todos e por um preço bem camarada.

18 de dezembro de 2021

Presépio flutuante inicia visita às comunidades ribeirinhas hoje

A balsa irá passar em diversas comunidades da zona ribeirinha, levando brinquedos e o encanto do Natal. Nesta quinta-feira, a embarcação segue para a primeira viagem.

16 de dezembro de 2021

Estudo revela desigualdades no acesso a tratamento do câncer de mama

De acordo com estudo realizado pela Fundação do Câncer, as pacientes do SUS chegam ao tratamento em estádios mais avançados do que as pacientes do setor privado.

15 de dezembro de 2021

Músico amazonense assina trilha sonora de ‘Um presente para o Natal’

Público pode conhecer o musical assinado por César Lima no espetáculo que é apresentado, diariamente, até o dia 23 de dezembro, no Teatro Amazonas, com sessões às 20h.

15 de dezembro de 2021

Agência Europeia recomenda segunda dose da Janssen a adultos

Recomendação baseia-se em "dados que mostram que uma dose de reforço da Vacina dada pelo menos dois meses após a primeira dose em adultos, levou a um aumento dos anticorpos".

15 de dezembro de 2021