fbpx

domingo, 23 de janeiro de 2022

Em Manaus, time de vôlei LGBTQIA+ homenageia vítimas de homotransfobia

O time de vôlei Casa Miga resolveu trocar os próprios nomes nos uniformes pelos de vítimas LGBTQIA+ assassinadas ou que sofreram preconceito por motivos homotransfóbicos.

11 de novembro de 2021

Compartilhe

Os uniformes doados pela Santo Remédio são de cores branca e azul (Foto: Reprodução)

Mais de 22,3 mil crimes contra a população LGBTQIA+ foram registrados no Estado, entre março de 2020 e o mesmo mês deste ano, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). O trágico cenário de homotransfobia comoveu o time de vôlei Casa Miga, que resolveu trocar os próprios nomes nos uniformes pelos de vítimas de preconceito, como uma forma de dar visibilidade ao problema.

A equipe é uma das 16 que participam da 9º Copa Solidária Pedro Pantoja, um evento de voleibol realizado anualmente em Manaus para arrecadar alimentos não perecíveis para instituições de apoio a pessoas em vulnerabilidade social, tanto na capital como em alguns municípios do interior.

No evento esportivo, a equipe Casa Miga representa a entidade homônima (@casamigalgbt no Instagram), de apoio a pessoas LGBTQIA+ carentes, inclusive refugiadas de outros países. “É a primeira casa deste tipo na região Norte e tem sede em Manaus”, explica Rayfran de Oliveira, um dos atletas do time e supervisor comercial da rede de farmácias Santo Remédio, que patrocina os uniformes da equipe.

Durante todos os jogos, a Copa irá receber doações dos membros das equipes participantes e da população que for prestigiar o evento. Ao final, os mantimentos arrecadados serão entregues aos três times que vencerem em primeiro, segundo e terceiro lugar. Até o momento, o torneio já arrecadou cerca de 700 quilos de alimentos, mas o número deverá ser ainda maior até o encerramento, em dezembro.

O objetivo do time Casa Miga é vencer e entregar os mantimentos à instituição de mesmo nome. A presidente do abrigo, Karen Arruda, diz ter ficado muito feliz com a parceria. “Recebemos essa iniciativa com muita alegria e esperamos arrecadar uma quantia expressiva não só para os assistidos pela Casa Miga, mas também para outras pessoas que a instituição apoia”, comenta.

O uniforme

A equipe do time Casa Miga é formada por sete membros, sendo seis homens e uma mulher. Os uniformes doados pela Santo Remédio são de cores branca e azul, e trazem os nomes de pessoas LGBTQIA+ assassinadas ou que sofreram preconceito por motivos homotransfóbicos no Brasil e no mundo.

“É a primeira vez que a empresa patrocina um time na Copa e esse apoio foi essencial para que nós conseguíssemos cumprir nosso objetivo de representar a Casa Miga e toda a comunidade LGBTQIA+”, afirma Rayfran.

Conforme o departamento de marketing do Grupo Tapajós, detentor da rede de drogarias, a iniciativa se encaixa perfeitamente nos valores da empresa, cujo slogan é “gente cuidando de gente”. Isso ultrapassa as fronteiras da saúde, indo além do bem-estar físico e envolvendo também o lado social e emocional do ser humano.

Copa Solidária Pedro Pantoja

A 9ª Copa Solidária Pedro Pantoja iniciou em outubro e seguirá até dezembro, com jogos sempre aos domingos de manhã (8h45) e à tarde (14h). O campeonato ocorre na quadra da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na avenida Mário Ypiranga, em frente ao Park Mirage. A entrada é solidária, sendo pedida a doação de um quilo de alimento não perecível.

O torneio teve a primeira edição em 2012 e um dos participantes, Pedro Pantoja, deu a ideia de arrecadar doações. Ele faleceu em 2014, vítima de câncer, mas os amigos continuaram o projeto em sua homenagem.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

10 receitas vegetarianas e veganas para você preparar no Natal e Ano Novo

Freeletics Nutrition elaborou pratos para quem quer celebrar as festas de fim de ano sem comer carne e de maneira saudável

21 de dezembro de 2021

O Boticário lança legenda para acessibilidade olfativa nas redes sociais

Iniciativa idealizada pela W3haus, a #QueCheiroTem traz descrições que ajudam a comunidade da marca a “sentir” as fragrâncias por meio das redes sociais.

20 de dezembro de 2021

Arquidiocese de Manaus divulga calendário para Natal e Ano Novo

Celebrações e missas solenes vão marcar o nascimento de Jesus, a Sagrada Família e o dia em honra de Santa Maria Mãe de Deus.

18 de dezembro de 2021

Chef de cozinha dá dicas de ceia de Natal com ingredientes amazônicos

Pirarucu à portuguesa, farofa de banana pacovã e arroz caboquinho são pratos que vão agradar a todos e por um preço bem camarada.

18 de dezembro de 2021

Presépio flutuante inicia visita às comunidades ribeirinhas hoje

A balsa irá passar em diversas comunidades da zona ribeirinha, levando brinquedos e o encanto do Natal. Nesta quinta-feira, a embarcação segue para a primeira viagem.

16 de dezembro de 2021

Ingestão de sucos pode ajudar na recuperação da ressaca pós-confras

Entre os sucos indicados estão os de abacaxi, beterraba, melancia, melão, maçã e morango, de acordo com a nutricionista.

15 de dezembro de 2021

Estudo revela desigualdades no acesso a tratamento do câncer de mama

De acordo com estudo realizado pela Fundação do Câncer, as pacientes do SUS chegam ao tratamento em estádios mais avançados do que as pacientes do setor privado.

15 de dezembro de 2021

Músico amazonense assina trilha sonora de ‘Um presente para o Natal’

Público pode conhecer o musical assinado por César Lima no espetáculo que é apresentado, diariamente, até o dia 23 de dezembro, no Teatro Amazonas, com sessões às 20h.

15 de dezembro de 2021