fbpx

domingo, 16 de janeiro de 2022

Em Parintins, Boi Caprichoso lança tema ‘Amazônia, nossa luta em poesia’

A divulgação surpreendente aconteceu durante a festa de aniversário de 108 anos de história do bumbá, no Curral Zeca Xibeção, em Parintins, no Amazonas.

31 de outubro de 2021

Compartilhe

(Foto: Pedro Coelho)

O Boi Caprichoso surpreendeu os amantes da cultura popular e apresentou no último sábado (30) o tema para o Festival Folclórico de 2022. “Amazônia, nossa luta em poesia” é a nova bandeira do boi negro de Parintins, a ser erguida durante a temporada e na arena do Bumbódromo, no próximo ano. O anúncio ocorreu durante a festa dos 108 anos de história do bumbá, no Curral Zeca Xibelão.

A nação azul e branca, extasiada com a notícia, se emocionou e aplaudiu o momento em que os membros da diretoria e do Conselho de Arte, no centro do curral, apresentaram a nova marca do bumbá.

“O Caprichoso nos surpreende sempre, quando a gente menos espera ele nos arrebata com sua ousadia. Hoje a gente reacende nossa esperança e se orgulha cada vez de vestir essas cores, vamos com tudo para 2022”, disse emocionada a torcedora Louise Reis.

Antes da paralisação do calendário turístico brasileiro, imposta pelas regras sanitárias da pandemia, o Caprichoso trabalhava em função do tema “Terra: Nosso Corpo, Nosso Espírito”, e foi assim no decorrer das duas temporadas em que o Festival de Parintins deixou de ser realizado. Embora nunca defendido na arena, esse brabo norteou as apresentações oficiais do bumbá no período de restrições.

Agora, de acordo o presidente do Conselho de Arte, Ericky Nakanome, a ideia não é abandonar a proposta anterior, pelo contrário, é fortalecê-la e torná-la ainda mais popular. “A Terra assumiu de uma vez por todas a sua unidade e no desafio universal de vencer a Covid-19, percebemos o quanto este planeta forma um único corpo e uma só alma. A partir dessa proposta, o Caprichoso compreende que nós precisamos agora olhar o planeta sob a óptica dos caboclos, de dentro de nossa casa, a Amazônia”, explica.

Dessa maneira, “Terra: Nosso Corpo, Nosso Espírito” não se encerra, o tema se renova dentro de uma proposta ressemeada em “Amazônia, nossa luta em poesia”, com novas caras, novas cores, novas musicalidades, que objetivam o triunfo da vida e a vitória do Boi Caprichoso.

Em defesa da floresta

O conselheiro de arte Márcio Braz comenta que todas as ações do bumbá constituem o brado em defesa da grande floresta. “O Caprichoso quando canta, dança, esculpe, pinta, coreografa, encena a Amazônia, ele está lutando por ela. Ele ergue a bandeira que é mãe de todas as lutas, a luta pela Amazônia. A Poesia Caprichoso é isso, e quer conscientizar a Terra para um novo tempo, no qual a Amazônia é protagonista”, explica.

O presidente Jender Lobato enfatiza a confiança no trabalho realizado pelo Conselho de Arte e projeta uma temporada vencedora em 2022. “Eu estou muito tranquilo quanto a isso, as decisões tomadas pelos membros do conselho nascem de discussões muito maduras e coerentes. Temos um desafio enorme pela frente, de encarar o maior festival de todos os tempos, e tenho certeza que com esta proposta temática tocaremos não apenas os jurados, mas todos que visitarem Parintins no próximo ano”, ressalta.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

10 receitas vegetarianas e veganas para você preparar no Natal e Ano Novo

Freeletics Nutrition elaborou pratos para quem quer celebrar as festas de fim de ano sem comer carne e de maneira saudável

21 de dezembro de 2021

O Boticário lança legenda para acessibilidade olfativa nas redes sociais

Iniciativa idealizada pela W3haus, a #QueCheiroTem traz descrições que ajudam a comunidade da marca a “sentir” as fragrâncias por meio das redes sociais.

20 de dezembro de 2021

Arquidiocese de Manaus divulga calendário para Natal e Ano Novo

Celebrações e missas solenes vão marcar o nascimento de Jesus, a Sagrada Família e o dia em honra de Santa Maria Mãe de Deus.

18 de dezembro de 2021

Chef de cozinha dá dicas de ceia de Natal com ingredientes amazônicos

Pirarucu à portuguesa, farofa de banana pacovã e arroz caboquinho são pratos que vão agradar a todos e por um preço bem camarada.

18 de dezembro de 2021

Presépio flutuante inicia visita às comunidades ribeirinhas hoje

A balsa irá passar em diversas comunidades da zona ribeirinha, levando brinquedos e o encanto do Natal. Nesta quinta-feira, a embarcação segue para a primeira viagem.

16 de dezembro de 2021

Ingestão de sucos pode ajudar na recuperação da ressaca pós-confras

Entre os sucos indicados estão os de abacaxi, beterraba, melancia, melão, maçã e morango, de acordo com a nutricionista.

15 de dezembro de 2021

Estudo revela desigualdades no acesso a tratamento do câncer de mama

De acordo com estudo realizado pela Fundação do Câncer, as pacientes do SUS chegam ao tratamento em estádios mais avançados do que as pacientes do setor privado.

15 de dezembro de 2021

Músico amazonense assina trilha sonora de ‘Um presente para o Natal’

Público pode conhecer o musical assinado por César Lima no espetáculo que é apresentado, diariamente, até o dia 23 de dezembro, no Teatro Amazonas, com sessões às 20h.

15 de dezembro de 2021