fbpx

segunda, 25 de outubro de 2021

Embaixada dos EUA e ‘As Amazonas’ ensinam como fazer podcast gratuitamente

Ao fim do curso, os programas produzidos pelos alunos com orientação das três jornalistas serão ancorados em um site indexador de podcasts chamado Vozes da Amazônia

13 de outubro de 2021

Compartilhe

Inscrições para turmas da Amazônia e do Nordeste começaram dia 6 de outubro (Foto: Divulgação)

A Embaixada e Consulados dos Estados Unidos, em parceria com o Podcast ‘As Amazonas’ e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), oferecem o curso gratuito “Podcast: seu conteúdo para o mundo” para turmas do Norte e Nordeste do Brasil. As aulas serão transmitidas a partir de Manaus e acontecem no próximo mês de novembro com duas turmas de 30 alunos cada.

As inscrições iniciaram no dia 6 de outubro e seguem até o dia 24 deste mês. O interessados devem acessar este link.

O curso será ministrado pelas jornalistas Aruana Brianezi, Daniela Assayag e Liège Albuquerque, que desde julho deste ano apresentam semanalmente o podcast “As Amazonas”. No final do curso, a Embaixada dos EUA vai doar quatro smartphones para os quatro melhores alunos, dois de cada região.

“Vamos dar prioridade a municípios onde não há veículos de imprensa, para buscar orientar na criação de um espaço de difusão de novas vozes, democratizando esses espaços de comunicação”, explicou Aruana Brianezi. 

Além das professoras titulares, o curso terá participação de especialistas em voz, equipamentos de produção e outros podcasters do Brasil e dos EUA. As aulas serão on-line em formato síncrono (ao vivo), em plataforma que permite interação entre alunos e professoras.

O propósito do curso, que ocorrerá em quatro sábados, é treinar pessoas interessadas em contar histórias e notícias em um formato democrático e acessível, o podcast, que pode ajudar a diminuir os desertos de notícias existentes no Brasil. 

“Produzimos um curso bem redondinho, usando toda nossa experiência em apuração, checagem, uso da voz, construção de roteiro e script para dar munição a quem quiser contar sua história, de sua comunidade, como notícia ou como memória”, afirmou Daniela Assayag.  

Ao fim do curso, os programas produzidos pelos alunos com orientação das três jornalistas serão ancorados em um site indexador de podcasts chamado Vozes da Amazônia, que terá uma aba para a região Nordeste. O endereço vai reunir, também, links de podcasts independentes das duas regiões, funcionando como uma espécie de catálogo das produções locais.  

Para Liege Albuquerque, é necessário haver um equilíbrio em vozes regionais, abrindo-se espaço democrático que o podcast cria para a difusão de fatos, casos e opiniões de todos os lugares com o mínimo de estrutura possível: um smartphone, um bom script e uma voz disposta a contar histórias.

“Precisamos estimular as vozes regionais, fortalecer e abrir espaço a pontos de vista, a histórias e narrativas únicas e originais pelo Brasil afora, seja de jornalistas formados, em formação ou membros de comunidades”, destacou. 

Sobre o curso

O curso ‘Podcast: seu conteúdo para o mundo’ terá 16 horas de duração para cada região, aos sábados pela manhã e à tarde, em novembro, além de mentoria individual para cada um dos participantes com as instrutoras ao longo do mês.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

Tratamentos de incontinência urinária caem 60% devido à pandemia

A incontinência urinária costuma afetar 45% das mulheres e 15% dos homens acima de 40 anos. Entre as causas da doença, estão problemas como obesidade.

24 de outubro de 2021

Saúde bucal: 20 dicas para conquistar o sorriso dos sonhos

O fumo, segundo o dentista, é prejudicial à saúde bucal. Além disso, é recomendável o uso de protetor labial e também muita atenção à dieta.

24 de outubro de 2021

Conheça algumas construções centenárias que abrigam a história de Manaus

O RealTime1 apresenta alguns locais que abrigam curiosidades sobre a história da cidade de Manaus nesses 352 anos, como a primeira rua da capital e as primeiras casas.

24 de outubro de 2021

Cinco lugares imperdíveis para visitar no Centro Histórico de Manaus

A capital amazonense completa 352 anos no dia 24 de outubro. E para exaltar a data o RealTime1 destaca cinco locais que você não pode deixar de visitar no Centro de Manaus.

24 de outubro de 2021

Artesão faz sucesso na internet e exporta obras para vários países

Ao RealTime1, o artesão de 47 anos falou sobre a profissão de entalhar e escupir em madeiras e revelou que hoje sustenta a família com itens exportados para vários países.

24 de outubro de 2021

Branding foi melhor usado em calçadão no RJ do que no de Manaus

Para construir uma marca é preciso levar em conta o DNA e as percepções de um lugar. Saiba o que pode ter gerado a fama sobre o calçadão em Copacabana.

24 de outubro de 2021

Trabalho remoto foi mais recorrente para quem tinha curso superior

Profissionais com nível superior completo possuem 23% a mais de chance de estarem em trabalho remoto do que as pessoas com escolaridade de nível fundamental incompleto.

23 de outubro de 2021

Boi Manaus se rende ao Eletroboi com show exclusivo de Márcia Novo

Márcia Novo se apresenta neste sábado (23), às 20h30 no palco Boi Manaus com um show exclusivo para comemorar o aniversário de 352 anos da capital amazonense.

23 de outubro de 2021