Festival acontecerá em setembro e buscará dar uma alternativa aos artistas que estão há dois anos enfrentando os efeitos negativos da pandemia.
De acordo com os organizadores, serão cumpridos rigorosos protocolos sanitários durante a realização do evento.
Após o segundo ano consecutivo sem festivais folclóricos no Amazonas por causa da pandemia de Covid-19, artistas das mais variadas classes estão ávidos por oportunidades que os permitam extravasar, dançar, cantar, manter-se em atividade. E é esse o objetivo do 1º Festival Amazon Moving, para Grupos de dançarinos, compositores e cantores do ritmo Boi Bumbá, uma realização da empresa Amazon Party Produções, a ser realizado nos dias 09, 10, 11 e 12 de setembro de 2021.
As inscrições iniciaram nesta quinta-feira (15) e vão até as 23h59 do dia 5 de agosto. Grupos, Dançarinos, Compositores e cantores de Toadas de Boi Bumbá( musicas inéditas de qualquer tema) podem participar. As disputas serão realizadas no Teatro Manauara, Zona Centro Sul de Manaus.
De acordo com o Coordenador Geral, Rivaldo Pereira, a expectativa por muitas inscrições é grande, levando-se em conta que o festival está aberto a qualquer pessoa dentro do estado do Amazonas. “Tem muita gente querendo participar. Um dos atrativos desse Festival é a valorização principalmente dos dançarinos, compositores, músicos e cantores, duramente atingidos, sem poder trabalhar, por causa da pandemia da Covid-19 no estado do Amazonas”, explica Rivaldo.
Além da oportunidade para expor novos trabalhos, o Festival tem outro incentivo, que é a premiação em dinheiro. De acordo com Leonardo Castelo, Diretor do Festival, serão distribuídos em premiação o total de R$ 50 mil, nas diversas categorias, premiação superior à maioria dos outros festivais. Os melhores receberão um valor superior a muitos outros festivais”, enfatiza Leonardo.
Para a realização do festival uma série de protocolos foram estabelecidos afim de garantir a segurança dos participantes. “Estamos cumprindo todas as orientações em respeito às medidas de segurança adotadas pelo Governo do Estado. Nos preparamos para, no festival, não termos a participação presencial de público. Todo o trabalho será via web, por diversas plataformas digitais”, ressalta Leonardo Castelo.
A comissão julgadora será composta por oito integrantes, sendo quatro para as análises das Danças e quatro para analises musicais (toada). Os jurados foram escolhidos entre nomes reconhecidos em suas respectivas áreas de atuação.
A fase final será realizada com apresentações ao vivo no teatro Manauara.
Área de Dança:
*Observação: Cada dançarino só poderá ser inscrito para concorrer em duas categorias.
Área de Música (Toada e intérpretes):