fbpx

quinta, 02 de dezembro de 2021

Etnodesenvolvimento: ‘Cachaça do Índio’ é produzida com ingredientes tradicionais

A cachaça do índio além de ser um produto 100% artesanal a base de caldo de cana, também é feita com os itens tradicionais do Amazonas, entre eles, o jambu e o guaraná.

23 de novembro de 2021

Compartilhe

Bebida 100% artesanal é um dos produtos naturais desenvolvidos pelos artesãos do Centro Yandé Muraki (Foto:

Com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual do Índio (FEI), o Centro do Empreendedor Indígena Yandé Muraki expõe diversos artefatos e produtos naturais produzidos por indígenas do Amazonas, entre eles, está a “Cachaça do Índio Sabor da Floresta”.

Criada a partir de ingredientes regionais, a bebida é um dos produtos naturais desenvolvidos para complemento de renda pelos artesãos que expõem seus trabalhos pelo projeto.

Para o diretor-presidente da FEI, Edivaldo Munduruku, a criação da cachaça é uma maneira de mostrar a diversificação dos produtos extraídos da natureza e que não agridem o meio ambiente.

“A cachaça é algo popularizado em todo o mundo, mas os parentes são a prova de como o indígena é capaz de se reinventar e produzir algo que possa trazer destaque à natureza e que não destrua o meio ambiente. A prova disso é o processo artesanal que eles fazem para que tenham um produto de boa qualidade e com todas as características do Amazonas”, disse.

A cachaça do índio além de ser um produto 100% artesanal a base de caldo de cana, também é feita com os itens tradicionais do Amazonas, entre eles, o jambu e o guaraná.

De acordo com o coordenador do Yandé Muraki, Yuri Sateré, a demanda pela bebida tem crescido após muitas exposições que são feitas em eventos e atividades fora da sede do projeto.

“A cachaça, que batizamos com o nome ‘Sabor da Floresta’, é feita por indígenas da aldeia Tauamirim, do município de Tapauá, e os principais ingredientes da cachaça são o caldo de cana, marapuama, manacam, mirantã e outros. Então, ela é uma das potências de vendas aqui do Centro do Empreendedor Indígena. Além disso, a degustação dela fica disponível em todo o horário de funcionamento do nosso espaço”, comentou.

O projeto Yandé Muraki é mantido pelo Governo do Amazonas e dispõe de uma diversidade de artesanatos feitos por variadas etnias.

O Centro do Empreendedor Indígena Yandé Muraki fica localizado na rua Monsenhor Coutinho, 129, zona sul de Manaus e funciona de segunda a sábado nos horários de 8h às 17h.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

Spotify: Marília Mendonça e Barões da Pisadinha são os mais ouvidos no Brasil

Marília Mendonça, que morreu em um acidente aéreo, foi a mulher que teve o maior número de reproduções na plataforma de streaming.

2 de dezembro de 2021

Turnê de Rick & Renner volta a Manaus esse mês com grandes sucessos

O show será realizado no Dulcila Festas e Convenções, localizado na Av. Coronel Teixeira, bairro Ponta Negra, no próximo dia 16/12.

2 de dezembro de 2021

Novo filme da Disney: ‘Encanto’ celebra a cultura colombiana

Sendo uma história da Disney e da América Latina, o centro de tudo não poderia ser outro que não uma família - no caso, uma grande família.

1 de dezembro de 2021

Quinta temporada de ‘La Casa de Papel’ traz tensão e a emoção da conclusão

A parte final de La Casa de Papel é a mais emocional da série. Está no ar o clima de despedida dos personagens, que se tornaram verdadeiras figuras da cultura pop.

1 de dezembro de 2021

Jucynha Kero Kero lança música com promessa de novo hit do momento

Muito conhecida em Manaus pela carreira de forró, Jucynha Kero Kero agora aposta em uma mudança marcante de estilo musical.

1 de dezembro de 2021

Adeus cera de abelha em cosméticos; marca aposta em alternativas veganas

Com a busca de novos ingredientes e metodologias alternativas disruptivas no País, empresas têm compromisso de atingir 100% de produtos veganos nos próximos anos.

1 de dezembro de 2021

Projeto Olho da Mata/FloNA do Purus ganhará narrativa sobre trajetória

A finalidade é contribuir para a valorização, o desenvolvimento e a circulação dos produtos do artesanato do Projeto Olho da Mata.

30 de novembro de 2021

Marcus Lacerda lança livro com reflexões sobre a pandemia na Amazônia

Conhecido pelo estudo que refutou a cloroquina como fármaco eficaz contra a Covid-19, infectologista lança ‘Quarentena no Rio Negro: Semanário Sobre a Pandemia na Amazônia'.

30 de novembro de 2021