fbpx

quarta, 19 de janeiro de 2022

Em Manaus, inglesa de 71 anos retoma os estudos através do EJA

A idosa conta que a filha arrumou um emprego em Manaus e a trouxe, porém seu diploma de ensino médio cursado na Inglaterra não foi aceito pelo Ministério da Educação (MEC).

13 de dezembro de 2021

Compartilhe

Susan Clarke falou sobre a experiência de voltar à sala de aula após ter cursado o ensino médio (Foto: Divulgação)

A inglesa Susan Clarke viu na Educação para Jovens e Adultos (EJA), do Centro de Ensino Literatus, a chance de retomar os estudos e comprovar a escolaridade para concluir o curso de psicologia. Há três anos em Manaus, ela conta que veio à cidade para passar as férias com a filha e acabou ficando.

“Minha filha arrumou um emprego aqui e acabei vindo morar em Manaus”, comenta a aluna, que recorreu ao EJA do Literatus porque o Ministério da Educação (MEC) não aceitou seu diploma de ensino médio.”Isso aconteceu porque na Inglaterra não tem carga horária”, disse.

Apesar do receio em estudar matérias que não fizeram parte do seu currículo escolar, como física e química, Susan não se intimida e revela que o que não falta é disposição e o sonho de atuar como psicóloga nas paróquias que frequenta nos bairros Manoa e Santo Antônio. 

Segundo a coordenadora do EJA do Centro de Ensino Literatus, Macilândia Leão, independente da idade, nunca é tarde para retomar os estudos. “Além de permitir que os idosos desenvolvam novas habilidades e conhecimentos, voltar à sala de aula também ajuda a aumentar a autoestima, a memorização e conhecer novas pessoas”, comenta.

A mantenedora do Centro de Ensino Literatus, Elaine Saldanha, explica que a falta da educação básica, na maioria das vezes, acaba se tornando obstáculo para  o crescimento na carreira e a recolocação no mercado de trabalho. 

“Quem não concluiu os estudos com certeza sentirá dificuldades para conseguir melhores cargos e salários, e além disso, não poderá concorrer em concursos públicos, fazer um curso técnico ou superior”, comentou a gestora da instituição.

A instituição conta com diversas opções para quem tem pressa para concluir os estudos, entre elas, o Plano Estrela, que dispõe de cinco opções de matrícula, com descontos de até R$ 180, dependendo da quantidade de disciplinas que o aluno escolher fazer por vez. 

No Ensino Fundamental, o aluno realiza oito disciplinas: matemática, artes, inglês, educação física, português, geografia, história e ciências. Já no Ensino Médio, são doze disciplinas: matemática, filosofia, português, sociologia, história, inglês ou espanhol, além de geografia, química, educação física, biologia, artes e física.

Além do Plano Estrela, o Literatus oferece outras formas de concluir os estudos através da EJA, como o provão, aulas nas manhãs de sábados e, ainda, in company, com aulas no próprio ambiente de trabalho. Para mais informações basta acessar o site www.literatus.edu.br ou entrar em contato pelo (92) 99136-1230.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

10 receitas vegetarianas e veganas para você preparar no Natal e Ano Novo

Freeletics Nutrition elaborou pratos para quem quer celebrar as festas de fim de ano sem comer carne e de maneira saudável

21 de dezembro de 2021

O Boticário lança legenda para acessibilidade olfativa nas redes sociais

Iniciativa idealizada pela W3haus, a #QueCheiroTem traz descrições que ajudam a comunidade da marca a “sentir” as fragrâncias por meio das redes sociais.

20 de dezembro de 2021

Arquidiocese de Manaus divulga calendário para Natal e Ano Novo

Celebrações e missas solenes vão marcar o nascimento de Jesus, a Sagrada Família e o dia em honra de Santa Maria Mãe de Deus.

18 de dezembro de 2021

Chef de cozinha dá dicas de ceia de Natal com ingredientes amazônicos

Pirarucu à portuguesa, farofa de banana pacovã e arroz caboquinho são pratos que vão agradar a todos e por um preço bem camarada.

18 de dezembro de 2021

Presépio flutuante inicia visita às comunidades ribeirinhas hoje

A balsa irá passar em diversas comunidades da zona ribeirinha, levando brinquedos e o encanto do Natal. Nesta quinta-feira, a embarcação segue para a primeira viagem.

16 de dezembro de 2021

Ingestão de sucos pode ajudar na recuperação da ressaca pós-confras

Entre os sucos indicados estão os de abacaxi, beterraba, melancia, melão, maçã e morango, de acordo com a nutricionista.

15 de dezembro de 2021

Estudo revela desigualdades no acesso a tratamento do câncer de mama

De acordo com estudo realizado pela Fundação do Câncer, as pacientes do SUS chegam ao tratamento em estádios mais avançados do que as pacientes do setor privado.

15 de dezembro de 2021

Músico amazonense assina trilha sonora de ‘Um presente para o Natal’

Público pode conhecer o musical assinado por César Lima no espetáculo que é apresentado, diariamente, até o dia 23 de dezembro, no Teatro Amazonas, com sessões às 20h.

15 de dezembro de 2021