fbpx

sexta, 24 de setembro de 2021

Em homenagem ao pai, Norma apresenta ‘Renato Araújo: Vida e Obra’

O evento será aberto para convidados e para a imprensa. O projeto foi contemplado pela Manauscult, por meio do programa Conexões Culturais 2019.

24 de julho de 2021

Compartilhe

Em homenagem ao pai, Norma apresenta 'Renato Araújo: Vida e Obra'. (Foto: Arquivo pessoal)

A apresentadora Norma Araújo homenageará o pai, o artista amazonense Renato Araújo, por meio da exposição ‘Renato Araújo: Vida e Obra’. A mostra-homenagem apresentará a trajetória profissional de um dos maiores entalhadores do país, segundo Norma. A exposição acontecerá na quinta-feira (29), na Casa Monsenhor, no Centro de Manaus.

O evento será aberto para convidados e para a imprensa. O projeto foi contemplado pela Manauscult, por meio do programa Conexões  Culturais 2019.

De acordo com Norma, seu pai foi um renomado artista local, responsável por obras expressivas que estão espalhadas pelo estado e por vários países.

“A ideia inicial era fazer uma grande exposição com as obras do meu pai em um shopping da cidade, mas devido a pandemia do novo coronavírus ficou inviável. Então, sugeri contar essa história por meio de um vídeo, fazer uma live e uma mini exposição para apresentar seus principais trabalhos”, contou.

Produção que virou homenagem

Os primeiros trabalhos feitos pelo artista, segundo a apresentadora, foram brinquedos feitos em madeira que eram comercializados pela empresa da família. Na década de 60, segundo Norma, o pai começou a pintar em madeira, especialmente em tacos e pisos.

Anos depois, surgiram os enormes painéis com motivos amazônicos, decorativos e artísticos, que ocupavam salas de autoridades, intelectuais, hotéis, igrejas, entre outros, usando figuras regionais como araras, tucanos, papagaios, retratando a flora, fauna amazônica e a arte sacra.

“Meu pai valorizava a natureza e se deslumbrava com toda exuberância da paisagem amazônica. Ele retratava toda essa riqueza em sua arte. É uma trabalho majestoso que não pode ser esquecido”.

Com informações da assessoria

Leia Mais:


Leia mais sobre Comportamento

Amazonas Cultura em Rede abre inscrições para projetos artísticos

O Amazonas Cultura em Rede irá disponibilizar R$ 1,2 milhão para premiação de 12 propostas. As atividades selecionadas no edital serão realizadas gratuitamente.

24 de setembro de 2021

Teatro de fantoches e brincadeiras levam educação de trânsito a crianças

A peça “Os Vingadores do Trânsito” apresentou noções básicas sobre trânsito e a importância do uso dos equipamentos de segurança.

23 de setembro de 2021

Mês das crianças chega ao ViaNorte com diversão para toda família

Para celebrar o Dia das Crianças, o Ramito Circo terá apresentações especiais nos dias 8,9,10,11 e 12 de outubro com os conhecidos palhaços Patati e Patatá.

23 de setembro de 2021

Em Manaus, Shopping expõe mais de cem cães e gatos para adoção

O público poderá conhecer de perto os pets disponíveis para adoção. Durante a programação, os visitantes também poderão conferir a palestra da zootecnista Fernanda Valentim.

22 de setembro de 2021

Ingressos para show de Whindersson em Manaus esgotam em 59 segundos

O artista piauiense vem a Manaus após ter o pedido para se apresentar na capital amazonense aceito pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC).

22 de setembro de 2021

Espetáculo ‘As Aventuras de Matilda – O Musical’ se despede de Manaus

O musical terá suas últimas apresentações no palco do Teatro Amazonas, no dia 1º de outubro, em duas sessões; confira os horários!

22 de setembro de 2021

Evento-teste na Arena da Amazônia terá show de Tierry e artistas locais

Na lista de artistas locais estão o cantor Mikael, a revelação do cenário amazonense atual; a banda Xiado da Xinela, o DJ Evandro Jr e o cantor George Japa, entre outros.

21 de setembro de 2021

Em Manaus, festival levará cultura indígena ao palco do hip hop

O Festival Break The Floor é um projeto no Prêmio Conexões Culturais e será realizado nos dias 12, 13,15 e 15 de outubro, em Manaus.

21 de setembro de 2021