fbpx

sexta, 28 de janeiro de 2022

Desconforto na hora do sexo? Causa pode estar relacionada à atrofia vaginal

Os sintomas da atrofia vaginal surgem em decorrência de uma diminuição na concentração de estrogênio no corpo feminino.

5 de novembro de 2021

Compartilhe

Embora seja mais comum na pós-menopausa, condição não depende só da faixa etária (Foto: Reprodução)

A saúde da vagina ainda é rodeada por muitos tabus e normalização de distúrbios, que, apesar de frequentes, merecem total atenção das mulheres, como é o caso da atrofia vaginal, que causa secura e desconforto durante sexo.

Uma pesquisa publicada na Climacteric aponta que 45% das mulheres na pós-menopausa sofrem com a a atrofia vaginal no mundo todo, mas só 25% tratam a doença. Mas afinal, o que é este problema?

A ginecologista Camila Nóvoa esclarece que este distúrbio pode causar secura vaginal, ardência, coceira e dor durante as relações sexuais.

“Esses sintomas surgem em decorrência de uma diminuição na concentração de estrogênio no corpo feminino. A mulher na menopausa, quando seus ovários param de produzir o estradiol (estrogênio) evoluem com atrofia vaginal, outras épocas da vida das mulheres também podem ocorrer a baixa desse hormônio como o puerpério (período pós-parto)”, explica a ginecologia.

Apesar de ser comumente relacionada às mulheres com mais de 50 anos, quando geralmente já se atingiu a pós-menopausa, a atrofia pode acometer as mais jovens.

O tratamento mais usado em casos de atrofia é a aplicação de estrogênio na vagina. Segundo a médica, as opções passam por cremes, óvulos ou comprimidos vaginais

“Existem vários tratamentos para este tipo de sintoma como reposição hormonal com estrogênio tópico e sistêmico, hidratantes vaginais e laserterapia também têm trazido bons resultados”, orienta.

Camila alerta, ainda, que a atrofia vaginal não atinge todas as mulheres e que algumas podem nunca sentir os sintomas.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

10 receitas vegetarianas e veganas para você preparar no Natal e Ano Novo

Freeletics Nutrition elaborou pratos para quem quer celebrar as festas de fim de ano sem comer carne e de maneira saudável

21 de dezembro de 2021

O Boticário lança legenda para acessibilidade olfativa nas redes sociais

Iniciativa idealizada pela W3haus, a #QueCheiroTem traz descrições que ajudam a comunidade da marca a “sentir” as fragrâncias por meio das redes sociais.

20 de dezembro de 2021

Arquidiocese de Manaus divulga calendário para Natal e Ano Novo

Celebrações e missas solenes vão marcar o nascimento de Jesus, a Sagrada Família e o dia em honra de Santa Maria Mãe de Deus.

18 de dezembro de 2021

Chef de cozinha dá dicas de ceia de Natal com ingredientes amazônicos

Pirarucu à portuguesa, farofa de banana pacovã e arroz caboquinho são pratos que vão agradar a todos e por um preço bem camarada.

18 de dezembro de 2021

Presépio flutuante inicia visita às comunidades ribeirinhas hoje

A balsa irá passar em diversas comunidades da zona ribeirinha, levando brinquedos e o encanto do Natal. Nesta quinta-feira, a embarcação segue para a primeira viagem.

16 de dezembro de 2021

Ingestão de sucos pode ajudar na recuperação da ressaca pós-confras

Entre os sucos indicados estão os de abacaxi, beterraba, melancia, melão, maçã e morango, de acordo com a nutricionista.

15 de dezembro de 2021

Estudo revela desigualdades no acesso a tratamento do câncer de mama

De acordo com estudo realizado pela Fundação do Câncer, as pacientes do SUS chegam ao tratamento em estádios mais avançados do que as pacientes do setor privado.

15 de dezembro de 2021

Músico amazonense assina trilha sonora de ‘Um presente para o Natal’

Público pode conhecer o musical assinado por César Lima no espetáculo que é apresentado, diariamente, até o dia 23 de dezembro, no Teatro Amazonas, com sessões às 20h.

15 de dezembro de 2021