fbpx

domingo, 19 de setembro de 2021

‘Educar para transformar’: chamada pública de projetos está aberta

Cada proposta será avaliada de acordo com critérios exigidos no edital por uma comissão formada pelos voluntários do Instituto MRV.

26 de agosto de 2021

Compartilhe

As propostas mais bem avaliadas são publicadas para uma votação popular (Foto: Divulgação)

Ser atendido por um programa educacional e com ações sociais pode mudar a vida de quem não tinha boas perspectivas de um futuro promissor ou oportunidades de crescimento. Isso foi o que aconteceu com centenas de crianças e jovens de Manaus, atendidas por três Organizações da Sociedade Civil (OCS), que tiveram suas histórias totalmente transformadas graças ao apoio do Programa Educar para Transformar, do Instituto MRV.

E para contemplar ainda mais projetos, beneficiando ainda mais pessoas, o Instituto MRV está com inscrições abertas, até o dia 10 de setembro, para a 8ª edição do “Educar para Transformar”, chamada pública com voto popular para selecionar e colocar em prática projetos sociais transformadores na área da educação. O edital e as inscrições podem ser realizadas por meio do site do Instituto MRV.

A pandemia impôs uma série de desafios, sobretudo para a educação, por isso, o programa busca iniciativas de Organizações da Sociedade Civil (OSC) que atuem em parceria com escolas das redes públicas de ensino fundamental II e médio e que fortaleçam a educação, estimulando aprendizados e mudanças culturais em seus públicos diretos e indiretos.

“Estamos em busca de boas ideias e projetos que sejam aplicáveis. A pandemia trouxe diversos desafios para todos os setores, sobretudo para a educação. Por isso, nós, do Instituto MRV, vamos apoiar iniciativas que impactem positivamente o ambiente escolar, promovendo a escola como comunidade de aprendizagem, com o objetivo de fortalecer o interesse dos jovens pelo conhecimento e as práticas pedagógicas dos professores por meio das Metodologias Ativas, que destaca o estudante como protagonista do seu próprio aprendizado”, explica Eduardo Fischer, presidente do Instituto MRV.

Cada proposta será avaliada de acordo com critérios exigidos no edital por uma comissão formada pelos voluntários do Instituto MRV. Posteriormente, as propostas mais bem avaliadas são publicadas para uma votação popular, permitindo que os idealizadores mobilizem suas redes e comunidades a participarem da escolha do que melhor as representa. Por fim, as propostas mais bem votadas participam do Educar para Transformar.

Escola Criativa

A implantação do projeto ainda está em execução no Instituto de Ensino do Amazonas (IEA). Segundo o coordenador e gestor do projeto, Pedro Henrique Secatti, o projeto visa incentivar o empreendedorismo social diante dos impactos da pandemia. “Montamos no IEA um laboratório criativo, com impressoras 3D, materiais de lógica e muitas outras opções para os alunos, tudo graças a programa da MRV”, afirmou. Ainda, de acordo com ele, o programa é um incentivador não apenas para os alunos atendidos, mas para a escola como um todo. “Os recursos gerais da escola têm sido tão escassos que é incrível poder investir em educação e em equipamentos que não conseguíamos comprar antes. Os alunos e os professores estão super empolgados”, afirmou.
A primeira aula de grafitti promovida pelo projeto está marcada para o dia 1º de setembro.

Grupo Gari

Para Adriano Rodrigues, do Grupo Gari, que também foi beneficiado pela última edição do projeto, o apoio proporcionou uma verdadeira independência ao Grupo, que passou a deliberar atividades que antes dependiam de apoio institucionais e estavam sempre à espera das oportunidades.
“Esse apoio foi realmente um divisor de águas para todos nós, pois com esse o apoio, nós fizemos o projeto ganhar pernas e ser de acontecer de uma forma mais independente”, explicou.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

Estudo aponta que em 30 anos desmatamento destruiu 20% da Amazônia

Especialistas defendem que há potencial para desenvolver negócios na Amazônia ao aliar desenvolvimento econômico com conservação da floresta em pé.

17 de setembro de 2021

GACC-AM coordena campanha de sensibilização contra o câncer infantojuvenil

A entidade realizará ações de distribuição de folhetos informativos sobre diagnóstico precoce e atividades interativas com cerca de 30 crianças em tratamento no Hemoam.

17 de setembro de 2021

Em setembro, Casa Vhida realiza mais uma edição da Feijoada no Pote

A Feijoada ocorre em sistema de drive-thru (o cliente recebe os itens no carro), evitando possíveis aglomerações e garantindo maior segurança a quem comparecer no evento.

17 de setembro de 2021

Parque do Mindu tem eventos para todos os públicos neste sábado

Esporte, bem-estar, ações de meio ambiente e interação com a natureza são algumas atividades que o público pode fazer no sábado (18) se for visitar o Parque do Mindu.

17 de setembro de 2021

Exposição, cinema e espaços infantis agitam o fim de semana em Manaus

Além da programação para os adultos, o Amazonas Shopping traz, ainda, opções disponíveis no Florestinha Park e Puppy Play, que contam com muita diversão para as crianças.

17 de setembro de 2021

Semana Move: Sesc AM oferta aulas gratuitas em 4 modalidades esportivas

Atividades (Corrida, Hidroginástica, Cross Training e MMA Fit) serão realizadas na unidade Sesc Balneário, entre os dias 18 e 26 de setembro.

17 de setembro de 2021

Em Manaus, Bandeira LGBTQIA+ causa treta em protestos bolsonaristas

"Eles [bolsonaristas] podem até serem muitos e saber fazer barulho, mas do lado de cá da força estão as verdadeiras pessoas de bem", disse o advogado dono da bandeira.

16 de setembro de 2021

Amazonastur lança 1º Festival Amazonas de Turismo no Vasco Vasques

Evento vai apresentar melhores roteiros turísticos no estado, reunindo cultura e gastronomia no Centro de Convenções do Amazonas.

16 de setembro de 2021