fbpx

segunda, 25 de outubro de 2021

GACC-AM coordena campanha de sensibilização contra o câncer infantojuvenil

A entidade realizará ações de distribuição de folhetos informativos sobre diagnóstico precoce e atividades interativas com cerca de 30 crianças em tratamento no Hemoam.

17 de setembro de 2021

Compartilhe

O Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Amazonas (GACC-AM) em parceria com a Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC) realiza, na segunda-feira (20), das 8h às 11h30, na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), uma ação de sensibilização contra o câncer infantojuvenil, que é considerado a primeira causa de óbitos na faixa etária de 0 aos 19 anos.

A iniciativa faz parte da campanha nacional Setembro Dourado. A entidade vai realizar ações de distribuição de folhetos informativos sobre diagnóstico precoce e realização de atividades interativas com cerca de 30 crianças que estão em tratamento no Hemoam.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, anualmente, surjam cerca de 403 mil novos casos de câncer em crianças e adolescentes, e que a cada três minutos uma criança morre vitimada pela doença.

Por conta disso, neste ano, o tema do Setembro Dourado é “Quem Ama está Sempre Atento”. “É fundamental informar quais são os sintomas da doença para que os pais, responsáveis e familiares fiquem em alerta”, destaca a coordenadora de Marketing do GACC-AM, Karoliny Santos.

Ela explica que um dos objetivos da campanha é, a exemplo dos países de alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), alcançar 85% de chances de sobrevida para crianças e adolescentes com câncer. Atualmente, esse índice no Brasil é de 60%.

Segundo ela, deve-se atentar para os seguintes sintomas: perda de peso, palidez inexplicada, manchas roxas, sangramento pelo corpo sem machucado, febre prolongada de causa não identificada, vômitos acompanhados de dor de cabeça, diminuição da visão ou perda de equilíbrio, dores nos ossos ou juntas, com ou sem inchaços, caroços em qualquer parte do corpo, principalmente na barriga, crescimento do olho, podendo estar acompanhado de mancha roxa no local.

Balão da cura

No dia 23, o GACC-AM fará o lançamento do Balão da Cura, que tem como objetivo comemorar a alta de crianças em tratamento na instituição.

“Nesta quinta-feira, três pacientes irão estourar o balão, o que quer dizer que elas estarão liberadas da quimioterapia, radioterapia e ficarão por dez anos continuarão sendo assistidas pelo GACC-AM e farão check-up periodicamente”, explica a coordenadora de Marketing do GACC-AM.

Durante este período, a criança não tem mais câncer a ser tratado, no entanto, a alta médica se dará apenas dez anos depois, já que o tempo em que a doença poderá voltar ou não.

Com 22 anos de atuação em Manaus, o GACC-AM presta serviços assistenciais e sociais para cerca de mil crianças e adolescentes carentes de 0 a 18 anos com câncer, promovendo ações para viabilizar a cura, além do bem-estar físico e psicossocial das famílias.

Apenas em 2020, foram realizados mais de 90 mil atendimentos. Para conhecer mais os programas e projetos da instituição acesse: www.doegacc.org.br.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

Tratamentos de incontinência urinária caem 60% devido à pandemia

A incontinência urinária costuma afetar 45% das mulheres e 15% dos homens acima de 40 anos. Entre as causas da doença, estão problemas como obesidade.

24 de outubro de 2021

Saúde bucal: 20 dicas para conquistar o sorriso dos sonhos

O fumo, segundo o dentista, é prejudicial à saúde bucal. Além disso, é recomendável o uso de protetor labial e também muita atenção à dieta.

24 de outubro de 2021

Conheça algumas construções centenárias que abrigam a história de Manaus

O RealTime1 apresenta alguns locais que abrigam curiosidades sobre a história da cidade de Manaus nesses 352 anos, como a primeira rua da capital e as primeiras casas.

24 de outubro de 2021

Cinco lugares imperdíveis para visitar no Centro Histórico de Manaus

A capital amazonense completa 352 anos no dia 24 de outubro. E para exaltar a data o RealTime1 destaca cinco locais que você não pode deixar de visitar no Centro de Manaus.

24 de outubro de 2021

Artesão faz sucesso na internet e exporta obras para vários países

Ao RealTime1, o artesão de 47 anos falou sobre a profissão de entalhar e escupir em madeiras e revelou que hoje sustenta a família com itens exportados para vários países.

24 de outubro de 2021

Branding foi melhor usado em calçadão no RJ do que no de Manaus

Para construir uma marca é preciso levar em conta o DNA e as percepções de um lugar. Saiba o que pode ter gerado a fama sobre o calçadão em Copacabana.

24 de outubro de 2021

Trabalho remoto foi mais recorrente para quem tinha curso superior

Profissionais com nível superior completo possuem 23% a mais de chance de estarem em trabalho remoto do que as pessoas com escolaridade de nível fundamental incompleto.

23 de outubro de 2021

Boi Manaus se rende ao Eletroboi com show exclusivo de Márcia Novo

Márcia Novo se apresenta neste sábado (23), às 20h30 no palco Boi Manaus com um show exclusivo para comemorar o aniversário de 352 anos da capital amazonense.

23 de outubro de 2021