fbpx

terça, 30 de novembro de 2021

‘Expedição Cultural’ chega a mais municípios em outubro e novembro

A primeira fase do programa cultural acontecerá entre os dias 18 e 25 de outubro iniciando em Itacoatiara. A segunda fase acontecerá de 6 a 25 de novembro.

16 de outubro de 2021

Compartilhe

'Expedição Cultural' chega a mais municípios em outubro e novembro (Foto: Reprodução)

A terceira edição da Expedição Cultural iniciará na segunda-feira (18), em Itacoatiara, com a realização de espetáculos, oficinas e exibição de curtas-metragens. O projeto faz parte do  programa +Cultura, iniciativa do governo do estado por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

A primeira fase do programa acontecerá entre os dias 18 e 25 de outubro passando por Itacoatiara, Itapiranga, Silves, Urucará e Careiro da Várzea. Na segunda fase, que acontece entre os dias 6 e 25 de novembro, serão incluídos os municípios de Coari, Tefé, Alvarães, Uarini, Tabatinga e Benjamin Constant. 

“Voltamos mais uma vez com este projeto que é dedicado ao interior do Amazonas, proporcionando acesso a espetáculos e também a ações formativas que despertam o interesse pela arte e pelas profissões da cadeia produtiva da cultura e economia criativa, além de descobrir jovens talentos e comunidades artísticas que temos em nossos municípios”, declara o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz. 

Programação

Na primeira fase serão apresentados os espetáculos “Giorgina”, de Eric Lima, “Ensaio Geral”, de Klindson Cruz, e “Tela”, de Ingrid Frazão, que terão classificação livre. As oficinas serão de Elaboração de Projetos Culturais, com Taciano Soares, de Teatro de Papel, com Eric Lima, de Improvisação de Dança, com Ingrid Frazão, e Noções de Língua Brasileira de Sinais (Libras), com Marcelo Costa. 

Para o ator e diretor, Taciano Soares, um dos benefícios da iniciativa é o intercâmbio entre artistas da capital e do interior.

“A troca de experiência engrandece as duas partes e assim podemos conhecer um pouco mais os artistas dessas cidades.  Esse intercâmbio é saudável e necessário porque fortalece o todo, ampliando para as múltiplas possibilidades que o Amazonas de fato possui. Todo mundo ganha nessa troca”, explica.

A programação também inclui os curtas-metragens “A Bela é Poc” (20 minutos, classificação 16 anos), “Enterrado no Quintal” (15 minutos, classificação 14 anos ) e “Terra Nova” (22 minutos, classificação 14 anos), além da exposição móvel “Olhares de Cena”, da fotógrafa Larissa Martins, com registros da produção teatral em Manaus de peças com foco na diversidade sobre mulheres, comunidade LGBT+ e pessoas negras.

O Programa Mania de Ler, iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa para incentivar a leitura de diversos públicos, também estará na “Expedição”. Serão doados kits com caixas estantes e livros para os municípios. Também haverá a distribuição do livro “Públicos do Teatro em Manaus”, de Taciano Soares, às bibliotecas municipais.

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

Cantora Ivete Sangalo terá série documental na HBO Max

A cada capítulo, Ivete recebe diversos músicos consagrados para um bate-papo e desenvolvimento de novas músicas.

30 de novembro de 2021

O Mundo Encantado do Natal traz diversas programações para Manaus; confira

A programação completa também pode ser acessada no Portal da Cultura, site da secretaria onde o público também deve agendar a visita aos espaços públicos e entrada no Teatro.

29 de novembro de 2021

Caprichoso vai reapresentar espetáculo ‘Tradição que Renasce’ em Manaus

Ingressos estão sendo vendidos no quiosque da loja Canto Caprichoso no Manaura Shopping no valor de R$ 100. Festa está marcada para o dia 11 de dezembro.

29 de novembro de 2021

Circuito Sesc de Corridas abre inscrições; prova será em 17 de dezembro

Prova terá modalidades de corrida e caminhada para o público a partir dos 15 anos de idade. Inscrições serão limitadas a 500 atletas e podem ser feitas até 15 de dezembro.

29 de novembro de 2021

Risco global referente à variante Ômicron é muito alto, diz OMS

O risco global está condicionado à possibilidade da variante Ômicron do coronavírus escape à proteção das vacinas e tenha vantagens na transmissibilidade.

29 de novembro de 2021

Segundo dia do Enem cobra dengue e carro elétrico e ignora Covid

Temas como dengue e extinção no Pantanal apareceram no exame, que cobrou questões de matemática e ciências da natureza.

28 de novembro de 2021

Casarão Cassina sedia debates do Climate Story Lab Amazônia

O evento Climate Story Lab Amazônia foi realizado pela primeira vez na América Latina, em estrutura administrada pela Prefeitura de Manaus.

28 de novembro de 2021

Projeto cultural quer levar estudantes aos museus sem sair de casa

Atividades acontecerão entre dezembro de 2021 e maio de 2022. Estudantes de 11 a 17 anos da rede pública de ensino são convidados a conhecerem exposições virtuais em museus.

27 de novembro de 2021