fbpx

domingo, 26 de setembro de 2021

Guerreiros Mura, Tradicional e Flor Matizada brilham em Live Cirandas

A live seguiu todas as medidas que conferem segurança contra a Covid-19 aos participantes e servidores envolvidos. O evento foi um ensaio de olho em 2022.

30 de agosto de 2021

Compartilhe

(Foto: Michael Dantas)

Para manter a tradição da ciranda no mês de agosto, as agremiações Guerreiros Mura, Tradicional e Flor Matizada realizaram a Live Cirandas de Manacapuru 2021, na noite do sábado (28), no galpão da Flor Matizada.

A apresentação sem público e com o apoio do Governo do Amazonas tem a proposta de gerar emprego e renda para trabalhadores da cultura e economia criativa envolvidos no festival que movimenta o município.   

Com transmissão pela TV A Crítica, a live seguiu todas as medidas que conferem segurança contra a Covid-19 aos participantes e servidores envolvidos. Os protocolos incluem a testagem para detecção do coronavírus de todos os integrantes das cirandas e equipes de apoio, distanciamento e uso de máscara.

Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, a iniciativa é importante na retomada gradual das atividades culturais no interior. Ele explica que, a exemplo das lives Parintins e Folclórica, promovidas neste ano, a transmissão das cirandas de Manacapuru vem para oferecer apoio aos artistas sem renda por conta da pandemia. 

“Desta forma mantemos ainda o diálogo com todas as manifestações. Sabemos o quanto o Festival de Cirandas é importante para Manacapuru, que o município se envolve na preparação e, além da economia, tem a questão afetiva, é uma tradição da cidade”, comentou o titular da pasta. “Com o auxílio na estrutura para que a live se realize, também mantemos a expectativa para, no ano que vem, ter o evento com público”. 

Cirandas 

Com 320 pessoas na apresentação, a Guerreiros Mura foi a primeira a se apresentar, com o tema “Folclore é Vida”. A ciranda, que tem 28 anos de existência e 13 títulos, exibiu trechos da sua história dentro da temática indígena.

“Essa live representa a volta do Festival de Ciranda para o cenário cultural do Amazonas. Nós estamos nos recuperando da triste passagem dessa doença no mundo, mas vamos para frente, devagar e com esforço, para consolidar nossa festa folclórica no estado”, disse Renato Teles, presidente da Guerreiros Mura. 

A Tradicional entrou em cena com 120 participantes para defender o tema “Cura” por meio das ervas medicinais. Segundo o presidente Magal Pinheiro, mais 78 pessoas fizeram parte do trabalho nos bastidores.  

“A realização da live foi essencial para nossa cultura não morrer, para gerar renda para a classe artística, uma vez que os artistas foram muito afetados e que vivemos disso. Os artistas vivem da cultura e salvou muitas pessoas”, afirmou o dirigente. 

Já a Flor Matizada, com 250 pessoas, trouxe o tema “Viva!” e os princípios do povo Carajás. Segundo a lenda, eles viviam como peixes nas profundezas dos lagos e só conheciam esse ambiente até abdicarem da eternidade e reconhecerem a morte para alcançar a liberdade. 

“Do mesmo modo, nos resta aceitar a morte, enquanto fenômeno natural e resgatar o entusiasmo pela vida e pelas boas lembranças dos entes perdidos. Afinal, viver sempre valerá a pena”, destacou Vanessa Mendonça, presidente da Flor Matizada.

A live, acrescenta Vanessa, representa o resgate da força cultural de Manacapuru. “A Ciranda é nossa referência, identidade cultural, e constitui uma das singularidades amazônicas. Somos cientes de que escrevemos uma das mais belas páginas do rico folclore brasileiro, e essa live revigora essa força”. 

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

Competição de jiu-jitsu Open Mulekada homenageia deputado federal

Open Mulekada leva o nome do deputado Bosco Saraiva como uma homenagem e agradecimento pela ajuda que o parlamentar concede ao grupo, constantemente.

25 de setembro de 2021

Campanha arrecada livros, brinquedos e itens de higiene para crianças

A campanha vai disponibilizar no canal no YouTube do Instituto ELA, vários vídeos educativos sobre temáticas como incentivo à leitura e à criatividade e higiene bucal.

25 de setembro de 2021

Aldeia Tururukari Uka participa da Mostra Doc Agricultura e Gastronomia

A comunidade Tururukari Uka foi fundada em 2004, com aproximadamente 6 famílias e 28 pessoas, e hoje já conta com 12 famílias, em Manaus.

25 de setembro de 2021

Dia do Idoso terá show de Altemar Dutra Júnior em Manaus

O show contará com Jorge Bartholo, Nunes Filho e Cangas do Forró. Altemar Dutra Júnio é filho do cantor Altemar Dutra, e desde pequeno segue os passos do pai.

24 de setembro de 2021

Amazonas Cultura em Rede abre inscrições para projetos artísticos

O Amazonas Cultura em Rede irá disponibilizar R$ 1,2 milhão para premiação de 12 propostas. As atividades selecionadas no edital serão realizadas gratuitamente.

24 de setembro de 2021

Teatro de fantoches e brincadeiras levam educação de trânsito a crianças

A peça “Os Vingadores do Trânsito” apresentou noções básicas sobre trânsito e a importância do uso dos equipamentos de segurança.

23 de setembro de 2021

Mês das crianças chega ao ViaNorte com diversão para toda família

Para celebrar o Dia das Crianças, o Ramito Circo terá apresentações especiais nos dias 8,9,10,11 e 12 de outubro com os conhecidos palhaços Patati e Patatá.

23 de setembro de 2021

Em Manaus, Shopping expõe mais de cem cães e gatos para adoção

O público poderá conhecer de perto os pets disponíveis para adoção. Durante a programação, os visitantes também poderão conferir a palestra da zootecnista Fernanda Valentim.

22 de setembro de 2021